É tempo de renovar a esperança!

Amados diocesanos, caminhamos para a conclusão de mais um ano cheio da graça do Senhor. Foram inúmeras atividades pastorais realizadas em nossa diocese de Guarulhos, nas paróquias e nas atividades diocesanas. Sabemos que durante o ano de 2023 tivemos dificuldades, mas queremos reconhecer aqui todo o esforço de nosso bispo, padres, diáconos, consagrados, leigos e leigas na ação pastoral de nossa Igreja. “Os que esperam no Senhor renovarão suas forças e subirão  com asas como águias; correrão e não cansarão; caminharão e não se fatigarão” (Is 40,31), estes são nossos votos a todos que se entregam ao anúncio e instalação do Reino de Deus.

Em destaque pastoral, colocamos neste mês os grupos de novena de Natal, que levam as famílias esperança e a alegria do Natal de Jesus, Nosso Senhor e Salvador. É um grande movimento de evangelização realizados nas casas e apartamentos. Com entusiasmo e alegria nossos coordenadores de grupos de rua preparam as famílias para ‘caminharem a presença de Jesus com ações de graças’ (Sl 95,2). Também destaco aqui outros movimentos em preparação a celebração do Natal como: os mutirões de confissões, a montagem do presépios e árvores de natal, as iluminações das igrejas, as assembleias paroquiais em planejamento para o novo ano, as confraternizações nas pastorais e paróquias, etc. É tempo de refletir sobre tudo que passou e agradecer.

Além de agradecer, é hora de se comprometer. Estamos iniciando um tempo novo através da liturgia, o advento, que nos prepara para o Natal, tempo para mergulhar no mistério da Encarnação do Verbo de Deus. “Cristo entra em nosso mundo e em nossa história para assumir em tudo a nossa existência” (cf. Evangelii Gaudium 24). É tempo de renovar as nossas esperanças.

Por fim amados diocesanos, quero agradecer a todos que ao longo dos anos em nossa diocese tem contribuido com a Folha Diocesana, que a partir do próximo ano passa a não ser mais impressa. Teremos este lindo trabalho a ser desenvolvidos em outras mídias, que respondam melhor os desafios de nosso tempo.

Que neste ano novo de 2024, sejamos inspirados e animados pelo Espírito Santo na missão confiada a todos os batizados. E pedimos a todos que no uso do calendário diocesano de pastoral e de outros instrumentos oferecidos, o exercício pastoral seja realizado com alegria e abertura a orientação de nosso Bispo Dom Edmilson. Inspirando-nos no ‘Sim” de Maria, a Imaculada Conceição, continuemos nossa ação pastoral na Igreja e no mundo. Coragem!

Pe. Marcelo Dias Soares – Coordenador Diocesano de Pastoral