Como bem viver o 3º Ano Vocacional do Brasil?

A partir da Solenidade de Cristo Rei do Universo, em toda a Igreja no Brasil, iniciou-se o Ano Vocacional, com o tema “Vocação: Graça e Missão”. O objetivo da realizá-lo é “promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como a graça e missão, a serviço do Reino de Deus”. O Ano Vocacional encerra-se na Solenidade de Cristo Rei de 2023. O que podemos nos perguntar é como viver bem esse ano dedicado às vocações?

Fundamentado no Texto-base, pode-se elencar alguns objetivos para o Ano Vocacional. Por exemplo, podemos refletir em nossas comunidades, em nossos grupos e até mesmo em nossas famílias o modo de como estão os acompanhamentos dos jovens na proximidade, compreensão e concepção de uma consciência vocacional. Ou, como podemos refletir sobre como estamos dedicando-nos à oração pelo estímulo e sustento das vocações.

Para responder essas e outras questões, talvez, em uma modesta sugestão, é aprofundar-nos, em primeiro lugar, no objetivo do próprio Ano Vocacional apresentado acima. Aqui, lista-se algumas inquietações que se pode trabalhar na realidade eclesial da qual estou inserido: como estou promovendo a cultura vocacional na minha comunidade? Como a estou promovendo em minha família ou na sociedade? O ambiente que pertenço é favorável para se despertar uma vocação? Eu incentivo todas as vocações na minha comunidade? Tenho e contribuo para o discernimento de que vocação é caminho de graça e missão?

Rogamos para que a vivência do Ano Vocacional nos encoraja a colocar a meditação e a experiência da vocação em nossas ações pastorais e cristãs. Possamos, sob a luz do Espírito, “estudar, refletir e dialogar sobre a questão vocacional, para, iluminados pela fé, traçar linhas comuns de ação, indo ao encontro de adolescentes e jovens, a fim de cooperar na realização de um caminho de discernimento vocacional”.

Um bom Ano Vocacional a todos!

Sem. Edson Vitor

4º ano de Teologia

Juízes: Fé e Luta pela Vida

Assim foram chamadas certas personagens insignes que, depois da morte de Josué até à constituição do reino – isto é, desde o século XII ao