O Legionário e o Corpo Místico de Cristo

Na caminhada espiritual temos grandes alegrias que fazem o nosso coração inflamar de amor pela pertença a Jesus Cristo e por sermos instrumentos de suma importância no edifício espiritual que é a Igreja do Senhor. Dentre as grandes graças recebidas de Deus, temos um presente amável que é a companhia de Maria como Mãe do Corpo Místico de Cristo. Nas muitas devoções marianas encontramos oportunidades de nos unir a Nossa Senhora para que ela nos ensine, com sua adesão à Palavra e prontidão à missão, como sermos autênticos discípulos encorajados pela força do Espírito ao testemunho das maravilhas de Deus em nossa vida.

A Legião de Maria, como Associação universal de fiéis, é chamada a ser uma presença na Igreja e no mundo que manifeste o amor maternal de Deus pelos seus filhos queridos. Em nossas comunidades, frequentemente, ouvimos falar da existência de legionários, mesmo que de maneira tímida e quase despercebida. Nesta caminhada de pouco mais de cem anos de existência da Legião, são inúmeros os feitos realizados por homens e mulheres que, no olhar para Nossa Senhora, buscaram se entender como Igreja e como viver a missão batismal.

Cada legionário, como bom cristão, unido ao Corpo de Cristo tem a sua finalidade, a sua função especial; mas todos dependendo uns dos outros, como verdadeiros membros deste Corpo Vivo. “Maria desempenha um papel único e sem igual… ela preenche, entre os membros do Corpo Místico, um lugar à parte – o primeiro depois da Cabeça. Como diz S. Bernardo, Maria se assemelha ao pescoço, pois liga a cabeça aos membros do corpo” (cf. Manual da Legião, cap. 9, item 1).

Neste ano vocacional que estamos vivendo, somos chamados pelo Senhor a reavivar em nós esse ardor pela Missão, desejosos de fazer arder o coração para que os nossos pés não vacilem em meio ao apostolado, mas sempre a caminho, com uma fé firme e inabalável como a rocha, levemos o nome de Jesus ao mundo por intercessão e pelo exemplo de Maria, a grande discípula-missionária de Seu Filho Jesus.

Pe. Thiago Ramos dos Santos

Diretor Espiritual Diocesano – Legião de Maria