O mês de julho é dedicado à devoção ao Preciosíssimo Sangue de Cristo, derramado pelo perdão dos nossos pecados. Como nos recorda o Papa Francisco, “o Sangue de Cristo é a prova do amor infinito de Deus por cada um de nós, um amor que se dá por completo para nos salvar.” São Pedro nos ensina que fomos resgatados pelo Sangue do Cordeiro de Deus mediante “a aspersão do seu sangue” (1Pe 1,2). Roguemos ao Senhor para que, neste mês de julho, sejamos animados e restaurados na comunhão com Ele pelo seu preciosíssimo Sangue.
Em foco pastoral neste mês está a Semana Diocesana de Pastoral, que ocorrerá no fim de julho com o tema: “A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja“. Será um momento formativo e oracional para toda a nossa Igreja diocesana. O Papa Francisco sempre nos exortava a ter a Palavra de Deus como “a bússola que nos orienta no caminho da fé”. A Palavra de Deus é o alicerce sobre o qual a Igreja se edifica e a força que impulsiona sua missão no mundo. Ela não é apenas um conjunto de textos antigos, mas a voz viva de Deus que ressoa em cada tempo e lugar, iluminando os caminhos da fé e guiando os passos dos fiéis. Na vida da Igreja, a Palavra é alimento para a alma, fonte de discernimento para as decisões pastorais e inspiração para a oração e a liturgia. Na sua missão, ela se torna o principal instrumento de evangelização, as sementes que, lançadas em terreno fértil, germinam e transformam corações, anunciando a Boa Nova da salvação e convidando todos à comunhão com Cristo e com a comunidade eclesial.
Também teremos neste mês a Semana Missionária, promovida pelo seminário diocesano, que ocorrerá de 21 a 26 de julho na Paróquia Santo Antônio do Gopouva. Os seminaristas da Teologia, Filosofia e do Propedêutico estarão visitando as casas da paróquia, fazendo o anúncio da Boa Nova e, ao mesmo tempo, contribuindo com sua formação por meio de uma forte experiência missionária.
Em julho, nossos padres farão seu retiro anual. Que este tempo seja favorável para o abastecimento da graça na vida dos nossos sacerdotes. O Papa Francisco disse que “o sacerdote é um homem que se doa, que se consome pelo povo de Deus”. E São João Paulo II disse: “O sacerdote é, antes de tudo, um servidor, um servidor de Jesus Cristo no Evangelho e na Eucaristia”. Peço ao povo de Deus que reze por nós para que sejamos banhados e santificados no Preciosíssimo Sangue de Jesus.
Roguemos à Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa, para que, inspirados nela, confiemos no Senhor e na sua providência.
Coragem!
Pe. Marcelo Dias Soares
Coordenador Diocesano de Pastoral