SÃO PAULO - BRASIL

“O Senhor fez em mim maravilhas.” (Lc 1,49)

SÃO PAULO - BRASIL

"A Esperança não decepciona" (Rm 5,5)

Categorias
Diocese Vida Presbiteral

Diocese celebra dia de Oração pela Santificação do Clero

Por Pe. Ailton Correia


 

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (12), na Diocese de Guarulhos no Seminário Diocesano, no bairro do Lavras. A Manhã de Oração do Clero, na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus – dia dedicado a Oração pela Santificação do Clero. Participaram desse encontro Dom Edmilson, bispo diocesano, os padres e diáconos da Diocese.

O momento iniciou com a Oração da Liturgia das Horas (Hora Média), após houve a pregação do Frei Guilherme Júnior, Padre e Missionário Inaciano e professor de Teologia Bíblica. Ele refletiu com o Clero da Diocese sobre a Enciclica do Papa Leão XIV – Magnífica Humanitas, na perspectiva do Coração de Jesus e do Coração Humano.

“O Papa nos chama a escuta do outro, a termos a capacidade de nos manter a Escuta do outro, essa atitude nos aproxima do outro […] É necessário guardarmos a peserverança que brota do coração humano que o Senhor nos dá. […] Deus se encarnou para ser um de nós (humano) para salvar e redimir a humanidade. […] Pela promessa do profeta Ezequiel, Deus nos oferece a oportunidade de um Novo Coração – Eu lhes darei um novo Coração.” Refletiu Frei Guilherme Júnior.

Logo após a reflexão, foi conduzido por Dom Edmilson a Adoração ao Santíssimo Sacramento com atendimento de confissões aos padres e diáconos.

O Momento terminou com a bênção do Santíssimo Sacramento e a Oração do Angelus conduzida por Dom Edmilson.

Os padres também rezaram celebrando os 10 anos de Ordenação Presbiteral do Pe. Luiz Brito, celebrado neste dia.

Confira alguns registros do momento:

Dia de Oração pela Santificação do Clero
Categorias
CNBB Destaques Diocese Vida Presbiteral

88ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 é encerrada no Mosteiro de Itaici

Foi encerrada nesta quinta-feira, 11 de junho, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), a 88ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro reuniu arcebispos, bispos e coordenadores de pastoral das arquidioceses e dioceses do Estado de São Paulo para dias de oração, convivência fraterna, avaliação pastoral e reflexão sobre os desafios da missão evangelizadora da Igreja.

A Diocese de Guarulhos esteve representada pelo bispo diocesano, Dom Edmilson Amador Caetano, O. Cist., e pelo coordenador diocesano de pastoral, padre Marcelo Dias Soares, que participaram dos momentos de estudo, partilha e planejamento pastoral juntamente com os demais representantes das Igrejas Particulares paulistas.

Neste ano, a assembleia teve como tema “Recepção criativa das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, nas Igrejas locais”, propondo o aprofundamento e a aplicação das novas Diretrizes Gerais aprovadas durante a 62ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em abril. A reflexão considerou as diferentes realidades e necessidades pastorais presentes nas dioceses do Estado de São Paulo.

Ao longo dos dias de encontro, os participantes refletiram sobre temas como a missão evangelizadora nas Igrejas locais, os sinais dos tempos e os desafios contemporâneos, a sinodalidade e a missionariedade, a conversão das relações e dos processos pastorais, além da cooperação missionária da Igreja no Brasil.

A programação também contou com a celebração do Ano Jubilar Franciscano, fortalecendo o espírito de comunhão, fraternidade e missão que marca a caminhada da Igreja em São Paulo.

A assembleia teve como objetivo fortalecer critérios comuns para a recepção das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora e incentivar processos pastorais cada vez mais missionários, participativos e próximos da realidade do povo de Deus, contribuindo para a renovação da ação evangelizadora nas dioceses paulistas.

Fotos e artigo: Regional Sul 1 da CNBB

Confira alguns registros da Assembleia:

88ª Assembleia Regional dos Bispos
Categorias
Destaques Diocese Vida Presbiteral

Diocese celebra Ordenação Diaconal de cinco novos ministros da Igreja

No último sábado, 30 de maio de 2026, a Diocese de Guarulhos viveu um momento de profunda festa e renovação eclesial com a solene Ordenação Diaconal de cinco novos ministros da Igreja. A celebração, presidida pelo bispo diocesano, Dom Edmilson Amador Caetano, O. Cist., aconteceu às 09h30 na Paróquia São Judas Tadeu, localizada no Jardim Alice, em Guarulhos, reunindo centenas de fiéis, clérigos e familiares.
 
Os agora diáconos Caio César, Erick de Araújo, Felipe de Sousa, Júnior Lopes e Luis Henrique deram um passo decisivo em suas jornadas vocacionais ao receberem o primeiro grau do Sacramento da Ordem por meio da imposição das mãos do bispo. Por se tratar do diaconato transitório, os novos ministros iniciam o período de preparação final que os conduzirá futuramente ao presbiterado (sacerdócio).
 
Durante a homilia, Dom Edmilson Amador Caetano direcionou palavras firmes e paternalistas aos candidatos, ressaltando o real significado do ministério que estavam assumindo. O prelado enfatizou que a essência da nova missão repousa inteiramente na disposição de se doar ao próximo, deixando de lado as vaidades mundanas.
 
“Servir mais do que ser servido. Durante o Diaconato transitório observamos que nossa autoridade está mais a medida de nosso exemplo, e com o servir para fazer com que o outro cresça”, sublinhou o bispo.
 
Dom Edmilson explicou ainda que a vivência deste carisma específico é um aprendizado indispensável para o ministério ordenado.
 
“Dentro do carisma do sacramento da ordem do diaconado, este tempo permite que tenham contato com este servir, e estar presente, se colocando a disposição da comunidade”, concluiu.
 
A celebração seguiu os ricos ritos da liturgia católica, incluindo o momento em que os eleitos se prostraram ao chão durante a ladainha em sinal de total entrega a Deus.
 
Para a comunidade católica guarulhense, a chegada de cinco novos diáconos reforça as frentes pastorais e as ações de caridade desempenhadas pela Diocese em todo município.
 
Confira os registros da celebração:
Ordenação Diaconal 2026
Categorias
Destaques Diocese Vida Presbiteral Vocação e Seminário

28ª Festa em louvor a Nossa Senhora das Vocações e instituição aos ministérios de Leitor e Acólito

No último sábado, 02 de maio, na 28ª Festa em louvor a Nossa Senhora das Vocações, festividade tradicional no Seminário Diocesano Imaculada Conceição, aconteceu a Santa Missa, presidida pelo nosso bispo diocesano Dom Edmilson Amador Caetano, O. Cist., que, na ocasião, instituiu ao ministério de Leitor os seminaristas: Igor Henrique dos Santos Souza, Sebastião Fernandes Correia, Victor de Menezes Paim, Vitor Rodrigues da Silva e William Rodrigues dos Santos e ao ministério de Acólito, o seminarista Flávio Gomes Ferreira.

Na homilia, o bispo destacou a importância dos ministérios assumidos como dimensão de intimidade com a Palavra de Deus e os Sacramentos diante da grandiosidade da obra redentora de Jesus.

Durante o dia aconteceram outros momentos oracionais, dentre eles, oração das Laudes, presidida pelo Padre Édson Vitor, reitor do Seminário Propedêutico Santo Antônio, o Ofício da Imaculada Conceição e o Regina Cœli com a presença das expressões marianas da Diocese, presidida pelo Padre Daniel Júnior, o Santo Terço cantado, com a presença do Terço dos Homens, presidido pelo Padre Johnny Bernando e, por fim, a Santa Missa de encerramento, presidida pelo reitor Padre Lucas Kauan, com a presença dos Padres Edson Vitor, Davi Clinton, diretor da casa sacerdotal e do Padre Bruno Conti, vigário da paróquia São Judas Tadeu – Jd. Alice.

Seja você um(a) amigo(a) do nosso Seminário e benfeitor das vocações sacerdotais da nossa Diocese!

Entre em contato por meio nosso WhatsApp: (11)91321-2981 ou do nosso Instagram: @sdgimaculada

Sem. Sebastião Fernandes Correia
3° ano de Teologia – Configuração

 

Fotos: Ideal Arte Fotografia

Santa Missa de Admissão aos Ministérios
Categorias
Diocese Forania Imaculada Vida Presbiteral

Santa Missa de Ação de Graças – 18 anos de Episcopado de Dom Edmilson

Reunidos em torno do altar da Catedral Nossa Senhora da Conceição dos Guarulhos, no sábado dia 28 de março de 2016, celebramos o 18º aniversário de episcopado de Dom Edmilson.

A celebração expressou a unidade de nossa Igreja local, contando com a presença de padres e diáconos permanentes que, junto ao povo fiel, renderam graças pelo ministério de nosso bispo.

Que a Virgem Maria interceda sempre por sua missão!

Confira alguns registros da celebração:

Missa de 18 anos de Episcopado de Dom Edmilson
Categorias
Artigos Destaques Diocese Forania Imaculada Paróquias Vida Presbiteral

Diocese acolhe três novos diáconos permanentes em ordenação

Na manhã de sábado, 14 de março, a Diocese viveu um momento de grande alegria e graça com a ordenação de três novos diáconos permanentes. Pelas mãos do bispo diocesano, Dom Edmilson Amador Caetano, receberam o Sacramento da Ordem, no grau do diaconato permanente, os eleitos Antônio Alberto, Celso Rogério e Rodnei Feliciano, chamados a servir com dedicação e amor à Igreja.

A celebração, presidida por Dom Edmilson, Bispo Diocesano, reuniu padres e diáconos permanentes, além de familiares, amigos e fiéis, e aconteceu no Santuário São Judas Tadeu, tornando-se um verdadeiro testemunho de fé e comunhão.

Neste dia especial, a Igreja se alegra com o “sim” generoso destes irmãos, que assumem a missão de servir ao povo de Deus na caridade, na Palavra e no serviço.

Os neo-diáconos fazem seus serviços pastorais nas paróquias de origem, todos pertencentes à Forania Imaculada:

Antônio AlbertoCatedral N. Sra. da Conceição

Celso RogérioParóquia N. Sra. de Fátima – Tranquilidade

Rodnei FelicianoParóquia Santo Antônio – Vila Augusta

Rezamos para que Deus fortaleça sua caminhada e conceda perseverança na vocação. Parabéns aos novos diáconos permanentes Antônio, Celso e Rodnei!

Que o Senhor os abençoe e os conduza sempre em seu serviço fiel à Igreja!

Confira alguns registros da Ordenação:

Ordenação Diaconal Permanente 2026
Categorias
Destaques Vida Presbiteral

Diocese realiza primeira reunião da equipe da Semana de Formação

Na manhã desta sexta, 06 de fevereiro, nosso Bispo Dom Edmilson esteve reunido pela primeira vez com a Equipe formadora da Semana Diocesana de Formação. A reunião aconteceu na Cúria Diocesana, no Jd. Bom Clima, e reuniu cerca de 30 padres e um seminarista para organizar o tema e estudo sobre a Semana Diocesana de Formação.

O padre Leonardo Henrique conduziu uma breve formação sobre o tema proposto para as formações, que devem acontecer ao final do mês de julho nas foranias da Diocese. O mesmo apresentou os documentos principais para as formações que terão como base o diretório do Catecismo da Igreja Católica, bem como outros documentos do mesmo sentido.

Dom Edmilson também explanou um pouco sobre o tema e deu a bênção para os formadores, que, logo após a exortação geral, se reuniram em quatro grupos de cada noite da semana de formação, para organizar as formações e agendas das próximas reuniões.

Confira alguns registros da reunião:

Primeira Reunião da Equipe da Semana Diocesana de Formação 2026
Categorias
Diocese Vida Presbiteral

Diocese de Guarulhos ordena dois novos presbíteros e celebra jubileu de 40 anos de vida sacerdotal de Dom Edmilson

A Diocese de Guarulhos celebrou, em 6 de dezembro de 2025, a ordenação presbiteral dos diáconos Ailton Correia e Leonardo Lopes. A cerimônia, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Edmilson Amador Caetano, ocorreu no Santuário São Judas Tadeu e reuniu familiares e amigos dos neo-sacerdotes, fiéis e membros do clero diocesano.

Ao longo dos ritos sacramentais, a emoção foi tomando conta do público presente, reunidos em espírito de oração, como poderá ser conferido nas fotos da galeria ao final desta matéria.

Em declaração ao site da Canção Nova sobre a expectativa da ordenação, Ailton afirmou:

Percebi a expectativa da própria diocese, dos padres amigos, dos outros seminaristas, colegas também. Então tudo isso preenche, assim, tudo isso ajuda com que o coração vai ficando cada vez mais ansioso, e mais contente. Então é uma expectativa muito grande”.

O diácono Leonardo, na mesma reportagem, declarou:

Ser padre na Diocese de Guarulhos tem esse grande desafio, de evangelizar, fazer a missão de evangelizar numa grande cidade”.

O Diácono Ailton Correia escolheu coma lema de sua ordenação: “Eu sei em quem coloquei a minha fé” (2 Tm 1,12).

Já o Diácono Leonardo Lopes escolheu coma lema: “Fazei isto em memória de mim” (Lc 22, 19).

Ao final da cerimônia, foi prestada uma calorosa homenagem a Dom Edmilson Amador Caetano, 0. Cist., pelos 40 Anos de sua Ordenação Presbiteral. Seu lema presbiteral é: “Estou no meio de vós como aquele que serve” {Le 22, 27).

Para mim é uma alegria, poder dar graças a Deus por esses 40 anos da fidelidade de Deus na minha vida, que me chamou. Claro que a festa maior é para os dois novos presbíteros. Mas eu quero celebrar com alegria também, tem uma coincidência numérica, vamos dizer assim, com esses dois serão 40 padres que eu ordenei aqui na diocese de Guarulhos”, declarou Dom Edmilson Amador Caetano para o site da Canção Nova.

Por determinação da Cúria Diocesana, os novos presbíteros receberam as seguintes nomeações:

  • Padre Ailton Correia será vigário paroquial da Paróquia Santa Teresinha e Nossa Senhora das Angústias;
  • Padre Leonardo Lopes assumirá como vigário paroquial no Santuário Nossa Senhora do Bonsucesso.

Deus abençoe os novos presbíteros da Diocese!

Ordenação Presbiteral 2025
Categorias
Diocese Vida Presbiteral

Padres rezam em ação de graças pelo aniversário de ordenação no Santuário de Aparecida

Nesta segunda (01/12), às 10h na Capela dos Apóstolos no Santuário Nacional. Aconteceu uma Missa em Ação de Graças pelos aniversários de ordenação: 4°ano (Pe. Bruno Batista e Pe. Davi Clinton), 3° ano (Pe. Aderivon Viana, Pe. Douglas Fernando, Pe. Lucas Kauan e Pe. Ricardo Monteiro), 2° ano (Pe. Bruno Santana e Pe. Ricardo Valério) 1° ano (Pe. Bruno Conti, Pe. Daniel Felipe, Pe. Edson Vitor, Pe. Guilherme Rodrigo, Pe. João Edson e Pe. Willian Júnior). Estiveram presente também os diáconos Ailton Correia e Leonardo Lopes que serão ordenados presbíteros no próximo dia 06/12.

A Santa Missa foi presidida pelo Padre Bruno Batista, na Capela do Apóstolos.

A Capela dos Apóstolos fica atrás do nicho da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional de Aparecida. É um espaço reservado para celebrações com grupos de peregrinos e religiosos, que contém o antigo altar central que foi sagrado em 1980 pelo Papa São João Paulo II.

O momento foi marcado pela Celebração Eucarística, Partilha de experiências nesses anos de ministério e se encerrou com a Consagração do Ministério de cada um a Nossa Senhora Aparecida, rainha e padroeira do Brasil.

Categorias
Artigos Destaques Diocese Vida Presbiteral

Formação Permanente do Clero da Diocese de Guarulhos

O Clero da Diocese de Guarulhos esteve reunido na cidade de Passa Quatro em Minas Gerais, no período de 03 a 06 de novembro para a tradicional Semana de Formação Permanente e confraternização.

O tema deste ano foi o estudo sobre o documento final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos: Por uma Igreja Sinodal, comunhão, participação, missão.

As reflexões foram conduzidas pelo Cardeal Arcebispo da Arquidiocese de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa que apresentou o itinerário de estudo do Concílio Vaticano II até alguns elementos essenciais para a forma de uma Igreja Sinodal.

Para o cardeal a Pérola do documento sinodal é a necessária conversão relacional; a busca de novas relações: “Ao longo de todo o caminho do Sínodo e em todas as latitudes, emergiu o apelo a uma Igreja mais capaz de alimentar as relações; com o Senhor; entre homens e mulheres; nas famílias; nas comunidades; entre todos os cristãos; entre grupos sociais; entre as religiões; com a Criação”( n.50) Ressaltou também inúmeras vezes que as inúmeras propostas do Sínodo para a Igreja do Brasil é algo que no Brasil acontece por sua organização pastoral.

No encerramento, Dom Paulo Cezar, recebeu o agradecimento de todos através do padre Romualdo Nunes, representante dos presbíteros e manifestou a alegria e oportunidade de estar com o clero de Guarulhos, compartilhando e recebendo conhecimento, além da fraternidade presbiteral.

Padre Marcos ViniciusAssessor da Pascom Diocesana

Confira alguns registros da semana de Formação:

Formação Permanente do Clero 2025