Semana Nacional de Atualização para Formadores destaca a importância da formação humano-afetiva na sexualidade integral

A Diocese de Guarulhos, em São Paulo, sediou a Semana Nacional de Atualização para Formadores, organizada pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB). O evento, que ocorreu de 10 a 14 de julho, reuniu cerca de 160 formadores de todo o país, sob a assessoria do Padre Deolino Pedro Baldissera, SDS, para refletir sobre o tema “A formação humano-afetiva como meta para uma sexualidade integral”.

Os trabalhos tiveram início com a Santa Missa na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição, presidida por Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Durante os dias de evento, os participantes se dedicaram a uma profunda reflexão sobre os desafios enfrentados na formação dos jovens seminaristas.

O encontro contou com a presença de 30 formadores do Regional Sul 1, representantes das Igrejas particulares do Estado. Além dos padres formadores, também estiveram presentes Dom José Albuquerque, Bispo da Diocese de Parintins e membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo, e Dom Edmilson Amador Caetano, Bispo da Diocese de Guarulhos, que acolheu os participantes.

A formação para o sacerdócio foi destacada como um processo que visa ao amadurecimento do seminarista, permitindo um exercício autêntico do ministério presbiteral. Nesse sentido, a formação humano-afetiva ganha relevância como um elemento essencial para promover uma sexualidade integral.

“O presbítero de ontem, de hoje e de amanhã tem um único rosto: o de Jesus Cristo”, afirmou padre Deolino Pedro. A mais bela formação consiste em formar outros Cristos e viver em comunhão.

A Semana Nacional de Atualização para Formadores proporcionou um espaço de diálogo, reflexão e partilha de experiências, com o objetivo de aprimorar a formação dos futuros sacerdotes, capacitando-os para os desafios do ministério presbiteral e encorajando-os a viver de acordo com o exemplo de Cristo.

Fonte: Site: cnbbregionalsul1.org.br

Confira algumas fotos da formação: