Diocese de Guarulhos

SÃO PAULO - BRASIL

“O Senhor fez em mim maravilhas.” (Lc 1,49)

Pesquisar

Combatendo os tentáculos do racismo à luz do Evangelho

A PAB, Pastoral Afro-brasileira de nossa Diocese, segue louvando a Deus com tambores como o salmista recita no Salmo 150. Os tambores rufaram dia 04 de novembro, quando Dom Zanoni Demettino Castro, arcebispo de Feira de Santana e bispo referencial da PAB Nacional, pousou em Guarulhos e fora acolhido pelos coordenadores de nossa pastoral. No dia seguinte, celebrou a missa de rito romano inculturado e adaptado ao estilo afro-brasileiro no Santuário Nacional de Aparecida, juntamente com outros padres concelebrantes, dos quais estava Valdocir Aparecido Raphael, padre assessor da PAB guarulhense.

No dia 11, houve celebração inculturada afro do grupo de base Filhos de São Benedito, realizada na Paróquia Sagrada Família do Carmela, e no dia seguinte, outra missa inculturada ocorreu na Paróquia Santo Alberto Magno e Nossa Senhora das Graças, organizada pelo grupo Filhos de Maria, animada pela banda Adiveroma e celebrada pelo Padre Pedro Nacélio. Ambas as missas já tradicionais nos calendários paroquiais.

Para finalizar os trabalhos no ano de 2023, no dia 20 de novembro, houve celebração inculturada afro na Igreja Nossa Senhora do Rosário Mãe dos Homens Pretos e São Benedito. Foi  celebrada pelo Padre Valdocir e animada por todos os grupos de base da Diocese, com presença de outros irmãos representando paróquias de nossa Diocese e de outras, como a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário da Penha. A data é simbólica para o povo negro brasileiro, sendo realizada na ocasião da memória dos 328 anos do martírio de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

Na luta contra o racismo e seu poder de metamorfosear-se, a PAB, à luz do Evangelho e intercessão dos santos negros, segue seu papel de levar o amor e alegria onde existe o ódio.

Axé!

 

Por Ellen Oliveira e Orlando JuniorPastoral Afro-brasileira

NOTÍCIAS E ARTIGOS

Cenáculo Eucarístico Mariano Diocesano

Aconteceu no Sábado, dia 14/05, na catedral Nossa Senhora da Conceição, o Cenáculo Eucarístico Mariano Diocesano. O Pe. Salvador Maria Rodrigues de Brito, foi nomeado recentemente