SÃO PAULO - BRASIL

“O Senhor fez em mim maravilhas.” (Lc 1,49)

SÃO PAULO - BRASIL

"A Esperança não decepciona" (Rm 5,5)

Categorias
CNBB Destaques Diocese Vida Presbiteral

88ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 é encerrada no Mosteiro de Itaici

Foi encerrada nesta quinta-feira, 11 de junho, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), a 88ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro reuniu arcebispos, bispos e coordenadores de pastoral das arquidioceses e dioceses do Estado de São Paulo para dias de oração, convivência fraterna, avaliação pastoral e reflexão sobre os desafios da missão evangelizadora da Igreja.

A Diocese de Guarulhos esteve representada pelo bispo diocesano, Dom Edmilson Amador Caetano, O. Cist., e pelo coordenador diocesano de pastoral, padre Marcelo Dias Soares, que participaram dos momentos de estudo, partilha e planejamento pastoral juntamente com os demais representantes das Igrejas Particulares paulistas.

Neste ano, a assembleia teve como tema “Recepção criativa das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, nas Igrejas locais”, propondo o aprofundamento e a aplicação das novas Diretrizes Gerais aprovadas durante a 62ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em abril. A reflexão considerou as diferentes realidades e necessidades pastorais presentes nas dioceses do Estado de São Paulo.

Ao longo dos dias de encontro, os participantes refletiram sobre temas como a missão evangelizadora nas Igrejas locais, os sinais dos tempos e os desafios contemporâneos, a sinodalidade e a missionariedade, a conversão das relações e dos processos pastorais, além da cooperação missionária da Igreja no Brasil.

A programação também contou com a celebração do Ano Jubilar Franciscano, fortalecendo o espírito de comunhão, fraternidade e missão que marca a caminhada da Igreja em São Paulo.

A assembleia teve como objetivo fortalecer critérios comuns para a recepção das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora e incentivar processos pastorais cada vez mais missionários, participativos e próximos da realidade do povo de Deus, contribuindo para a renovação da ação evangelizadora nas dioceses paulistas.

Fotos e artigo: Regional Sul 1 da CNBB

Confira alguns registros da Assembleia:

88ª Assembleia Regional dos Bispos
Categorias
Destaques Diocese Forania Aparecida Forania Bonsucesso Forania Carmo Forania Fátima Forania Imaculada Forania Rosário Paróquias

Fé que Se Faz Arte e Oração: Confira o Giro de Fotos do Corpus Christi na Diocese de Guarulhos

No último dia 4 de junho, a Diocese de Guarulhos uniu-se em uma só voz e em um só coração para celebrar a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi). Manifestando publicamente a fé na presença real de Jesus na Eucaristia, milhares de fiéis espalhados pelas diversas paróquias da nossa diocese transformaram as ruas e os templos em verdadeiros santuários de amor e devoção.
 
Para registrar essa bonita manifestação de unidade, preparamos um giro de fotos especial mostrando como cada comunidade paroquial vivenciou os três momentos mais marcantes desta grande festa: a confecção dos tapetes, a Santa Missa e a solene procissão.
 
A Confecção dos Tapetes: Fé Expressa em Cores e Devoção
 
A celebração começou ainda na madrugada e nas primeiras horas da manhã. O tradicional trabalho voluntário de preparar as ruas para a passagem do Santíssimo Sacramento mobilizou jovens, adultos e idosos.
 
Utilizando materiais como serragem colorida, sal, borra de café, tampinhas e flores, as comunidades deram vida a desenhos que retratavam o cálice, a hóstia, a solidariedade e os momentos marcantes da nossa história diocesana. Cada detalhe moldado no chão foi uma oração silenciosa e comunitária, demonstrando que a arte também é uma forma profunda de evangelizar.
Corpus Christi 2026 (Tapetes)
A Santa Missa: O Centro da Nossa Fé
 
Com os tapetes prontos, o povo de Deus se reuniu para o momento central do dia: a Celebração Eucarística. Em igrejas matrizes, capelas e também em espaços públicos abertos para acolher a multidão, as Santas Missas foram marcadas por um profundo clima de recolhimento, adoração e ação de graças. Nas homilias, os sacerdotes reforçaram o chamado à comunhão, à partilha e ao cuidado com o próximo, lembrando que a Eucaristia nos envia em missão para o mundo.
Corpus Christi 2026 (Missas)
A Procissão: Jesus Caminha no Meio do Seu Povo
 
Após a comunhão, o momento mais aguardado: Jesus Sacramentado saiu às ruas. Conduzido sob o ostensório, o Santíssimo Sacramento passou por cima dos tapetes confeccionados com tanto carinho.
 
A procissão foi um testemunho público de fé, onde cânticos, orações e momentos de silêncio acompanharam o cortejo. Ao verem o Senhor passar, muitos fiéis se emocionaram, ajoelharam-se e ergueram suas preces pela paz, pelas famílias e por toda a Diocese de Guarulhos. A caminhada encerrou-se com a solene Benção do Santíssimo, renovando as forças de cada paroquiano ali presente.
Corpus Christi 2026 (Procissão)

Acompanhe o Giro de Fotos! 

Navegue pelas galerias e veja os registros enviados pelos agentes da Pascom (Pastoral da Comunicação) de diversas paróquias da nossa Diocese.

Sinta a beleza e a emoção deste dia que parou Guarulhos para adorar ao Senhor.

Categorias
Destaques Diocese Vida Presbiteral

Diocese celebra Ordenação Diaconal de cinco novos ministros da Igreja

No último sábado, 30 de maio de 2026, a Diocese de Guarulhos viveu um momento de profunda festa e renovação eclesial com a solene Ordenação Diaconal de cinco novos ministros da Igreja. A celebração, presidida pelo bispo diocesano, Dom Edmilson Amador Caetano, O. Cist., aconteceu às 09h30 na Paróquia São Judas Tadeu, localizada no Jardim Alice, em Guarulhos, reunindo centenas de fiéis, clérigos e familiares.
 
Os agora diáconos Caio César, Erick de Araújo, Felipe de Sousa, Júnior Lopes e Luis Henrique deram um passo decisivo em suas jornadas vocacionais ao receberem o primeiro grau do Sacramento da Ordem por meio da imposição das mãos do bispo. Por se tratar do diaconato transitório, os novos ministros iniciam o período de preparação final que os conduzirá futuramente ao presbiterado (sacerdócio).
 
Durante a homilia, Dom Edmilson Amador Caetano direcionou palavras firmes e paternalistas aos candidatos, ressaltando o real significado do ministério que estavam assumindo. O prelado enfatizou que a essência da nova missão repousa inteiramente na disposição de se doar ao próximo, deixando de lado as vaidades mundanas.
 
“Servir mais do que ser servido. Durante o Diaconato transitório observamos que nossa autoridade está mais a medida de nosso exemplo, e com o servir para fazer com que o outro cresça”, sublinhou o bispo.
 
Dom Edmilson explicou ainda que a vivência deste carisma específico é um aprendizado indispensável para o ministério ordenado.
 
“Dentro do carisma do sacramento da ordem do diaconado, este tempo permite que tenham contato com este servir, e estar presente, se colocando a disposição da comunidade”, concluiu.
 
A celebração seguiu os ricos ritos da liturgia católica, incluindo o momento em que os eleitos se prostraram ao chão durante a ladainha em sinal de total entrega a Deus.
 
Para a comunidade católica guarulhense, a chegada de cinco novos diáconos reforça as frentes pastorais e as ações de caridade desempenhadas pela Diocese em todo município.
 
Confira os registros da celebração:
Ordenação Diaconal 2026
Categorias
Destaques Diocese PASCOM

8º Muticom Diocesano reúne comunicadores em Guarulhos e celebra o 60º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Realizado no último sábado, dia 16 de maio, o 8º Muticom Diocesano de Guarulhos reuniu agentes da Pastoral da Comunicação e comunicadores no Centro de Convenções Villa Santa Mônica, localizado no Recreio São Jorge, em um dia marcado pela espiritualidade, formação, partilha e comunhão.

Neste ano, o encontro celebrou também o 60º Dia Mundial das Comunicações Sociais, tendo como inspiração a mensagem do Papa Leão XIV: “Preservar vozes e rostos humanos”. O evento reuniu mais de 150 comunicadores da Diocese de Guarulhos, da Arquidiocese de São Paulo e da Diocese de Mogi das Cruzes.

A programação teve início no período da manhã com um momento de retiro conduzido pela Irmã Viviane, da Congregação das Irmãs Paulinas. O encontro proporcionou aos participantes uma profunda experiência de espiritualidade, eixo fundamental da PASCOM segundo o Documento 99 em sua versão atualizada.

Após o almoço, os participantes foram divididos em oficinas voltadas aos quatro eixos da Pastoral da Comunicação. No eixo da Espiritualidade, a Irmã Viviane abordou o tema “Entre ruídos e vozes: Discernir o que vem de Deus”. Já no eixo Formação, a Irmã Adriana, das Irmãs Operárias da Santa Casa de Nazaré, refletiu sobre “Preservar vozes: liderar com sensibilidade e diálogo”.

No eixo Articulação, Edite Neves, coordenadora da PASCOM no Regional Sul 1 e integrante do GT de Articulação da PASCOM Brasil, conduziu a oficina “Articular para humanizar: comunicação com rosto e voz”. Encerrando as formações, no eixo Produção, Jean Ricardo, CEO da Dominus, apresentou a palestra “Planejamento de comunicação H2H”.

Encerrando este dia especial, os participantes celebraram a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Edmilson, momento em que também aconteceu a entrega dos selos de participação às paróquias da Diocese de Guarulhos.

Finalizando a programação, todos participaram de um momento de confraternização com um coquetel, celebrando a alegria do encontro e fortalecendo os laços entre os agentes da comunicação, reafirmando a missão da PASCOM de comunicar com proximidade, humanidade e evangelização.

“Comunicar é mais do que transmitir informações; é tocar vidas, aproximar pessoas e preservar vozes e rostos humanos.”

Coordenação Diocesana e GT de Produção

8º MUTICOM Diocesano 2026
Categorias
Destaques Diocese Vida Presbiteral Vocação e Seminário

28ª Festa em louvor a Nossa Senhora das Vocações e instituição aos ministérios de Leitor e Acólito

No último sábado, 02 de maio, na 28ª Festa em louvor a Nossa Senhora das Vocações, festividade tradicional no Seminário Diocesano Imaculada Conceição, aconteceu a Santa Missa, presidida pelo nosso bispo diocesano Dom Edmilson Amador Caetano, O. Cist., que, na ocasião, instituiu ao ministério de Leitor os seminaristas: Igor Henrique dos Santos Souza, Sebastião Fernandes Correia, Victor de Menezes Paim, Vitor Rodrigues da Silva e William Rodrigues dos Santos e ao ministério de Acólito, o seminarista Flávio Gomes Ferreira.

Na homilia, o bispo destacou a importância dos ministérios assumidos como dimensão de intimidade com a Palavra de Deus e os Sacramentos diante da grandiosidade da obra redentora de Jesus.

Durante o dia aconteceram outros momentos oracionais, dentre eles, oração das Laudes, presidida pelo Padre Édson Vitor, reitor do Seminário Propedêutico Santo Antônio, o Ofício da Imaculada Conceição e o Regina Cœli com a presença das expressões marianas da Diocese, presidida pelo Padre Daniel Júnior, o Santo Terço cantado, com a presença do Terço dos Homens, presidido pelo Padre Johnny Bernando e, por fim, a Santa Missa de encerramento, presidida pelo reitor Padre Lucas Kauan, com a presença dos Padres Edson Vitor, Davi Clinton, diretor da casa sacerdotal e do Padre Bruno Conti, vigário da paróquia São Judas Tadeu – Jd. Alice.

Seja você um(a) amigo(a) do nosso Seminário e benfeitor das vocações sacerdotais da nossa Diocese!

Entre em contato por meio nosso WhatsApp: (11)91321-2981 ou do nosso Instagram: @sdgimaculada

Sem. Sebastião Fernandes Correia
3° ano de Teologia – Configuração

 

Fotos: Ideal Arte Fotografia

Santa Missa de Admissão aos Ministérios
Categorias
CNBB Destaques Diocese

Mensagem dos Bispos do Brasil ao Povo de Deus

Ao final da 62ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi divulgada a mensagem do episcopado a todo o povo de Deus. Esperança e unidade inspiram o texto que apresenta um chamado à comunhão e ao renovado compromisso de evangelizar numa Igreja onde todos são “corresponsáveis pela missão da Igreja, qualquer que seja o ministério que exerçamos”.

Os bispos unem-se ao Papa Leão XIV em seu profético empenho pela paz; destacam o Batismo como fonte de todas as vocações e a riqueza dos dons e carismas “que, na diversidade dos ministérios, dinamizam o serviço na Igreja e na sociedade”; e manifestam gratidão a todo o Povo de Deus, “que se mantém fiel no seguimento a Jesus Cristo”, com proximidade aos que “sofrem calúnias e agressões por seu compromisso com o Evangelho”.

Há o pedido de esforço pela unidade e pela valorização da diversidade dos dons, além do convite ao renovado compromisso na construção da cultura vocacional.

No espirito de comunhão e unidade, os bispos motivam a assumir “com renovado ardor, as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”, expressão concreta da acolhida ao caminho sinodal.

“Somos uma Igreja ministerial e, sob o olhar amoroso da Virgem Aparecida, Mãe das Vocações, renovamos nosso compromisso de evangelizar, anunciando Jesus Cristo com alegria e esperança, para que cheguemos à plenitude do Reino de Deus”.

Confira a mensagem na íntegra:

MENSAGEM DOS BISPOS DO BRASIL AO POVO DE DEUS

Jesus disse de novo: “A paz esteja convosco.
Como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20,21)

Reunidos em Aparecida, junto à Padroeira do Brasil, nós, Bispos Católicos, por ocasião da 62ª Assembleia Geral da CNBB, de 15 a 24 de abril, dirigimos esta mensagem de esperança e unidade a todo o Povo de Deus. Fortalecidos pela oração, reafirmamos o compromisso de evangelizar, sendo uma Igreja Sinodal que escuta, acolhe e serve a Jesus Cristo com amor e fidelidade.

Unimo-nos ao Papa Leão XIV em seu profético empenho pela paz, que não pode ser um ideal distante, mas uma realidade concreta. Exortamos todos a reconhecer que a paz, dom do Ressuscitado, brota da conversão dos corações, do diálogo fraterno e da solidariedade com os mais pobres.

O Batismo é a fonte de todas as vocações e, por meio dele, somos chamados à santidade e à comunhão. Revestidos todos da mesma dignidade, tornamo-nos corresponsáveis pela missão da Igreja, qualquer que seja o ministério que exerçamos. Nesta harmonia, reconhecemos a riqueza dos dons e carismas que, na diversidade dos ministérios, dinamizam o serviço na Igreja e na sociedade.

Manifestamos nossa gratidão a todo o Povo de Deus, que se mantém fiel no seguimento a Jesus Cristo, e expressamos nossa proximidade a todos os cristãos leigos e leigas, consagrados e consagradas, e ministros ordenados que sofrem calúnias e agressões por seu compromisso com o Evangelho, principalmente junto aos pobres e na defesa da Casa Comum.

Pedimos a todos um esforço contínuo pela unidade, fazendo de nossas comunidades ambientes onde o diálogo se manifeste na superação das polarizações. Empenhemo-nos na valorização da diversidade dos dons, onde todos os ministérios sejam vividos como serviço ao próximo, num caminho de comunhão, participação e missão.

Somos gratos aos cristãos leigos e leigas, chamados a ser sal da terra e luz do mundo nas realidades sociais e eclesiais (cf. Mt 5,13-16). Enaltecemos, igualmente, a vocação matrimonial e a família, cuja missão reside em gerar e cuidar da vida, na educação das novas gerações e na transmissão da fé.

Esse mesmo olhar queremos dirigir aos diáconos e presbíteros, chamados — a exemplo do Bom Pastor — a serem conosco os primeiros, dentre o Povo de Deus, servidores na comunidade e dispensadores da graça sacramental, construindo um caminho de unidade e comunhão. Reconhecemos também a importância da vida consagrada e seu compromisso missionário, especialmente junto aos mais fragilizados, como um sinal profético de doação da própria vida e um testemunho da alegria no discipulado.

Iluminados pelo magistério do Papa Francisco, que nos animou a ser uma “Igreja em saída”, reconhecemos o trabalho incansável de todos os fiéis que se dedicam às iniciativas de cuidado dos pobres e da Casa Comum, atuando nas periferias geográficas e existenciais. A doação de suas vidas, nesta missão, impulsiona-nos a uma sensibilidade e abertura missionária permanentes.

Agradecemos, de modo especial, a todos os jovens presentes em nossas comunidades. Vocês são o “agora de Deus”, e nos ajudam a ser uma Igreja viva e renovada. Ao mesmo tempo, convidamos todas as lideranças eclesiais a acolherem e caminharem junto aos jovens, no cuidado, na escuta e no discernimento.

Convidamos todos a um renovado compromisso na construção da cultura vocacional, fazendo de nossas comunidades espaços de encontro, testemunho e missão. Ao redor da mesa da Palavra e da Eucaristia, em cada domingo, unamo-nos na oração pelas vocações e pela perseverança dos que se colocam a serviço da evangelização.

Neste espírito de comunhão, como um só corpo (cf. Rm 12,5), assumamos, com renovado ardor, as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Elas são a expressão concreta de nossa acolhida ao caminho sinodal, que nos leva a redescobrir a beleza da variedade das vocações, carismas e ministérios.

Somos uma Igreja ministerial e, sob o olhar amoroso da Virgem Aparecida, Mãe das Vocações, renovamos nosso compromisso de evangelizar, anunciando Jesus Cristo com alegria e esperança, para que cheguemos à plenitude do Reino de Deus.

Aparecida – SP, 24 de abril de 2026.
62ª Assembleia Geral da CNBB

Dom Jaime Cardeal Spengler
Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – RS
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia – GO
1º Vice-Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife – PE
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB

Categorias
CNBB Destaques Diocese

Encerrada a 62ª Assembleia da CNBB em Aparecida

A 62ª Assembleia da CNBB teve seu término nesta sexta-feira (24) em Aparecida.


O encontro, que começou no último dia 15, reuniu bispos, arcebispos e cardeais de todo o país para definir os rumos da Igreja Católica no Brasil para os próximos anos.

O principal tema em debate foi a aprovação das diretrizes gerais da ação evangelizadora, além de três prioridades e outros 20 assuntos, incluindo mensagens e comunicações oficiais.

Os primeiros dias foram dedicados a um retiro espiritual, promovendo momentos de oração e integração entre os participantes.

Entre os destaques da agenda, estão eventos já previstos no calendário da Igreja, como o Congresso Eucarístico Nacional, em 2027, e o Congresso Americano Missionário, em 2029, além da celebração do bicentenário das relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé.

A assembleia também contou com uma mensagem do Papa Francisco, que reforçou o apelo global pela paz diante dos conflitos internacionais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também destacou a importância do encontro para a sociedade brasileira.

Destaques da agenda: Congressos e Diplomacia

Durante a coletiva de imprensa realizada no Santuário, foram destacados eventos importantes que já integram o calendário da Igreja:

  • Congresso Eucarístico Nacional: Marcado para 2027.
  • Congresso Americano Missionário: Programado para 2029.
  • Bicentenário das relações diplomáticas: Celebração dos 200 anos de proximidade entre o Brasil e a Santa Sé.

Bispos aprovam novas Diretrizes Gerais da Evangelização no Brasil

Os bispos do Brasil aprovaram as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. O documento, que orientará as ações da Igreja nos próximos seis anos, foi aprovado por unanimidade dos bispos, reunidos durante a 62ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que trouxe como tema central a discussão e aprovação das diretrizes.

Desde o início da assembleia, no dia 15 de abril, os bispos tem se dedicado a analisar o texto das diretrizes, apresentado pela Comissão de elaboração das diretrizes.

Divididos em grupos por regionais, o episcopado apresentou um total de 656 emendas ao texto original, que foram acatadas pela comissão e está presente, em quase sua totalidade, no texto final apresentado nesta manhã aos bispos.

Bispos divulgam Mensagem ao Povo Brasileiro

O episcopado brasileiro divulgou também a tradicional “Mensagem ao Povo Brasileiro” durante o último dia da 62ª Assembleia Geral, que acontece no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida. O documento traz reflexões sobre o momento atual do país e do mundo, destacando tanto sinais de esperança quanto desafios urgentes.

Inspirados pelo tempo Pascoal, os bispos afirmam que há motivos para esperança, como iniciativas de solidariedade, promoção da cidadania e defesa da vida. No texto, também são valorizadas ações voltadas à economia solidária, à democracia e aos direitos humanos.

Confira a mensagem na íntegra (aqui).

Participação da Diocese na Assembleia

A Diocese de Guarulhos esteve presente na assembleia e contou com a participação de nosso Bispo Diocesano, Dom Edmilson Amador Caetano e alguns representantes da CNBB de nossa Diocese, como: Célia Soares – Assessora da Comissão para o Laicato e Padre Jair Costa – Assessor da Música da CNBB.

Confira alguns registros da Assembleia dos Bispos:

62ª Assembleia Geral dos Bispos - CNBB
Categorias
Artigos CNBB Destaques Enfoque Pastoral

CNBB realiza sua 62ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP) a partir do dia 15 de abril

Nesta semana, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) inicia sua 62ª Assembleia Geral. De 15 a 24 de abril, os bispos de todo o Brasil estarão reunidos no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), para dias de convivência, oração e definições importantes para a missão da Igreja Católica no país.

Órgão supremo da CNBB, a Assembleia Geral é “a expressão e a realização maior do afeto do colegial, da comunhão e da corresponsabilidade dos Bispos da Igreja no Brasil”. O Estatuto da CNBB estabelece que este órgão tem a finalidade de realizar os “objetivos da CNBB, para o bem do povo de Deus”. Nesse encontro, são tratados assuntos pastorais relacionados à missão da Igreja e aos problemas das pessoas e da sociedade, sempre na perspectiva da evangelização.

Tema Central

O tema central desta assembleia é a aprovação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Após um processo de atualização adiado para receber as contribuições do Sínodo sobre a Sinodalidade, o texto com os acréscimos e contribuições recebidos também das dioceses, pastorais e organismos chega ao conjunto do episcopado para ser votado e aprovado.

As diretrizes formam o documento que direciona e orienta a missão da Igreja de evangelizar. Elas auxiliam as dioceses de todo o país na sua atuação pastoral a partir do discernimento da realidade e oferece propostas para iluminar a vida eclesial e a sociedade a partir dos valores do Evangelho.

Além do tema central, os bispos também vão tratar de três temas prioritários, 20 temais diversos, 4 mensagens e 10 comunicações. O encontro dos bispos também conta com um retiro espiritual, que acontece nos primeiros dias de assembleia.

Entre os temas prioritários está o relatório da Presidência da CNBB, e entre os temas diversos as análises de conjuntura social e eclesial; o processo de implantação do Sínodo sobre a Sinodalidade no Brasil; aprovações de textos litúrgicos; as Campanhas da CNBB; a Tutela de Menores e adultos vulneráveis; o Congresso Americano Missionário (CAM 7), marcado para 2029; o Bicentenário das Relações Diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé; a atualização do Documento “Evangelização da Juventude” (Doc. 85 CNBB); e o 19º Congresso Eucarístico Nacional, marcado para 2027.

Programação

A programação diária dos bispos tem início às 8h, com a oração das Laudes, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida. A primeira das quatro sessões diárias começará às 8h30 e a segunda às 11h. Já às 10h30, bispos definidos pela Presidência concedem entrevista coletiva à imprensa, com transmissão pelas redes sociais da CNBB.
À tarde, as sessões retornam às 15h, com a oração da Hora Média. Às 18h, os bispos celebram a Eucaristia com a oração das Vésperas, no altar central da basílica de Aparecida.

Nos primeiros dias, os bispos vivenciarão um retiro espiritual, com início na tarde do dia 15 de abril e conclusão com a Eucaristia, na noite de quinta-feira. Antes da celebração, prevista para 18h, os bispos rezarão o terço durante procissão do Centro de Eventos até a Basílica do Santuário Nacional.

No sábado e no domingo, as missas serão pela manhã: no dia 18, às 7h, e no dia 19, às 8h.

Quem participa

São convocados para a Assembleia Geral da CNBB os membros da Conferência: cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores. Os bispos eméritos, administradores diocesanos e representantes de organismos e pastorais da Igreja são convidados.

A Igreja Católica no Brasil possui 281 circunscrições eclesiásticas. O número de bispos no país é de 497, dos quais 324 estão no exercício do governo pastoral de alguma diocese/arquidiocese e outros 173 são bispos eméritos. Destes, 373 estão inscritos na 62ª Assembleia Geral da CNBB.

Para acompanhar

Será possível acompanhar o encontro dos bispos pelos meios de comunicação da CNBB e pelas emissoras de rádio e de TV de inspiração católica. A sessão de abertura, as coletivas de imprensa e as missas serão transmitidas ao vivo, tanto no canal da CNBB no Youtube, quanto nas emissoras de TV.

A Assessoria de Comunicação da CNBB vai levar ao público vários conteúdos especiais na cobertura da Assembleia Geral, tanto para o Portal da CNBB, quanto para as redes sociais e para os veículos de comunicação católicos. Confira abaixo a programação:

  • Live sobre a pauta do dia – 7h45
  • CNBB Confere – 9h
  • Coletiva de imprensa – 10h30
  • Podcast – 11h45
  • Boletim de Rádio para emissoras de inspiração católica- 17h
  • Boletim Igreja no Brasil – 19h

Fonte: CNBB.org.br

Categorias
Destaques Diocese

Santa Missa do Crisma e Bênção dos Santos Óleos 2026

A Santa Missa do Crisma, celebrada na Quinta-feira Santa, dia 02 de abril de 2026, na Catedral Imaculada Conceição, reuniu com grande solenidade o Bispo Dom Edmilson Amador Caetano, os padres, diáconos, religiosos e fiéis de toda a Diocese de Guarulhos.

Durante a celebração, os sacerdotes renovaram suas promessas sacerdotais, reafirmando com fé e compromisso a missão assumida no dia de sua ordenação: servir ao povo de Deus com amor, fidelidade e dedicação.

Em seguida, Dom Edmilson realizou a bênção e consagração dos Santos Óleos, sinais visíveis da graça de Deus na vida da Igreja:

  • Santo Crisma: óleo consagrado, misturado com bálsamo perfumado, utilizado nos sacramentos do Batismo, da Confirmação (Crisma) e na Ordenação de padres e bispos.
  • Óleo dos Catecúmenos: abençoado para fortalecer aqueles que se preparam para o Batismo, ajudando-os na caminhada de fé.
  • Óleo dos Enfermos: destinado aos doentes, levando conforto, força e a graça de Deus por meio da Unção dos Enfermos.

A celebração expressa de maneira profunda a unidade da Igreja diocesana em torno de seu pastor e reforça a missão de evangelizar, santificar e cuidar do povo de Deus. Um momento de fé, comunhão e renovação espiritual para toda a Diocese.

Confira alguns registros da Santa Missa:

Santa Missa do Crisma - Santos Óleos 2026
Categorias
Artigos Destaques Voz do Pastor

Mensagem de Páscoa 2026 – Dom Edmilson Amador Caetano

“um grande tremor de terra…o anjo retirou a pedra e sentou-se nela…sua aparência era como um relâmpago…os guardas ficaram com tanto medo do anjo, que tremeram e ficaram como mortos…”(Mt 28, 2-4)


A solenidade pascal que celebramos não se repete existencialmente. Cada Páscoa é única em nossa vida, em nossa história. A Solenidade Pascal deste ano nos encontra com tantos acontecimentos que não são fáceis de discernir no momento, como os fenômenos apresentados pelo evangelista Mateus no relato da ressurreição: uma guerra que explode no Oriente Médio e que nos atinge de tantas formas; um ano eleitoral onde não predomina a arte da política, mas, novamente, uma disputa polarizada e polarizante, semeando divisões e discórdias, longe do bem comum; pastoralmente muitos estranham a implementação do caminho sinodal; a Campanha da Fraternidade atacada, pois para alguns grupos falar do pobre, direito à terra, teto e trabalho, são coisas de “esquerda”; diante dos conflitos muitos de nossos irmãos e irmãs de comunidade preferem trancar-se no interior da espiritualidade dentro das igrejas e sentem medo de ser Igreja em saída…

“Não tenhais medo” (Mt 28,5.10)

É o que anjo e Jesus diz às mulheres diante de tanta confusão aparente. O medo imobilizou os soldados do sepulcro. O medo – que é falta da vivência da fé – também nos imobiliza na caminhada sermos Igreja Sinodal na comunhão, participação e missão.

Deixemos que o anúncio da Ressureição que as mulheres receberam do Anjo, que é o mesmo anúncio que recebemos na proclamação da Palavra nesta Solenidade Pascal, nos tire do imobilismo. A presença do Cristo Ressuscitado nos encoraje para o anúncio e retorno à Galileia.

“  Ide depressa contar aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos, e que vai à nossa frente na Galileia. Lá vós o vereis.” (Mt 28,7.10)

A Galileia é o lugar onde Jesus passou a infância, adolescência, juventude e chegou à idade adulta. A maioria dos discípulos era da Galileia. O início do ministério público de Jesus, após o batismo no Jordão, foi a partir dos confins da Galileia. Os primeiros sinais do Reino, como nas Bodas de Caná, foram realizados na Galileia. Em Cafarnaum, na Galileia, estava a casa de Jesus e seus discípulos. Junto ao Mar da Galileia Jesus fez as multiplicações dos pães e ensinou seus discípulos a missionarem. Da Galileia Jesus vai para Jerusalém para entregar a sua vida. Voltando à Galileia Jesus ressuscitado envia os discípulos em missão prometendo que, com poder, está com eles todos os dias até final dos tempos.

Na Galileia Jesus chamou os seus primeiros discípulos.

Na nossa Galileia Jesus também nos chamou e colocou-nos na sua comunidade.

Nesta celebração pascal de 2026 voltemos à Galileia, sem medo,  para vermos o Cristo ressuscitado. Não fiquemos aterrados e aterrorizados diante da cruz de cada dia, da crueldade do mundo em guerra, da corrupção que nos rodeia, da miséria que fere a dignidade do ser humano, das forças e ideias que querem negar a caminhada da Igreja à luz do Concilio Vaticano II, dos que querem desistir de uma Igreja missionária encarnada…

Voltemos à Galileia. Voltemos ao primeiro amor, onde e quando o Senhor com voz potente tocou o nosso coração e compreendamos que a Cruz não é derrota, mas vitória. Voltemos à Galileia onde com a comunidade dos discípulos – aquela onde o Senhor nos inseriu e vimos os seus sinais – assim compreenderemos que o Senhor vitorioso está conosco. Voltemos à Galileia e retomemos a nossa vida em comunidade e tenhamos renovada consciência de sermos comunidade eclesial missionária. Voltemos à Galileia e não nos deixemos  dominar pela preguiça e comodismo. Voltemos à Galileia e não deixemos que as vozes dos falsos profetas, apregoadores de desgraça e divisão, distancie-nos da comunidade e da celebração da Eucaristia, fazendo-nos duvidar da força e do poder do Espírito do ressuscitado.

Não pode haver Feliz Páscoa se não voltarmos à Galileia.

Alegria! O Senhor ressuscitou! Verdadeiramente ressuscitou!

 

Dom Edmilson Amador Caetano, O. Cist.

Bispo diocesano de Guarulhos