SÃO PAULO - BRASIL

“O Senhor fez em mim maravilhas.” (Lc 1,49)

SÃO PAULO - BRASIL

"O Senhor fez em mim maravilhas." (Lc 1,49)

Em abril deste ano, por unanimidade, a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou a realização do terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil em 2023, que será celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. A proposta foi apresentada pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” e considerando as sugestões e reflexões nas várias reuniões, a Comissão escolheu e divulgou nesta terça-feira, 13 de julho, como tema do Ano Vocacional 2023 “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). 

O tema “Vocação: Graça e Missão” se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”, conforme o Documento Final de nº 78.

Já o texto bíblico iluminador Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis (cf. Mc 3, 13-19)” ajuda a aprofundar que a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo.

O lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33) fala do coração e dos pés. Recorda os discípulos de Emaús. O coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com o Cristo.

Todos são convidados a contemplar a vocação, como um dom e iniciativa divina, a partir da experiência de encontro com o ressuscitado, na participação da vida comunitária e em perspectiva missionária.  Esta foi a inspiração para o logo oficial para o 3º Ano Vocacional, idealizado pelo Pe. Reinaldo Leitão. Com traços simples e repleto de símbolos inspirados no tema e lema, o logo busca ser uma síntese do desejo de que o ano seja para todos os cristãos período de ação de graças pelos dons do Espírito Santo e discernimento sobre o chamado de Deus a cada um.

Confira a explicação dos elementos do logo:

Cartaz do Ano Vocacional

Dom José explica que na inspiração do autor, o padre Reinaldo Leitão (rogacionista), recorda que todos são convidados a contemplar a vocação, como um dom e iniciativa divina, a partir da experiência de encontro com o ressuscitado, na participação da vida comunitária e em perspectiva missionária.  

“Nele, recordaremos o tema e o lema que nos orientarão, ao longo do próximo ano, que comemorará os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção de todas as vocações no país”, afirmou o bispo referencial da Pastoral Vocacional, dom José Albuquerque de Araújo. 

Hino do Ano Vocacional

Subiremos a montanha, qual Jesus.

Passaremos dia e noite em oração.

Ouviremos o Senhor a nos chamar

A uma nova estação vocacional.

E o convite pra com Ele hoje estar

Numa Igreja toda ela sinodal.

 

Emaús é aqui, onde arde o coração!

Emaús é aqui, onde os pés se moverão!

Emaús é aqui, com graça e oração!

 

Desceremos da montanha, com Jesus.

Trilharemos o caminho de Emaús,

A procura de irmãos crucificados,

A uma nova estação vocacional.

Aquecer os corações desconsolados,

Numa Igreja toda ela sinodal.

 

Emaús somos nós, uma Igreja em saída,

Emaús somos nós, juventudes reunidas.

Emaús somos nós, no cuidado com a vida!

 

Quando Ele nos falar ao coração.

Mesa pronta, pão partido e partilhado,

Por uma nova estação vocacional,

Ele está e ficará ao nosso lado,

Numa Igreja toda ela sinodal.

 

Emaús é aqui, onde arde o coração!

Emaús é aqui, onde os pés se moverão!

Emaús é aqui, com graça e oração!

 

E seremos missionários, qual Jesus,

Indo em busca destas novas gerações,

Com Maria, pelos campos e cidades,

Por uma nova estação vocacional.

No Espírito formar comunidades,

Numa Igreja toda ela sinodal.

 

Emaús somos nós, uma Igreja em saída,

Emaús somos nós, juventudes reunidas.

Emaús somos nós, no cuidado com a vida!