SÃO PAULO - BRASIL

“O Senhor fez em mim maravilhas.” (Lc 1,49)

SÃO PAULO - BRASIL

"A Esperança não decepciona" (Rm 5,5)

Categorias
Diocese Movimentos Diocesanos Paróquias Pastorais

Encontro Diocesano do Apostolado da Oração – Junho 2026

No domingo, 21 de junho, aconteceu o segundo Encontro Diocesano do Apostolado da Oração de 2026 na Catedral Imaculada Conceição dos Guarulhos, onde foi celebrada a Santa Missa em louvor ao Sagrado Coração de Jesus e membros das equipes do Apostolado de várias paróquias da Diocese de Guarulhos.

Estiveram presentes o Diretor Espiritual Diocesano Pe. Gildarte Abílio da Costa, Pe. Bruno Conti (Assessor do Movimento Sacerdotal Mariano) e os Seminaristas Pedro Macron e Leandro Pereira.

Confira alguns registros da celebração:

Encontro Diocesano do Apostolado da Oração
Categorias
CNBB Diocese

CNBB divulga mensagem ao povo brasileiro por ocasião das eleições de 2026

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de seu Conselho Permanente, divulgou nesta quinta-feira, 18 de junho, uma mensagem ao povo brasileiro por ocasião das eleições de 2026. No texto, os bispos reafirmam o compromisso da Igreja com a promoção da vida, da dignidade humana e do bem comum, ao mesmo tempo em que destacam a importância da participação consciente dos cidadãos no processo eleitoral.

Inspirada na passagem bíblica “Examinai tudo e guardai o que for bom” (1Ts 5, 21), a mensagem recorda que a Igreja Católica não indica candidatos nem partidos políticos. Entretanto, ressalta que a fé cristã e a Doutrina Social da Igreja reconhecem a política, quando orientada pela ética, como uma das mais elevadas formas de caridade e serviço à sociedade.

Os bispos afirmam que as eleições representam uma oportunidade privilegiada para o exercício da cidadania e da corresponsabilidade social. Segundo o texto, mais do que escolher governantes e representantes, os brasileiros são chamados a renovar o compromisso com valores fundamentais para a convivência democrática, a justiça social e a fraternidade.

Desafios que afetam a vida pública

mensagem também faz um alerta diante de desafios que afetam a vida pública do país. A CNBB manifesta preocupação com a desigualdade social, a corrupção, a compra de votos, o uso indevido de recursos públicos e a disseminação deliberada de notícias falsas. Os bispos ressaltam ainda que o abuso do poder econômico e político, assim como as diversas formas de violência, fragilizam a confiança nas instituições democráticas e comprometem a convivência social.

Outro ponto destacado é a necessidade de fortalecer a democracia por meio do respeito às instituições da República, à Constituição Federal, ao Estado Democrático de Direito e aos mecanismos legítimos de apuração da vontade popular. O texto reafirma a importância da confiança no processo eleitoral, do respeito aos resultados das urnas e da observância da Lei da Ficha Limpa.

Ao dirigir-se aos eleitores, a CNBB convida cada cidadão a assumir sua responsabilidade no processo democrático. A mensagem observa que a abstenção não é a melhor escolha e propõe um discernimento que vá além das promessas de campanha, considerando a trajetória de vida dos candidatos e as consequências dos compromissos assumidos.

“O Brasil necessita reforçar a capacidade de construir pontes, promover encontros e cultivar a amizade social”, afirmam os bispos.

A Conferência destaca, ainda, que a esperança cristã se expressa por meio da participação, do diálogo, da defesa da verdade, da proteção da democracia e da promoção da justiça. Os bispos convidam todos os homens e mulheres de boa vontade a serem promotores da paz social e construtores da fraternidade.

Ao final, a mensagem encerra com uma oração pela nação brasileira, confiando o país à proteção de Nossa Senhora Aparecida e pedindo que Deus ilumine cada eleitor e eleitora no exercício de sua responsabilidade cidadã.

Baixe a mensagem:

Acesse (aqui) a mensagem na íntegra.

Fonte: Portal CNBB.org.br

Assista, no vídeo, o presidente da CNBB apresentando a mensagem:

Categorias
Diocese Vida Presbiteral

Diocese celebra dia de Oração pela Santificação do Clero

Por Pe. Ailton Correia


 

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (12), na Diocese de Guarulhos no Seminário Diocesano, no bairro do Lavras. A Manhã de Oração do Clero, na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus – dia dedicado a Oração pela Santificação do Clero. Participaram desse encontro Dom Edmilson, bispo diocesano, os padres e diáconos da Diocese.

O momento iniciou com a Oração da Liturgia das Horas (Hora Média), após houve a pregação do Frei Guilherme Júnior, Padre e Missionário Inaciano e professor de Teologia Bíblica. Ele refletiu com o Clero da Diocese sobre a Enciclica do Papa Leão XIV – Magnífica Humanitas, na perspectiva do Coração de Jesus e do Coração Humano.

“O Papa nos chama a escuta do outro, a termos a capacidade de nos manter a Escuta do outro, essa atitude nos aproxima do outro […] É necessário guardarmos a peserverança que brota do coração humano que o Senhor nos dá. […] Deus se encarnou para ser um de nós (humano) para salvar e redimir a humanidade. […] Pela promessa do profeta Ezequiel, Deus nos oferece a oportunidade de um Novo Coração – Eu lhes darei um novo Coração.” Refletiu Frei Guilherme Júnior.

Logo após a reflexão, foi conduzido por Dom Edmilson a Adoração ao Santíssimo Sacramento com atendimento de confissões aos padres e diáconos.

O Momento terminou com a bênção do Santíssimo Sacramento e a Oração do Angelus conduzida por Dom Edmilson.

Os padres também rezaram celebrando os 10 anos de Ordenação Presbiteral do Pe. Luiz Brito, celebrado neste dia.

Confira alguns registros do momento:

Dia de Oração pela Santificação do Clero
Categorias
CNBB Destaques Diocese Vida Presbiteral

88ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 é encerrada no Mosteiro de Itaici

Foi encerrada nesta quinta-feira, 11 de junho, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), a 88ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro reuniu arcebispos, bispos e coordenadores de pastoral das arquidioceses e dioceses do Estado de São Paulo para dias de oração, convivência fraterna, avaliação pastoral e reflexão sobre os desafios da missão evangelizadora da Igreja.

A Diocese de Guarulhos esteve representada pelo bispo diocesano, Dom Edmilson Amador Caetano, O. Cist., e pelo coordenador diocesano de pastoral, padre Marcelo Dias Soares, que participaram dos momentos de estudo, partilha e planejamento pastoral juntamente com os demais representantes das Igrejas Particulares paulistas.

Neste ano, a assembleia teve como tema “Recepção criativa das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, nas Igrejas locais”, propondo o aprofundamento e a aplicação das novas Diretrizes Gerais aprovadas durante a 62ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em abril. A reflexão considerou as diferentes realidades e necessidades pastorais presentes nas dioceses do Estado de São Paulo.

Ao longo dos dias de encontro, os participantes refletiram sobre temas como a missão evangelizadora nas Igrejas locais, os sinais dos tempos e os desafios contemporâneos, a sinodalidade e a missionariedade, a conversão das relações e dos processos pastorais, além da cooperação missionária da Igreja no Brasil.

A programação também contou com a celebração do Ano Jubilar Franciscano, fortalecendo o espírito de comunhão, fraternidade e missão que marca a caminhada da Igreja em São Paulo.

A assembleia teve como objetivo fortalecer critérios comuns para a recepção das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora e incentivar processos pastorais cada vez mais missionários, participativos e próximos da realidade do povo de Deus, contribuindo para a renovação da ação evangelizadora nas dioceses paulistas.

Fotos e artigo: Regional Sul 1 da CNBB

Confira alguns registros da Assembleia:

88ª Assembleia Regional dos Bispos
Categorias
Destaques Diocese Forania Aparecida Forania Bonsucesso Forania Carmo Forania Fátima Forania Imaculada Forania Rosário Paróquias

Fé que Se Faz Arte e Oração: Confira o Giro de Fotos do Corpus Christi na Diocese de Guarulhos

No último dia 4 de junho, a Diocese de Guarulhos uniu-se em uma só voz e em um só coração para celebrar a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi). Manifestando publicamente a fé na presença real de Jesus na Eucaristia, milhares de fiéis espalhados pelas diversas paróquias da nossa diocese transformaram as ruas e os templos em verdadeiros santuários de amor e devoção.
 
Para registrar essa bonita manifestação de unidade, preparamos um giro de fotos especial mostrando como cada comunidade paroquial vivenciou os três momentos mais marcantes desta grande festa: a confecção dos tapetes, a Santa Missa e a solene procissão.
 
A Confecção dos Tapetes: Fé Expressa em Cores e Devoção
 
A celebração começou ainda na madrugada e nas primeiras horas da manhã. O tradicional trabalho voluntário de preparar as ruas para a passagem do Santíssimo Sacramento mobilizou jovens, adultos e idosos.
 
Utilizando materiais como serragem colorida, sal, borra de café, tampinhas e flores, as comunidades deram vida a desenhos que retratavam o cálice, a hóstia, a solidariedade e os momentos marcantes da nossa história diocesana. Cada detalhe moldado no chão foi uma oração silenciosa e comunitária, demonstrando que a arte também é uma forma profunda de evangelizar.
Corpus Christi 2026 (Tapetes)
A Santa Missa: O Centro da Nossa Fé
 
Com os tapetes prontos, o povo de Deus se reuniu para o momento central do dia: a Celebração Eucarística. Em igrejas matrizes, capelas e também em espaços públicos abertos para acolher a multidão, as Santas Missas foram marcadas por um profundo clima de recolhimento, adoração e ação de graças. Nas homilias, os sacerdotes reforçaram o chamado à comunhão, à partilha e ao cuidado com o próximo, lembrando que a Eucaristia nos envia em missão para o mundo.
Corpus Christi 2026 (Missas)
A Procissão: Jesus Caminha no Meio do Seu Povo
 
Após a comunhão, o momento mais aguardado: Jesus Sacramentado saiu às ruas. Conduzido sob o ostensório, o Santíssimo Sacramento passou por cima dos tapetes confeccionados com tanto carinho.
 
A procissão foi um testemunho público de fé, onde cânticos, orações e momentos de silêncio acompanharam o cortejo. Ao verem o Senhor passar, muitos fiéis se emocionaram, ajoelharam-se e ergueram suas preces pela paz, pelas famílias e por toda a Diocese de Guarulhos. A caminhada encerrou-se com a solene Benção do Santíssimo, renovando as forças de cada paroquiano ali presente.
Corpus Christi 2026 (Procissão)

Acompanhe o Giro de Fotos! 

Navegue pelas galerias e veja os registros enviados pelos agentes da Pascom (Pastoral da Comunicação) de diversas paróquias da nossa Diocese.

Sinta a beleza e a emoção deste dia que parou Guarulhos para adorar ao Senhor.

Categorias
Diocese Movimentos Diocesanos Pastorais

Encontro do Movimento Sacerdotal Mariano – Maio 2026

No último dia 31 de maio aconteceu na Catedral Nossa Senhora da Conceição dos Guarulhos o segundo Encontro do ano do Movimento Sacerdotal Mariano.

O encontro contou com a presença do Assessor Diocesano, Pe. Bruno Conti, e da Coordenadora do Movimento, Soni Regina.

O encontro ocorreu com o Cenáculo em louvor a Nossa Senhora  seguida de Santa Missa.

Salve Maria !!

Confira alguns registros do encontro:

Encontro do Movimento Sacerdotal Mariano
Categorias
Diocese Movimentos Diocesanos Pastorais

14°Jornada da Infância e Adolescência Missionária

Celebrando a 14°Jornada da Infância e Adolescência Missionária com o tema: Crianças e Adolescentes unidos na missão e o lema: Formamos um só corpo em Cristo, os grupos da IAM de nossa diocese, se reuniram mais uma vez, neste último domingo.

Maio é um mês de muita alegria para os membros da IAM, além de ser o mês dedicado a nossa primeira e grande Missionária Maria, o aniversário da Obra, a celebração da jornada e a consagração dos lenços, são momentos de união e fortalecimento dos grupos, nas práticas da vivência em ser IAM.

De todas as crianças e adolescentes do mundo!
Sempre amigos

Equipe Referencial da IAM Guarulhos.

 

Confira alguns registros da celebração:

14°Jornada da Infância e Adolescência Missionária
Categorias
Destaques Diocese Vida Presbiteral

Diocese celebra Ordenação Diaconal de cinco novos ministros da Igreja

No último sábado, 30 de maio de 2026, a Diocese de Guarulhos viveu um momento de profunda festa e renovação eclesial com a solene Ordenação Diaconal de cinco novos ministros da Igreja. A celebração, presidida pelo bispo diocesano, Dom Edmilson Amador Caetano, O. Cist., aconteceu às 09h30 na Paróquia São Judas Tadeu, localizada no Jardim Alice, em Guarulhos, reunindo centenas de fiéis, clérigos e familiares.
 
Os agora diáconos Caio César, Erick de Araújo, Felipe de Sousa, Júnior Lopes e Luis Henrique deram um passo decisivo em suas jornadas vocacionais ao receberem o primeiro grau do Sacramento da Ordem por meio da imposição das mãos do bispo. Por se tratar do diaconato transitório, os novos ministros iniciam o período de preparação final que os conduzirá futuramente ao presbiterado (sacerdócio).
 
Durante a homilia, Dom Edmilson Amador Caetano direcionou palavras firmes e paternalistas aos candidatos, ressaltando o real significado do ministério que estavam assumindo. O prelado enfatizou que a essência da nova missão repousa inteiramente na disposição de se doar ao próximo, deixando de lado as vaidades mundanas.
 
“Servir mais do que ser servido. Durante o Diaconato transitório observamos que nossa autoridade está mais a medida de nosso exemplo, e com o servir para fazer com que o outro cresça”, sublinhou o bispo.
 
Dom Edmilson explicou ainda que a vivência deste carisma específico é um aprendizado indispensável para o ministério ordenado.
 
“Dentro do carisma do sacramento da ordem do diaconado, este tempo permite que tenham contato com este servir, e estar presente, se colocando a disposição da comunidade”, concluiu.
 
A celebração seguiu os ricos ritos da liturgia católica, incluindo o momento em que os eleitos se prostraram ao chão durante a ladainha em sinal de total entrega a Deus.
 
Para a comunidade católica guarulhense, a chegada de cinco novos diáconos reforça as frentes pastorais e as ações de caridade desempenhadas pela Diocese em todo município.
 
Confira os registros da celebração:
Ordenação Diaconal 2026
Categorias
Diocese Forania Carmo Paróquias

Comunidade dá inicio aos Festejos da Padroeira Santa Maria

Na noite de quarta, 27 de maio, a comunidade da paróquia Nossa Senhora Aparecida – Jd. América, dei início aos Festejos da Padroeira Santa Maria, no Jardim Almeida Prado com a Celebração Diaconal.

A Vocação Do Diácono Permanente, refletida ontem na Palavra do Senhor é alicerçada no Serviço. “Eis aqui os Servos do Senhor”.

Gratidão aos diáconos que participaram, suas esposas, e a Igreja Particular de Guarulhos, que confia em nossa Vocação, a serviço do povo de Deus.

Diácono Marcos Aurélio Silva
Paróquia Nossa Senhora Aparecida Jd. América

Confira alguns registros da celebração:

Festejos da Padroeira Santa Maria

O festejo tem continuidade até o dia 31 de maio, onde se celebra a Festa de Santa Maria.

Confira a programação completa:

Categorias
Diocese Forania Aparecida Forania Bonsucesso Forania Carmo Forania Fátima Forania Imaculada Forania Rosário Movimentos Diocesanos Paróquias Vocação e Seminário

Catequeses Vocacionais reúne jovens na Diocese

Promovida pela Pastoral Vocacional da Diocese de Guarulhos, a Catequese Vocacional reuniu vários jovens catequizandos da terceira etapa das catequeses de Crisma das paróquias da Diocese no dia 23 de maio.

O objetivo do encontro foi incentivá-los a refletir sobre a própria identidade vocacional dentro da Igreja, seja por meio do serviço pastoral ou do sacerdócio, para o jovem descobrir o próprio chamado vocacional, é necessário estar inserido na comunidade cristã.

“Como? Através da oração, da vivência da Palavra e dos sacramentos.

Rezemos pelas vocações de nossos jovens em nossa Diocese e no mundo!

Confira alguns registros das Foranias:

Catequese Vocacional - 3ª Etapa