Junho com alegria e tradição!

No mês de Junho, em nossas comunidades acompanhamos a disponibilidade e alegria dos agentes de pastoral e muitos leigos que se juntam para a realização das quermesses nas comunidades. Um serviço simples, mas muito valoroso! Os recursos gerados nestas festas vão para construção e manutenção de nossas Igrejas e de outros espaços essenciais para a evangelização. As quermesses são festas que podem ser realizadas em várias épocas do ano nas igrejas, mas acontecem, principalmente, em junho. A palavra, em sua origem (flamenga), significa feira de igreja ou feira beneficente e teve origem como festa do padroeiro de paróquias, ou até, no aniversário da igreja.

As festas juninas que também nasceram em berço católico, na Europa, são uma forma de homenagem aos santos do mês: Santo Antônio, São João e São Pedro. Ambas as festas tomaram grande proporção, por todo o mundo, e possuem várias formas de entretenimento. As festas nas comunidades não é mero evento cultural ou apenas uma ação entre amigos, mas sim expressão da presença do Espírito Santo que na unidade se desvela nas ações da Igreja de Jesus como momento de graça. O leigo é convidado a viver esse período de festas na Alegria do Evangelho, buscando a compreensão e a fraternidade, servindo e se colocando como porta aberta aos demais membros da comunidade eclesial.

Neste mês, no dia 8 de junho, também viveremos o dia de Corpus Christi. Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade. A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões nas ruas em torno de nossas paróquias e comunidades, onde as pessoas podem testemunhar e adorar o Corpo e Sangue de Cristo.

Realizemos com zelo e amor os diversos trabalhos que o Espírito Santo nos ilumina a fazer em nossas Igrejas e no mundo. Sempre na certeza de que “o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que Ele nos deu” (Rom. 5,5). Inspirados em Maria, Mãe de Deus e da Igreja, possamos bendizer a Deus por sua bondade e misericórdia manifestadas em nós quando servimos com amor e alegria o Seu Reino.

Pe. Marcelo Dias Soares – Coordenador Diocesano de Pastoral

Narcisismo Parental

A tênue fronteira entre cuidar e prender O drama vivido pela atriz global Larissa Manoela, amplamente explorado na mídia no último mês, é o ponto