Formação Catequética – Nos caminhos da Igreja

A Coordenação Diocesana de Catequese, realizou nos dias 24 e 25 de fevereiro, no Centro Diocesano de Pastoral, período de formação destinado ao clero, aos representantes do Conselho Paroquial de Pastoral e Catequistas, com o tema: “Ser Igreja: A importância da integração entre as pastorais no processo da Iniciação a Vida Cristã”.

A formação foi administrada por Bruno Tamancoldi, professor de história, pós-graduado em Teologia Fundamental e mestrado em educação; casado e membro ativo na comunidade local no estado do Rio de Janeiro. A proposta da formação é Sair da prática, Ir para a teoria e Reformular a prática através do estudo sobre a Identidade eclesial; Os princípios de eclesiologia; Por uma igreja sinodal; Necessidade de Conversão e Renovação Paroquial e a Proposta de Novos Caminhos. Ao término da exposição, o Padre Marcelo Dias, coordenador diocesano de pastoral, agradeceu a disponibilidade de Bruno Tamancoldi, proporcionada também pelo apoio da editora Vozes e articulação da equipe diocesana de catequese. Ressaltou o esforço dos padres e leigos em reorganizarem a agenda para participar deste tempo de formação e integração diocesana, afinal: “Quem não se senta para ouvir, não merece levantar para falar”, um ditado recordado pelo palestrante Bruno Tamancoldi. Que todo o conteúdo transmitido seja uma confirmação do que está escrito no documento de Aparecida 97-98: “As nossas normas e disciplinas são caminhos, não portas”.

Palestra Catequese - Nos Caminhos da Igreja

O Reino do Sul (Judá) 1ª Parte

– Tribo de Judá: aparente tranquilidade; manteve-se fiel à dinastia Davídica (2Sm 7, 8 – 16; Sl 89, 4) – Templo de Jerusalém: único lugar