“Senti o chamado de Deus em minha vida. E agora?”

No seu cuidado e no cumprimento da sua promessa, Deus continua a chamar jovens para operar em sua colheita. O Papa Francisco recorda-nos que “o Senhor nos chama a participar na sua obra criadora, prestando a nossa contribuição para o bem comum com base nas capacidades que recebemos” (Christus Vivit, 253). É de conhecimento que a explicação basilar de “vocação” é do chamado que Deus realiza à todas as pessoas.

Entretanto, sentido e discernindo o chamado específico que Deus realiza no silêncio de seu coração, como que o jovem pode proceder diante da compreensão de sua vocação? De forma oportuna, aproveita-se desse espaço para auxiliar àqueles que querem seguir o chamado do Senhor.

Em suma, é necessário, ao experienciar do chamado de Deus, que o jovem deve procurar a alguém para o acompanhamento. Exorta-nos o Sumo Pontífice que “há sacerdotes, religiosos, religiosas, leigos, profissionais e até jovens qualificados, que podem acompanhar os jovens no seu discernimento vocacional” (CC,291). O acompanhamento é imprescindível e traz por consequência o discernimento ao jovem: não existe, então, vocação sem um discernimento adequado.

Particularmente para o ministério ordenado, o acompanhamento vocacional na Diocese de Guarulhos baseia-se no trabalho e nas temáticas trabalhadas nos Encontros Vocacionais promovidos pela Diocese – etapa essa imprescindível para um discernimento concreto por parte do vocacionado – e na direção realizada com um presbítero em sua comunidade.

Em nossa Diocese, os Encontros Vocacionais são realizados no último domingo de cada mês às 16h no Seminário Imaculada Conceição. Se você sente o chamado do Senhor em sua vida – ou conhece alguém que quer realizar um discernimento vocacional – participe dos encontros e responda a essa convocação de Deus.

Sem. Edson Vitor – 4º ano de Teologia