Breve Histórico

Catedral – Nossa Senhora da Conceição – 1930

A presença da Igreja em nossa região deve-se à Companhia de Jesus (Jesuítas) que desenvolveu intensa ação missionária na América Latina e Guarulhos é prova desse feito, bem como no Extremo Oriente. Os Jesuítas chegaram ao Brasil em 1549, com o padre Manuel da Nóbrega.

A Vila de São Paulo foi, sem dúvida, um dos principais pontos de irradiação da obra missionária. Com missões, convenções, batismos, casamentos e criação de pequenas escolas. Os Jesuítas liderados pelos padres, Nóbrega e Paiva, foram aos poucos exercendo o seu papel, reafirmando com isso, a conquista e a posse das terras descobertas – Guarulhos, principalmente, onde havia pequena aldeia dos índios Guarus, fugidos ou trazidos da Paulicéia.

Em 11 de fevereiro de 1981, festa de Nossa Senhora de Lourdes, era criada pelo Papa João Paulo II a nova Diocese de Guarulhos pela Bula “Plane Intelligitur” em data de 30 de janeiro de 1981 e nomeado o seu primeiro Bispo Diocesano, Dom João Bergese.