CEBs DO REGIONAL SUL 1 REALIZAM ENCONTRO ESTADUAL EM PREPARAÇÃO AO INTERECLESIAL QUE ACONTECERÁ DE 22 A 22/07 EM RONDONÓPOLIS – MT

Aconteceu nos dias 22 e 23 na cidade de Pirassununga-SP, o encontro estadual da Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Participaram desse encontro as coordenações dos sub-regionais, assim como muitos agentes, das dioceses do Estado de São Paulo que formam o Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), onde a Diocese de Guarulhos também se fez presente, com parte da equipe diocesana de CEBs.

O encontro foi realizado na Paróquia São Francisco de Assis, que na pessoa do pároco Pe. Antônio de Pádua, acolheu os participantes, bem como cuidou de toda logística para o bem andamento das atividades propostas, o local foi o palco de articulação e reflexão das CEBs do Estado, que se preparam para o Encontro Nacional que será realizado de 18 a 22 de julho, em Rondonópolis-MT.

Diante da conjuntura social e política, atual que permeia toda a nossa sociedade e as sérias dificuldades encontradas em nossas comunidades, foi definido como tema para os trabalhos, o próprio tema do Intereclesial “Igreja em Saida a serviço da vida plena para todos e todas” e o lema: “Vejam! Eu vou criar um novo céu e uma nova terra” (Is 65,17).

Nesses dias tivemos como assessores o Padre Antônio Manzato, professor da Puc-SP, escritor e doutor em Teologia e a historiadora, professora, escritora e teóloga Maria Cecilia Domezi, pessoas de caminhada, onde, com grande conhecimento do tema abordado, levou todos os presentes a uma profunda reflexão e questionamentos sobre temas pertinentes como: educação. Agroecologia, economia, saúde, fome desemprego etc.

“A crise da sociedade afeta em cheio a Igreja, porque a Igreja está no mundo, e porque somos pessoas que atuamos no mundo, a missão da Igreja é ser servidora das pessoas no mundo moderno” foi uma das falas da Teóloga Maria Cecilia, já o Padre Antônio Manzato falou sobre o agir das Comunidades Eclesiais de Base: Não podemos ficar de braços cruzados achando que “Um novo céu e uma nova terra” é uma simples utopia, longe de se realizar. O novo céu e uma nova terra não é para ser pensado num estilo neoliberal, mas no estilo do bem viver dos povos.

Num outro período, aconteceram os grupos de reflexão onde tivemos vários temas como: A economia de Francisco e Clara, Ecologia, Dimensão social da fé, Educação, Sinodalidade, que após as discussões as conclusões foram apresentadas em plenário, que também serão encaminhadas para o Intereclesial.

No final da tarde de sábado houve um momento de mística e de oração pelas ruas da cidade, com cantos, símbolos e reflexão da passagem dos discípulos de Emaús que serviu de base para a oração, foi um momento forte de expressão de fé da Comunidade.

Além do grande número de leigos (as) presentes, participaram padres, seminaristas, religiosos(as). O Bispo referencial para as CEBs, Dom José Benedito Cardoso, que presidiu a solene celebração eucarística de encerramento, no domingo dia 23, em sua homilia falou da importância da CEBs, na questão das lutas sociais e políticas e que a verdadeira Igreja se faz em saída e não presa as paredes dos Templos.

Encontro Diocesano da CEBs

Aconteceu no último dia 27 de Maio na Capela São José (Bom Clima) o encontro diocesano da CEBs, uma tarde marcada por partilha e questionamentos