Diocese de Guarulhos

SÃO PAULO - BRASIL

“O Senhor fez em mim maravilhas.” (Lc 1,49)

Pesquisar

Congregação Irmãs da Caridade de Ottawa

Fundadora Madre Elisabeth Bruyère (1818-1876)

Nossa Congregação das Irmãs da Caridade de Ottawa, nasceu em Byton, hoje Ottawa, capital do Canadá. Em 1843, Monsenhor Patrick Phelan e Padre Adrien Telmon solicitaram a presença das “Irmãs Grises da Cruz” de Montreal, Canadá, para uma nova missão em Byton, uma área desfavorecida, uma região de muitos migrantes, muita violência, muitos vícios. O bispo e o padre queriam uma Congregação religiosa para criarem obras sociais, que não existiam naquela cidade, até então e abrir um escola bilingue (em francês e em inglês) para as crianças que vinham de vários países. Foi então, que em 1845 que Irmã Elisabeth Bruyère, filha espiritual de Santa Marguerite d’Youville, foi enviada com mais três companheiras religiosas e duas jovens em formação, para enfrentar este grande desafio em Byton. Madre Elisabeth Bruyère tinha 26 anos de idade. Ela procurou viver o Carisma de revelar o amor compaixão de Deus Pai/Mãe/Providência e também iniciar uma grande missão evangelizadora naquela Igreja local.

Desde então, as Irmãs da Caridade de Ottawa, conhecidas no Canada como “Irmãs Grises da Cruz”, seguiram os passos de Madre Elisabeth Bruyère e foram crescendo e se espalhando em diversas partes do mundo. Ainda hoje temos missões no Canadá, Lesoto e República Africana, na Africa do Sul; no Malawi e Zâmbia, Africa Central; Japão; Estado Unidos da América; em 1960 as primeiras irmãs canadenses chegaram ao Brasil.

Nós, as Irmãs da Caridade de Ottawa estamos engajadas em várias frentes de missão: na educação, na saúde, em Projetos Sociais com adolescentes e mulheres violentadas, no Serviço Social, na Orientação Espiritual e na Pastoral em geral.

Aqui no Brasil estamos em quatro estados onde vivenciamos nosso carisma da compaixão de maneira bem diversificada. Estamos em Conceição do Coité/BA, diocese de Serrinha; diocese de Colatina/ES; na cidade de Nanuque/MG, diocese de Teófilo Otoni; em Santa Barbara D’Oeste/SP, diocese de Piracicaba; na diocese de Guarulhos/SP. Em todas essas cidades  estamos em várias frentes nos trabalhos Pastorais: com as juventudes, na Formação de Lideranças, acompanhamento das CEBs e de Grupos de base, assessoria da Catequese, Liturgia, Canto Pastoral, Pastoral da Criança, acompanhamento espiritual e Secretariado diocesano de Pastoral. Temos uma grande atuação no Serviço Social: Bazar solidário, para as famílias carentes, contribuímos na “Panela Solidária”, que faz e leva refeições para os moradores em situação de rua. Estamos no Projeto “Recanto Vida”, que acolhe mulheres que sofrem violência doméstica, estamos com um Projeto com crianças e adolescentes “Conectados no Ser’’. No projeto ajudamos as crianças e adolescentes a se preparem para seus estudos tornando-se pessoas com responsabilidades para o seu crescimento pessoal e para o mercado de trabalho.

Nossa casa do Noviciado está localizada na cidade de Santa Bárbara D’Oeste/SP, onde as jovens noviças conhecem melhor a Congregação, a espiritualidade e o carisma e se preparam para assumir seu primeiro “Sim” através dos três votos de Obediência, Pobreza e Castidade.

Na cidade de Guarulhos/SP, está localizada nossa casa Regional.

Como Madre Bruyère, as Irmãs da Caridade de Ottawa querem servir nas áreas que exigem uma escuta atenta, querem ser uma mão estendida a quem precisa e um coração amoroso e compassivo.

Hoje, a nossa Congregação tornou-se multicultural, permitindo-nos experimentar a riqueza das diversas culturas. A missão ainda é muito viva tanto no Canadá como nos outros países. Na vivência do carisma temos parceiros e parceiras, isto é, mulheres e homens que querem engajar-se conosco para revelar o amor de compaixão no serviço aos pobres e na missão educativa como leigo e leiga onde quer que estejam, nos lugares onde nós não conseguimos chegar, no trabalho, na família, no lazer, na escola. Assim o nosso carisma toma uma dimensão grande e poderá ser conhecido através do testemunho de nossos Associados e Associadas. Temos também as Leigas Consagradas que vivem, na sua casa, trabalho, escola sua consagração leiga revelando o amor de compaixão. Seu testemunho nos ajudar a espalhar para mais gente, esse lindo dom que Madre Bruyère recebeu do Espírito Santo e nos deixou para vive-lo.

Madre Bruyère foi uma mulher ousada, destemida, determinada, corajosa, uma mulher além de seu tempo. Ela deu o melhor de si durante toda sua vida. Em junho de 1875, foi diagnosticada com um coração dilatado. Nossa venerável fundadora entrou na Casa do Pai no dia 5 de abril de 1876, aos cinquenta e oito anos. A Congregação que ela dirigiu durante trinta e um anos tinha então noventa e oito irmãs. Suas últimas palavras: “Meu bom Jesus”, refletem o seu abandono e resumem toda a sua vida. Seu testamento nós o trazemos em nosso coração para vivermos com grande amor e ardor o carisma que dela herdamos: “Minhas queridas e bem-amadas filhas, sejam caridosas, amando-se umas às outras e prestem serviço ao próximo por amor a Deus. Sejam todas um só coração e uma só alma” (07/10/1875). O corpo e o coração da nossa Venerável e bem-amada Fundadora estão conservados num oratório na Casa Mãe, no Canadá.

Pelo batismo, somos chamadas à perfeição evangélica da caridade. Respondendo a um convite especial de Cristo e beneficiando-nos de um dom particular do Espírito, nós escolhemos o caminho dos Conselhos Evangélicos e uma espiritualidade fundamentada na Encarnação de Jesus e bem encarnada na realidade atual. Nós afirmamos e testemunhamos o absoluto de Deus. Pela vida fraterna, proclamamos o grande amor do Pai que, por seu filho quer reunir todos seus filhos e filhas. Nossa missão de Vida Consagrada é uma missão em si mesma e no coração da vida e do mundo uma missão que testemunha Jesus Cristo e anuncia a Boa Nova.

Nós Irmãs da Caridade de Ottawa, conduzidas pelo Espirito e configurada por Ele no Cristo, vivemos nossa Consagração Religiosa e nossa missão Educativa e de Serviço aos pobres, segundo o espírito de “Elisabeth Bruyère’’. A seu exemplo, somos animadas de um ardente desejo de aderir à vontade Deus. Unidas a Jesus, descobrimos o sentido da Cruz que salva e liberta. Buscamos, no coração do Pai a compaixão com a qual amamos e servimos nossos irmãos e irmãs, sobretudo os mais necessitados. Sustentadas por uma firme esperança, colocamos nossa confiança em Deus Pai/Providência. Foi essa confiança que moveu Madre Bruyère na sua missão. Ela dizia: “Se não fosse minha confiança na Divina Providência, eu teria abandonado meus melhores projetos”! É essa confiança que nos impulsiona ainda hoje para continuar viva a espiritualidade e o carisma de nossa Congregação. Rezamos todos os dias à Providência colocando em suas mãos toda nossa missão: “Providência de Deus, eu creio em Ti! Providência de Deus, espero em Ti! Providência de Deus, eu Te amo com todo o meu ser! Providência de Deus, agradeço tudo a Ti!

Nossa fundadora também nos deixou um lindo legado de cuidado com o planeta e cuidado para com as pessoas especialmente os mais vulneráveis da sociedade. Ela nos chama a viver o amor doação total a Deus e aos irmãos: “No momento em que perdermos o amor pelos pobres, perderemos nosso espírito próprio”!(MB)

 

Irmãs Claricia Gramarin e Maria de Oliveira Martins

NOTÍCIAS E ARTIGOS