Diocese de Guarulhos

SÃO PAULO - BRASIL

“O Senhor fez em mim maravilhas.” (Lc 1,49)

Pesquisar

1º Encontro Ampliado da Catequese da da Sub-região pastoral SP

A Animação Bíblico Catequética da Sub-Região Pastoral São Paulo, realizou no sábado, dia 23 de setembro, um encontro de forma ampliada que discutiu o tema: Catequese, vocação, missão e serviço. O encontro foi sediado pela Diocese de Campo Limpo e aconteceu no Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na forania Morumbi.

A formação contou com a participação de 110 pessoas, entre elas, catequistas, padres e assessores da pastoral catequética das nove dioceses: Osasco, Campo Limpo, Santo Amaro, São Miguel, Santo André, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Santos e Arquidiocese de São Paulo. Dom Edimilson Amador Caetano, bispo da Diocese de Guarulhos e o padre Marcelo Machado, coordenador da comissão Bíblico-Catequética do Regional Sul 1, enviaram mensagem para os participantes.

Dom Valdir José de Castro, bispo da Diocese de Campo Limpo, foi o primeiro a falar e refletiu sobre a relação da sinodalidade e comunicação com a catequese e pontuou: “Jesus é o Evangelho vivo, movido pelo Espírito Santo, por meio de suas palavras e ações revela-nos Deus-Pai. É preciso, primeiramente estar unido a Ele, no amor, para que possamos produzir frutos na nossa evangelização”.

O encontro teve a participação das dioceses em momentos de espiritualidade, mas também, no debate do que é fundamental e necessário para o comprometimento dos catequistas e nas sugestões de como traçar ações conjuntas que sejam auxiliadoras no desempenho do trabalho evangelizador.

No encerramento, Cleber Góis, Coordenador Diocesano da Catequese de Campo Limpo e Maria Cristina, Coordenadora do Sub-Regional São Paulo, fizeram os encaminhamentos finais e definiram o encontro como: “extremamente sinodal entre as comissões diocesanas da catequese”. Cleber pontuou ainda, sobre os pilares essenciais da evangelização e a importância das coordenações diocesanas na formação dos catequistas e todos os agentes de pastorais. Maria Cristina agradeceu a hospitalidade de Campo Limpo.

Assessores e representantes do Encontro

Em comum acordo, ficou decidido que o próximo encontro ampliado acontecerá na Diocese de Santos em setembro de 2024.

Texto e fotos: Diocese de Campo Limpo (SP)

NOTÍCIAS E ARTIGOS

Você sonha em ser mãe?

Os desafios da maternidade nos dias de hoje. Uma pesquisa realizada pela Bayer Indústria farmacêutica aponta, que no Brasil 37% das mulheres não querem ter