Congregação das Irmãs da Divina Vontade

A Congregação das Irmãs da Divina Vontade, fundada em 1865, em Bassano Del Grappa, Vicenza-Itália, é chamada por carisma a anunciar com a vida que a caridade é o cumprimento da Vontade de Deus.

Gaetana Sterni, com uma personalidade rica de fascínio e feminilidade, nasce em Cassola (VI), aos 26 de junho de 1827 e vive em Bassano. Provada por graves acontecimentos familiares, casa-se muito jovem e logo fica viúva e sozinha. Forte na fé e fascinada por Deus se confia decididamente a Ele: na adesão amorosa à sua vontade, nos seus diversos estados de vida nas condições de esposa, mãe, viúva e depois religiosa, indica um modo exemplar de viver o evangelho da caridade como cumprimento da vontade de Deus. O desejo intenso de comprazer em tudo ao Senhor a torna disponível à voz de Deus no intimo do coração e através das necessidades dos pobres e dos sofredores. Com grande confiança se abandona à vontade de Deus, único absoluto de sua vida. Esta humilde disponibilidade a leva a empenhar-se toda si mesma a serviço dos pobres do Albergue de Bassano, (instituição com mais de 100 pessoas) onde vivendo como religiosa dá início, em 1865, a uma pequena comunidade de mulheres consagradas à vontade de Deus no ministério a caridade. Em 1875 o Bispo Diocesano de Vicenza aprova a nascente Congregação com o nome de “Filhas da Divina Vontade”, nome interiormente sugerido a Gaetana, para ela e para as jovens que a seguem, e que indica aquilo que deve caracteriza-las: “Uniformidade em tudo à Divina Vontade, no Santo Zelo pelo bem do Próximo dispostas a tudo sacrificar a fim de ajudá-los”.  Em 1934, o Papa Pio XI reconhece a Congregação de direito pontifício com o nome de “Irmãs da Divina Vontade”. Madre Gaetana morre em Bassano Del Grappa,  aos 26 de novembro de 1889. Foi beatificada em 04 de novembro de 2001 por João Paulo II. Estamos trabalhando pela sua canonização.

Seguimos hoje nos passos da Bem Aventurada Gaetana Sterni que se fez próxima aos necessitados, como presença de amor, capacidade de partilha da própria vida, de compaixão, de fraternidade, para transformar o mal em bem. Segundo as indicações da Fundadora, as Irmãs da Divina Vontade “cuidam do próximo necessitado, especialmente dos mais pobres” e exercitam este ministério da caridade com obras diversas segundo as necessidades, os tempos e os lugares.  Hoje estamos presentes na Italia, Albania, Brasil, Equador, Colombia, na Africa em Camarões e Benin e com uma nova comunidade no Timor Leste. Aqui no Brasil estamos em Feira de Santana-BA, Guiratinga-MT, Ilha do Marajó,PA, Belo Horizonte-MG, Fartura, Guarulhos, Região Santana-SP Em todas estas realidades as Irmãs são principalmente empenhadas no anuncio do Evangelho da caridade, com serviços, na dimensão da promoção humana e evangelização, que de maneiras diversas expressam a solicitude da Igreja para com os mais pobres. Nas diversas realidades nos empenhamos também no cuidado da divulgação do carisma e espiritualidade de Madre Gaetana junto aos leigos que formam os grupos da fraternidade na vivencia do carisma e espiritualidade da Beata Gaetana e no cuidado pelas vocações no incentivo e ajuda aos jovens que desejam discernir na própria vida os caminhos da Vontade de Deus.

Com madre Gaetana pedimos com toda a nossa Diocese de Guarulhos: “SEJA FEITA, AMADA, LOUVADA E ADORADA A SANTISSIMA VONTADE DE DEUS EM TUDO E SEMPRE”.

Missão da congregação na Ilha do Marajó junto aos jovens
Missão da congregação junto aos idosos e doentes em Guiratinga MT

Ir. Tereza Rosa de Almeida

Irmãs da  Divina Vontade

Um sempre falar sobre vocação!

Nesse artigo de encerramento dessa coluna vocacional torna-se oportuno realizarmos um agradecimento por todos aqueles que permitiram, com as expressão das letras, expor e exortar

Retiro do COMIDI 2024

No dia 17 de fevereiro a equipe do COMIDI se reuniu no Centro Diocesano de Pastoral, para o seu retiro anual. É necessário reabastecer o