Congregação das Filhas de Nossa Senhora Stella Maris

Três jovens enfermeiras italianas, Gilda Tatasciore, Giuseppina Volpi e Paolina Doninelli, chegaram ao Brasil em 1953, motivadas pelo amor a Cristo e com o propósito de servi-lo na pessoa dos mais necessitados, tinham como ideal dedicarem suas vidas aos cuidados dos doentes de hanseníase.

A realização plena do sonho, tão acalentado e sofrido, se realiza: trabalhando no Leprosário Padre Bento, conhecido hoje Hospital Padre Bento, neste cuidado de amor com os enfermos excluídos pela sociedade, deixaram transparecer algo a mais do que serem apenas “simples enfermeiras”.

Percebidas pelo olhar do senhor bispo Dom Antônio Maria Alves de Siqueira, em visita da pastoral ao leprosário, querendo saber os motivos da presença das três jovens italianas no Brasil. Disse Dom Antônio: “Minhas filhas, hoje vocês me deram a maior satisfação e alegria da minha vida. A tempo desejava este movimento a Nossa Senhora, a quem recorria com frequência para a realização de um trabalho desta natureza, hoje me atendeu. Por isso não estarão mais sozinhas pois serei vosso Pai”.

Depois desta conversa com Dom Antônio, Gilda, Giuseppina e Paolina Doninelli foram rezar na catedral, para entender a vinda delas ao Brasil, diante do santíssimo sacramento, Gilda falou a duas companheiras: “Deus está preparando alguma coisa para nós”. Nasceu assim a ideia de formar uma família religiosa, com desenvolvimento da obra, veio sempre mais se acentuado a necessidade de concretiza- lá na estrutura de uma associação com seus estatutos e aprovação eclesiásticas. Dom Antônio considerando o início, sugeriu que se constituísse uma entidade, assim nasceu Sodalício Stella Maris. Ao questionar Gilda sobre o ideal ao vir para o Brasil, respondeu: “Criar almas luminosas no mundo tenebroso de gente abandonada no sofrimento de lepra e de moléstia contagiosa, almas que fossem como estrelas a indicar- lhes o caminho de conforto e salvação, mais ainda e acentuadamente, indicar aos doentes isolados, refugo da humanidade, suas dores num mar de sofrimento de toda espécie, que lá no alto há uma estrela luminosa, uma mãe que compreende seu prolongado martírio que ama, à espera de um dia abraça-los”. Não era preciso mais nada. Dom Antônio com alegria e a contento de todos, determinou a denominação da nova entidade SODALÍCIO STELLA MARIS.

Em 05 de outubro de 1957, sob a proteção de Nossa Senhora Stella Maris e aprovação eclesiástica, foi instalado e mais tarde mudando o título de Congregação das Filhas de Nossa Senhora Stella Maris. Estamos presente em Carapicuíba, Carmo de Cachoeira – Minas Gerais, e em Guarulhos, Casa Mãe Hospital Stella Maris e Pensionato São Francisco.

Com imensa alegria neste mês, em 5 de outubro, estamos fazendo 66 anos de fundação, rendemos graças a Deus e Nossa senhora Stella Maris, perseverança, ser fiel a este chamado, ao exemplo de nosso pai patrono São Camilo Lellis “Contemplar a face de Cristo na pessoa do enfermo, a pupila dos olhos de Deus”.

Estamos no ano vocacional onde o tema “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). Deus não tem hora e lugar para fazer o convite, no evangelho de são Marcos 3,13-19 nos diz: “Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis”.

Deus nos conhece desde o ventre materno, ali o primeiro chamado à vida, está sempre a nossa espera, nossa vocação, sendo na vida matrimonial, sacerdotal e religiosa. Dentro da igreja tem vários carismas específicos, mesmo conselho evangélicos e sempre com o mesmo ideal a seguir os passos do mestre e seus ensinamentos. Acima está nossa história, nossas irmãs fundadoras onde nosso carisma, a entrega a serviço dos menos favorecidos, os doentes e aqueles que sofrem por toda espécie de males que atinge nossa sociedade: “Em verdade vos digo, cada vez que fizestes a um desses meus pequeninos, a mim fizestes”. (mt. 25,40).