XI ASSEMBLEIA DIOCESANA DE GUARULHOS

Aconteceu no Sábado, 12 de Março, a XI Assembleia Diocesana de Guarulhos, com o intuito de organizar, reunir e acordar os membros das pastorais, religiosos, coordenadores e representantes paroquiais, assim como o clero, para ações evangelizadoras e expor alguns pontos a serem melhorados e ajustados na Diocese e na Igreja, principalmente na nossa Diocese de Guarulhos.

A assembleia teve início logo cedo com a Santa Missa, presidida por Dom Edmilson Amador Caetano aconteceu com a presença dos delegados, padres e seminaristas.

Na homilia, Dom Edmilson lembrou a importância da nossa identidade como cristão, a vivência do Cristianismo se dá amando os nossos irmãos:

“Precisamos amar os nossos inimigos, dar a vida por eles, amar quem nos ama é fácil.” e finalizou dizendo: “A Igreja é chamada a anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, sejam perfeitos como o nosso Pai Celeste é perfeito.”
Logo após a Santa Missa, deu-se início a Assembleia com a oração do Sínodo dos Bispos, após acolheu os delegados e refletiu a caminhada até aqui, de onde viemos até agora.
Fez uma pergunta para a reflexão:

“Como realizar a Evangelização nessa realidade urbana?”

“Somos chamados a construir uma Pastoral Urbana, as portas da Comunidade devem sempre estarem abertas para acolher e para a saída a Evangelização.”
Enfatizou Dom Edmilson Amador Caetano, na apresentação da XI Assembleia Diocesana.

Na apresentação dos pilares, cada representante explanou os principais pontos de cada pilar para uma melhoria em nossa Diocese e a ser votado logo após pelos grupos formados, os Pilares das Ações Evangelizadoras foram:

Pilar da Palavra: Iniciação Cristã e Animação Bíblica da Vida e da Pastoral, Maria Cristina apresentou as ações para a Diocese, depois houve intervenções para adicionar, excluir e alterar algumas alguns critérios.

Pilar do Pão: Liturgia e Espiritualidade, Pe. Antônio Bosco apresentou as ações para a Diocese, depois houve intervenções para adicionar, excluir e alterar algumas alguns critérios.

Pilar da Caridade: O Serviço da Vida, Pe. Tarcísio apresentou as ações para a Diocese, depois houve intervenções para adicionar, excluir e alterar algumas alguns critérios.

Pilar da Ação Missionária: Estado permanente de Missão, Júnior apresentou as ações para a Diocese, depois houve intervenções para adicionar, excluir e alterar algumas alguns critérios.

Após as intervenções e votações, tivemos mais algumas falas finalizando e encaminhando alguns assuntos como: Pe. Salvador, Pe. Weber, Pe. Italo e Pe. Cristiano.

Finalizando o horário da manhã, Dom Edmilson rezou o “Angelus” e deu a benção final.

Na parte da tarde, houve a divisão para formar os Grupos de Trabalho onde foram discutidas as ações mais importantes a serem tomadas pela Igreja e após os grupos, houve plenário para explanarem as últimas considerações sobre os assuntos formados na assembleia.

E assim terminou a nossa XI Assembleia Diocesana, com a fé renovada, sensação de dever cumprido. Muitos projetos nos aguardam, que a alegria do Senhor seja a nossa força!

Após o término das apresentações e recados finais, Dom Edmilson nos deu a benção final.

Confira os principais momentos da Assembleia nas fotos abaixo:

XI ASSEMBLEIA DIOCESANA DE GUARULHOS

Partilhar é uma missão!

A Igreja vive este novo tempo litúrgico, tempo da Quaresma, como tempo verdadeiramente favorável, que Deus nos concede para a reflexão, um convite à conversão: