SÃO PAULO - BRASIL

“O Senhor fez em mim maravilhas.” (Lc 1,49)

SÃO PAULO - BRASIL

"A Esperança não decepciona" (Rm 5,5)

Categorias
Artigos CNBB Destaques Enfoque Pastoral

CNBB realiza sua 62ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP) a partir do dia 15 de abril

Nesta semana, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) inicia sua 62ª Assembleia Geral. De 15 a 24 de abril, os bispos de todo o Brasil estarão reunidos no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), para dias de convivência, oração e definições importantes para a missão da Igreja Católica no país.

Órgão supremo da CNBB, a Assembleia Geral é “a expressão e a realização maior do afeto do colegial, da comunhão e da corresponsabilidade dos Bispos da Igreja no Brasil”. O Estatuto da CNBB estabelece que este órgão tem a finalidade de realizar os “objetivos da CNBB, para o bem do povo de Deus”. Nesse encontro, são tratados assuntos pastorais relacionados à missão da Igreja e aos problemas das pessoas e da sociedade, sempre na perspectiva da evangelização.

Tema Central

O tema central desta assembleia é a aprovação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Após um processo de atualização adiado para receber as contribuições do Sínodo sobre a Sinodalidade, o texto com os acréscimos e contribuições recebidos também das dioceses, pastorais e organismos chega ao conjunto do episcopado para ser votado e aprovado.

As diretrizes formam o documento que direciona e orienta a missão da Igreja de evangelizar. Elas auxiliam as dioceses de todo o país na sua atuação pastoral a partir do discernimento da realidade e oferece propostas para iluminar a vida eclesial e a sociedade a partir dos valores do Evangelho.

Além do tema central, os bispos também vão tratar de três temas prioritários, 20 temais diversos, 4 mensagens e 10 comunicações. O encontro dos bispos também conta com um retiro espiritual, que acontece nos primeiros dias de assembleia.

Entre os temas prioritários está o relatório da Presidência da CNBB, e entre os temas diversos as análises de conjuntura social e eclesial; o processo de implantação do Sínodo sobre a Sinodalidade no Brasil; aprovações de textos litúrgicos; as Campanhas da CNBB; a Tutela de Menores e adultos vulneráveis; o Congresso Americano Missionário (CAM 7), marcado para 2029; o Bicentenário das Relações Diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé; a atualização do Documento “Evangelização da Juventude” (Doc. 85 CNBB); e o 19º Congresso Eucarístico Nacional, marcado para 2027.

Programação

A programação diária dos bispos tem início às 8h, com a oração das Laudes, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida. A primeira das quatro sessões diárias começará às 8h30 e a segunda às 11h. Já às 10h30, bispos definidos pela Presidência concedem entrevista coletiva à imprensa, com transmissão pelas redes sociais da CNBB.
À tarde, as sessões retornam às 15h, com a oração da Hora Média. Às 18h, os bispos celebram a Eucaristia com a oração das Vésperas, no altar central da basílica de Aparecida.

Nos primeiros dias, os bispos vivenciarão um retiro espiritual, com início na tarde do dia 15 de abril e conclusão com a Eucaristia, na noite de quinta-feira. Antes da celebração, prevista para 18h, os bispos rezarão o terço durante procissão do Centro de Eventos até a Basílica do Santuário Nacional.

No sábado e no domingo, as missas serão pela manhã: no dia 18, às 7h, e no dia 19, às 8h.

Quem participa

São convocados para a Assembleia Geral da CNBB os membros da Conferência: cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores. Os bispos eméritos, administradores diocesanos e representantes de organismos e pastorais da Igreja são convidados.

A Igreja Católica no Brasil possui 281 circunscrições eclesiásticas. O número de bispos no país é de 497, dos quais 324 estão no exercício do governo pastoral de alguma diocese/arquidiocese e outros 173 são bispos eméritos. Destes, 373 estão inscritos na 62ª Assembleia Geral da CNBB.

Para acompanhar

Será possível acompanhar o encontro dos bispos pelos meios de comunicação da CNBB e pelas emissoras de rádio e de TV de inspiração católica. A sessão de abertura, as coletivas de imprensa e as missas serão transmitidas ao vivo, tanto no canal da CNBB no Youtube, quanto nas emissoras de TV.

A Assessoria de Comunicação da CNBB vai levar ao público vários conteúdos especiais na cobertura da Assembleia Geral, tanto para o Portal da CNBB, quanto para as redes sociais e para os veículos de comunicação católicos. Confira abaixo a programação:

  • Live sobre a pauta do dia – 7h45
  • CNBB Confere – 9h
  • Coletiva de imprensa – 10h30
  • Podcast – 11h45
  • Boletim de Rádio para emissoras de inspiração católica- 17h
  • Boletim Igreja no Brasil – 19h

Fonte: CNBB.org.br

Categorias
Artigos Bíblia Movimentos Diocesanos Pastorais

Os pobres seguem sendo invisíveis

Qual o nosso comportamento diante de uma pessoa que reside na rua? Por qual motivo, apesar de serem tantos, são invisíveis aos nossos olhares? Existe uma política municipal de inclusão?

Esses e outros temas, como as causas que levam as pessoas a residirem na rua, serão refletidos no próximo dia 15 de abril, em aula organizada pelo Escola de Fé e Política Dom Joaquim Justino Carreira.

Organizada em oito núcleos e, em diferentes paróquias, a Pastoral do Povo de Rua distribui diariamente cerca de 200 marmitas aos moradores. O aumento do aluguel, o endividamento das famílias e as constantes ordens judiciais de despejos estão na raiz do aumento da população de rua.

Em Guarulhos cerca de duas mil pessoas residem nessa situação e não encontram, segundo a coordenação da Pastoral, nenhuma ação política para diminuir o problema.

A aula, on-line,  acontece dia 15 de abril, às 19h30 com a presença do assessor nacional Luiz Kohara e poderá ser acompanhada no endereço:

https: meet.google.com/ygi-usqp-kio

Categorias
Artigos Vocação e Seminário

Páscoa, caminho de vocação

O itinerário pascal faz-nos descobrir que a glória de Deus nos impulsiona a viver uma vida nova Nele. A alegria do Ressuscitado abre-nos as portas do Céu e nos possibilita fazermos um novo caminho. Esse novo de Deus se manifesta também na resposta ao chamado vocacional. Ao sentir o chamado a uma vocação e vermos que a vontade de Deus pode nos levar ao escândalo da cruz, o fato da ressurreição nos reanima e nos dá esperança.

No encontro com o Ressuscitado, a vocação de Pedro é confirmada. Ele, que fugira do chamado de Deus para ser “pescador de homens”, mas negara o seu Senhor, foi chamado a pastorear as ovelhas do Bom Pastor e seguir os passos do Mestre (Jo 21,15-19). Foi ressuscitada a sua vocação.

Após a Paixão, os demais Apóstolos, estando fechadas as portas do lugar onde estavam por causa do medo, no encontro do Ressuscitado, a paz entrou em seus corações e novamente assumiram o chamado que outrora receberam (Jo 20,19-31). Saíram para evangelizar e assumiram suas vocações. Os Atos dos Apóstolos são um exemplo dessa tomada vocacional na história de vida por parte dos discípulos de Jesus.

Nesse tempo pascal o que podemos nos questionar é se, de fato, estou permitindo que Deus ressuscite em mim, em toda a minha integridade, todos as dimensões de minha vida, inclusive a vocacional. Por vezes, a vontade em seguir a Jesus por de perto, pode muitas vezes ser sepultada em nosso coração. Quantas vezes o chamado em ser sacerdote, religiosa, constituir uma família ou assumir uma vida consagrada é adormecido pelos nossos medos, anseios ou dúvidas. Nessa Páscoa, o Senhor quer também ressuscitar a nossa vocação que ficou por tempo adormecida.

Para essas realidades, que se possa fixar em nossos corações a exortação de São Paulo: “Desperta, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e sobre ti Cristo resplandecerá” (Ef 5,14b). Deixe ser ressuscitado vocacionalmente pelo Senhor.

 

Padre Edson Vitor

Reitor do Seminário Propedêutico Santo Antônio

Categorias
Artigos Bíblia Liturgia

Encontros com grupos de comunidades vivenciam prática de espiritualidade

No mês de março, a equipe de subsídios da Leitura Orante da Diocese de Guarulhos (juntamente com nosso Bispo diocesano), promoveu encontros com os grupos das comunidades que vivenciam essa prática tão rica de espiritualidade. Estiveram presentes representantes das foranias Aparecida, Carmo, Rosário, Bonsucesso e Fátima, em momentos marcados pela escuta, partilha e comunhão. As integrantes da equipe tiveram a oportunidade de acolher diversos depoimentos dos participantes, que expressaram, com profundidade, experiências significativas de encontro com a Palavra de Deus, além de apresentarem sugestões que contribuirão para o fortalecimento dessa caminhada nas comunidades.

Durante os encontros, também foi proporcionado um momento formativo sobre a Sinodalidade, tema que orienta as meditações e orações da Leitura Orante ao longo deste ano. A reflexão destacou a importância de caminhar juntos, como Igreja, valorizando a escuta, a participação e a corresponsabilidade de todos. Assim, os encontros não apenas fortaleceram os vínculos entre a equipe e os grupos, mas também renovaram o compromisso de seguir promovendo uma espiritualidade enraizada na Palavra e vivida em comunhão.

Leia e faça a Leitura Orante da Palavra de Deus:

Acesse: https://diocesedeguarulhos.org.br/leitura-orante/

Kátia NeumanEquipe Diocesana da Leitura Orante

Encontros Leitura Orante com Grupos
Categorias
Diocese Paróquias Pastorais

Dom Edmilson celebra Santa Missa no Hospital São Luiz – Guarulhos

Na tarde da segunda-feira, 06 de abril, o bispo diocesano, Dom Edmilson Amador Caetano, presidiu a Santa Missa da segunda-feira da Oitava da Páscoa para os colaboradores do Hospital São Luiz, em Guarulhos.
 
A celebração foi concelebrada pelo Pe. Leonardo Henrique da Silva e contou com a presença do Diácono permanente Celso Teixeira, reunindo profissionais da saúde, colaboradores e a diretoria do hospital em um momento de fé, oração e esperança, próprios do tempo pascal.
 
Durante a homilia, Dom Edmilson destacou a alegria da Ressurreição de Cristo, convidando os presentes a renovarem a esperança e a serem sinais do amor de Deus no cuidado com os enfermos, especialmente no ambiente hospitalar.
 
Ao término da celebração, Pe. Leonardo dirigiu-se à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde visitou alguns enfermos, levando palavras de conforto e bênçãos. Na ocasião, também abençoou os colaboradores e a cozinha do hospital, reconhecendo a importância de cada setor no cuidado integral com a vida e o bem-estar dos pacientes.
 
A iniciativa reforça a presença da Igreja junto aos que sofrem e àqueles que, com dedicação, se colocam a serviço da saúde, especialmente neste tempo litúrgico marcado pela alegria da Ressurreição.
 
Confira alguns registros da Santa Missa:
Missa de Dom Edmilson no Hospital São Luiz
Categorias
Diocese Forania Aparecida Forania Bonsucesso Forania Carmo Forania Fátima Forania Imaculada Forania Rosário Paróquias

Paróquias celebram Tríduo Pascal na Diocese

A Diocese de Guarulhos celebrou com muita fé o Tríduo Pascal 2026, que teve início na noite de quinta-feira, 02 de abril, e se estendeu até o dia 05 de abril – Domingo de Páscoa.

Durante a semana as paróquias da Diocese realizaram várias celebrações em que a memória da paixão de Cristo fosse relembrada de forma solene em cada comunidade, cada uma na sua forma liturgicamente correta de celebrar.

Missas da Ceia do Senhor - Quinta-feira Santa (02/04):

Na noite da quinta-feira, 02 de abril, as paróquias realizaram a celebração da Santa Ceia do Senhor, que marca a Instituição da Eucaristia na Santa Igreja, acompanhada com o rito do lava-pés, tradicional momento em que Jesus lava os pés dos discípulos que se tornam parte da Igreja de Cristo, relembrado na maioria das celebrações, por leigos participantes das comunidades.

Missa da Ceia do Senhor (Lava-Pés) 2026

Celebrações da Paixão de Cristo - Sexta-feira Santa (03/04):

Na Sexta-feira Santa, a Igreja observou um dia de luto e reflexão, recordando a paixão e morte de Jesus. Durante essa data, ocorreu a Adoração da Cruz, um momento em que os fiéis veneram a cruz como símbolo da entrega e do sacrifício de Jesus por toda a humanidade. Nesse momento de profunda contemplação, os fiéis se aproximam da cruz e fazem suas orações e súplicas, reconhecendo a importância desse sacrifício para a salvação da humanidade. A celebração da Sexta-feira Santa é um momento de profunda meditação e devoção, em que os fiéis são convidados a se unirem ao sofrimento de Jesus e a refletirem sobre o significado da redenção e do sacrifício.

Celebrações da Paixão de Cristo 2026

Sábado de Aleluia - Vigília Pascal (04/04):

O Sábado Santo foi um dia de espera e contemplação, aguardando a ressurreição de Jesus onde ocorreu a Vigília Pascal, uma celebração que marca o início da celebração da Páscoa e a alegria pela ressurreição de Cristo.

Vigília Pascal 2026

Domingo da Páscoa na Ressureição do Senhor (05/04):

Por fim, no Domingo de Páscoa, as igrejas estavam enfeitadas com flores e luzes, simbolizando a vitória de Jesus sobre a morte. Foi um dia de grande alegria e celebração, com missas e procissões do Ressuscitado.

Missas da Páscoa e Ressurreição de Cristo 2026
Categorias
Destaques Diocese

Santa Missa do Crisma e Bênção dos Santos Óleos 2026

A Santa Missa do Crisma, celebrada na Quinta-feira Santa, dia 02 de abril de 2026, na Catedral Imaculada Conceição, reuniu com grande solenidade o Bispo Dom Edmilson Amador Caetano, os padres, diáconos, religiosos e fiéis de toda a Diocese de Guarulhos.

Durante a celebração, os sacerdotes renovaram suas promessas sacerdotais, reafirmando com fé e compromisso a missão assumida no dia de sua ordenação: servir ao povo de Deus com amor, fidelidade e dedicação.

Em seguida, Dom Edmilson realizou a bênção e consagração dos Santos Óleos, sinais visíveis da graça de Deus na vida da Igreja:

  • Santo Crisma: óleo consagrado, misturado com bálsamo perfumado, utilizado nos sacramentos do Batismo, da Confirmação (Crisma) e na Ordenação de padres e bispos.
  • Óleo dos Catecúmenos: abençoado para fortalecer aqueles que se preparam para o Batismo, ajudando-os na caminhada de fé.
  • Óleo dos Enfermos: destinado aos doentes, levando conforto, força e a graça de Deus por meio da Unção dos Enfermos.

A celebração expressa de maneira profunda a unidade da Igreja diocesana em torno de seu pastor e reforça a missão de evangelizar, santificar e cuidar do povo de Deus. Um momento de fé, comunhão e renovação espiritual para toda a Diocese.

Confira alguns registros da Santa Missa:

Santa Missa do Crisma - Santos Óleos 2026
Categorias
Artigos Destaques Voz do Pastor

Mensagem de Páscoa 2026 – Dom Edmilson Amador Caetano

“um grande tremor de terra…o anjo retirou a pedra e sentou-se nela…sua aparência era como um relâmpago…os guardas ficaram com tanto medo do anjo, que tremeram e ficaram como mortos…”(Mt 28, 2-4)


A solenidade pascal que celebramos não se repete existencialmente. Cada Páscoa é única em nossa vida, em nossa história. A Solenidade Pascal deste ano nos encontra com tantos acontecimentos que não são fáceis de discernir no momento, como os fenômenos apresentados pelo evangelista Mateus no relato da ressurreição: uma guerra que explode no Oriente Médio e que nos atinge de tantas formas; um ano eleitoral onde não predomina a arte da política, mas, novamente, uma disputa polarizada e polarizante, semeando divisões e discórdias, longe do bem comum; pastoralmente muitos estranham a implementação do caminho sinodal; a Campanha da Fraternidade atacada, pois para alguns grupos falar do pobre, direito à terra, teto e trabalho, são coisas de “esquerda”; diante dos conflitos muitos de nossos irmãos e irmãs de comunidade preferem trancar-se no interior da espiritualidade dentro das igrejas e sentem medo de ser Igreja em saída…

“Não tenhais medo” (Mt 28,5.10)

É o que anjo e Jesus diz às mulheres diante de tanta confusão aparente. O medo imobilizou os soldados do sepulcro. O medo – que é falta da vivência da fé – também nos imobiliza na caminhada sermos Igreja Sinodal na comunhão, participação e missão.

Deixemos que o anúncio da Ressureição que as mulheres receberam do Anjo, que é o mesmo anúncio que recebemos na proclamação da Palavra nesta Solenidade Pascal, nos tire do imobilismo. A presença do Cristo Ressuscitado nos encoraje para o anúncio e retorno à Galileia.

“  Ide depressa contar aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos, e que vai à nossa frente na Galileia. Lá vós o vereis.” (Mt 28,7.10)

A Galileia é o lugar onde Jesus passou a infância, adolescência, juventude e chegou à idade adulta. A maioria dos discípulos era da Galileia. O início do ministério público de Jesus, após o batismo no Jordão, foi a partir dos confins da Galileia. Os primeiros sinais do Reino, como nas Bodas de Caná, foram realizados na Galileia. Em Cafarnaum, na Galileia, estava a casa de Jesus e seus discípulos. Junto ao Mar da Galileia Jesus fez as multiplicações dos pães e ensinou seus discípulos a missionarem. Da Galileia Jesus vai para Jerusalém para entregar a sua vida. Voltando à Galileia Jesus ressuscitado envia os discípulos em missão prometendo que, com poder, está com eles todos os dias até final dos tempos.

Na Galileia Jesus chamou os seus primeiros discípulos.

Na nossa Galileia Jesus também nos chamou e colocou-nos na sua comunidade.

Nesta celebração pascal de 2026 voltemos à Galileia, sem medo,  para vermos o Cristo ressuscitado. Não fiquemos aterrados e aterrorizados diante da cruz de cada dia, da crueldade do mundo em guerra, da corrupção que nos rodeia, da miséria que fere a dignidade do ser humano, das forças e ideias que querem negar a caminhada da Igreja à luz do Concilio Vaticano II, dos que querem desistir de uma Igreja missionária encarnada…

Voltemos à Galileia. Voltemos ao primeiro amor, onde e quando o Senhor com voz potente tocou o nosso coração e compreendamos que a Cruz não é derrota, mas vitória. Voltemos à Galileia onde com a comunidade dos discípulos – aquela onde o Senhor nos inseriu e vimos os seus sinais – assim compreenderemos que o Senhor vitorioso está conosco. Voltemos à Galileia e retomemos a nossa vida em comunidade e tenhamos renovada consciência de sermos comunidade eclesial missionária. Voltemos à Galileia e não nos deixemos  dominar pela preguiça e comodismo. Voltemos à Galileia e não deixemos que as vozes dos falsos profetas, apregoadores de desgraça e divisão, distancie-nos da comunidade e da celebração da Eucaristia, fazendo-nos duvidar da força e do poder do Espírito do ressuscitado.

Não pode haver Feliz Páscoa se não voltarmos à Galileia.

Alegria! O Senhor ressuscitou! Verdadeiramente ressuscitou!

 

Dom Edmilson Amador Caetano, O. Cist.

Bispo diocesano de Guarulhos

Categorias
Destaques Diocese Forania Aparecida Forania Bonsucesso Forania Carmo Forania Fátima Forania Imaculada Forania Rosário Paróquias

Fiéis celebram início da Semana Santa com procissões e Missas de Ramos

No Domingo, 29 de março, o milhares de fiéis estiveram nas ruas de nossa cidade, representados por cada paróquia da Diocese, onde se celebrou o domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa que acontece entre os dias 29 de março e tem o encerramento no domingo de Páscoa, em 05 de abril, tendo durante a Semana, várias celebrações que acontecem nas paróquias, não só de nossa Diocese, como no Mundo.

O Domingo de Ramos, também conhecido como Domingo da Paixão, representa o grande portal pelo qual entramos na Semana Santa, tempo em que contemplamos os últimos momentos da vida de Jesus: a entrada de Jesus em Jerusalém, acolhido por uma multidão festiva e, portanto, a memória da sua Paixão. No ano 400, a procissão de ramos já se realizava em Jerusalém. A Missa é toda dedicada ao tema da Paixão de Jesus: os textos dos Evangelhos, segundo o ano litúrgico, narram a Paixão. A primeira leitura, extraída do livro do profeta Isaías (Cântico do Servo do Senhor, cap. 50), torna-se oração como Salmo 22, com o refrão: “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes?“. Esta expressão demonstra certo medo de Jesus, que, de qualquer modo, o levou a obedecer ao Pai “até à morte de cruz”, conforme o texto dos Filipenses, escolhido como segunda leitura. Não se trata apenas de uma celebração de “luto” e “lamentação”, mas da Semana que representa o “coração” do mistério pascal, quando Jesus dá a sua vida pela nossa salvação: Jesus fez-se homem por amor e por amor deu a vida. Com a sua obediência, Jesus demonstra seu amor ao Pai e também aos homens, que veio salvar.

Fique por dentro da programação de cada paróquia e participe das celebrações que marcam a Semana Maior de nossa Igreja, celebrando a vida, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Confira as fotos das Celebrações de Ramos nas paróquias:

Celebrações do Domingo de Ramos 2026
Categorias
Diocese Vida Consagrada

Diáconos Permanentes realizam primeira reunião do ano

Na noite de 27 de março, às 20h, foi realizada a primeira reunião dos Diáconos Permanentes da Diocese de Guarulhos, nas dependências da Capela Santo Antônio de Pádua, localizada no Nova Bonsucesso.

O encontro contou com a participação dos neodiáconos e foi conduzido pelo vigário episcopal, padre Carlos Vicente de Lima, marcando um momento significativo de acolhida, integração e início das atividades pastorais conjuntas.

O encontro também teve como objetivo a definição da programação das atividades ao longo do ano de 2026, incluindo momentos de retiro espiritual, formações permanentes e outras iniciativas pastorais voltadas ao fortalecimento do ministério diaconal na Diocese.

A reunião foi encerrada em clima de gratidão e esperança, renovando nos diáconos o ardor pelo anúncio do Evangelho e pelo serviço generoso às comunidades.