Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor! (Salmo 27,14)

Dizem que o ano só começa depois do Carnaval! Eu discordo, mas entre os cristãos têm ocorrido um comportamento estranho: a espera por algo ou por um evento para que o ano comece. Em alguns casos mesmo vivendo esses momentos, como por exemplo o carnaval, numa tentativa de extravasar e viver momentos de “felicidades”, o que se percebe são pessoas entristecidas. Quando o batizado deixa entrar em sua vida as trevas do mundo, em vez de ser ‘sal e luz’ (conf. Mt 5,13-14), a vida se torna cada vez mais sem cor e sem alegria. E mesmo após as tribulações, como a pandemia do Covid, a humanidade, que aos poucos retoma as suas atividades, não tem demonstrado, em geral, algum tipo de crescimento humano e espiritual.

Com o início do terceiro mês do ano somos chamados a renovar nosso ânimo e encorajados, pela graça batismal, a ofertar ao mundo os dons recebidos pelo Senhor. Unidos a Cristo, como ramos ligados ao tronco (Jo 15,1-17) nos empenhemos em nossas atividades pastorais em 2023 e em promover em nossa cidade de Guarulhos o Reino de Deus. Pois o Senhor nos impulsiona com seu Espírito Santo, Ele renova em nós a fé, a esperança e a caridade para sermos no mundo Sua presença de paz e justiça. “Oferecer a paz está no coração dos discípulos de Cristo”. (Papa Francisco)

Por meio das ações pastorais desenvolvidas em nossas paróquias e nos trabalhos diocesanos, nossa Igreja responde ao chamado do Senhor. Nosso Bispo Dom Edmilson é quem nos anima e incentiva em todas as nossas iniciativas pastorais e conduz a Diocese, no tríplice múnus de ensinar, santificar e governar. Peçamos a Deus que o ilumine e o conduza no Espírito Santo em sua missão, assim como a todos os Presbíteros, Diáconos, Religiosos, Agentes de Pastoral e a todo o Povo de Deus.

Neste mês iniciamos a quaresma, tempo de conversão, oração, jejum e prática da caridade. Como acontece todo ano, desde 1964, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, nos apresenta neste ano a Campanha da Fraternidade com o tema: ‘Fraternidade e fome’, e o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).  Com uma proposta de conversão pessoal, comunitária e social na liturgia e nos diversos grupos de ruas que se formam em nossas paróquias durante este tempo.

“Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus” (Lc 1, 30). Como Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, nos abramos a Vontade de Deus e não nos deixemos dominar pelo medo, desanimo e dúvidas, pois pelo batismo, nós fomos imbuídos da graça de Deus e como seus filhos fomos fortalecidos no seu Espírito. Como a jovem Maria possamos dar o nosso ‘Sim’ a Deus ofertando na Igreja e no mundo nossos dons. Coragem!

Pe. Marcelo Dias Soares

Coordenador Diocesano de Pastoral

PÁSCOA: COMPROMISSO E MISSÃO (2)

Na reflexão do mês passado coloquei alguns pontos do “clima pascal” no Antigo Testamento, convidativo ao povo escolhido para a fidelidade e a missão. No