E se o coração não arde?

A vocação é o grande chamado de Deus na vida de uma pessoa. A partir da sua experiência com Cristo, a pessoa inicia um envolvimento de comunhão com Aquele que o faz arder o coração. É recordável entender que a transmissão da fé depende do anúncio e o testemunho dos demais cristãos. Com efeito, “o dever de promover as vocações pertence a toda a comunidade cristã, que as deve promover sobretudo mediante uma vida plenamente cristã; principalmente para que isso ocorra nas famílias, que animadas pelo espírito de fé, de caridade e piedade, são como que o primeiro seminário” (Optatam Totius, 2).

Assim, as famílias devem ser o local por primeiro para que o coração do vocacionado seja inflamado no ardor para servir especialmente a Deus. Porém, por diversas problemáticas, as famílias encontram dificuldades em desenvolver as vocações específicas na Igreja doméstica. Se o coração não arde, os pés não caminham. Ou seja, se não existe o testemunho da comunidade – em particular, o da família –, não há a missão, a entrega e o assumir do desejo de Deus na vida do jovem.

Peçamos a graça de sempre Deus inflamar os nossos corações para que possamos, em primeiro lugar, viver mais plenamente a experiência com o Senhor; e, por consequência, darmos o bom testemunho cristão, a fim de nossa juventude, possuindo “os corações ardentes e pés a caminho”, possa se entregar para a vida doada à Igreja.

Sem. Edson Vitor – 4º ano de Teologia

ONDE ESTAMOS NESTA PÁSCOA?

Após dois anos sem celebramos a Páscoa presencialmente em nossas comunidades, neste mês de abril estamos nos preparando e, com a graça de Deus, estaremos

A formação ao silêncio na liturgia

O Papa Francisco em sua Carta apostólica Desiderio Desideravi abordou a necessidade de os batizados serem formados para a liturgia e pela liturgia, considerada a