SÃO PAULO - BRASIL

“O Senhor fez em mim maravilhas.” (Lc 1,49)

SÃO PAULO - BRASIL

"A Esperança não decepciona" (Rm 5,5)

A Quaresma renova a Esperança dos Peregrinos

Caríssimos irmãos e irmãs, juntamente com essa primeira edição de 2025, desejo a todos um ano repleto de esperança. Iniciamos o ano com enormes desafios e sinais de desesperança, espalhados por todo o mundo, como as fortes tempestades e acidentes aéreos que deixaram marcas na vida de muitas pessoas e na sociedade. A Igreja também está marcada e preocupada com a enfermidade do Papa Francisco no seu período mais longo de internação e afastamento das atividades eclesiais. Situações que assustam os que acreditam em Deus, fortalece alguns argumentos dos que não acreditam e instaura inúmeros debates de modo especial nas redes sociais. Diante deste cenário, é fundamental viver o tempo quaresmal como uma renovação da esperança para os peregrinos neste ano jubilar e tão desafiador. Vejamos alguns trechos da mensagem do Papa Francisco para o tempo quaresmal com o tema: Caminhemos juntos na esperança. Afirma o Santo Padre: – Antes de tudo, caminhar. Seria um bom exercício quaresmal confrontar-nos com a realidade concreta de algum migrante ou peregrino e deixar que ela nos interpele, a fim de descobrir o que Deus pede de nós para sermos melhores viajantes rumo à casa do Pai. Esse é um bom “exame” para o viandante.

– Façamos esta viagem juntos. Caminhar juntos, ser sinodal, é esta a vocação da Igreja. Os cristãos são chamados a percorrer o caminho em conjunto, jamais como viajantes solitários…significa caminhar lado a lado, sem pisar ou subjugar o outro, sem alimentar invejas ou hipocrisias, sem deixar que ninguém fique para trás ou se sinta excluído. Sigamos na mesma direção, rumo a uma única meta, ouvindo-nos uns aos outros com amor e paciência.

– Façamos este caminho juntos na esperança de uma promessa. A esperança que não engana (cf. Rm 5, 5), mensagem central do Jubileu, seja para nós o horizonte do caminho quaresmal rumo à vitória pascal. Eis o terceiro apelo à conversão: o da esperança, da confiança em Deus e na sua grande promessa, a vida eterna.

No Brasil, a Campanha da Fraternidade é o sinal de unidade que confirma a convite do Papa de caminharmos juntos como peregrinos na busca da Ecologia Integral, como é possível notar nas imagens de abertura diocesana e nas foranias com um número de pessoas bem reduzido perto da quantidade que frequentam nossas comunidades, porém comprometidos com uma caminhada em comum. Unidade expressa também no jubileu dos diáconos e na ação da pastoral da juventude. Enfim, é tempo de muitas preocupações, mas também um tempo favorável para fortalecer a unidade. Vamos em frente, e peço com carinho: Leia, reflita e compartilhe nossa Revista Diocesana. Termino repetindo a saudação do Papa Franscisco: “Que a Virgem Maria, Mãe da Esperança, interceda por nós e nos acompanhe no caminho quaresmal.”

Padre Marcos Vinicius Clementino

Jornalista e Diretor Geral

NOTÍCIAS E ARTIGOS

Santa Missa Diocesana do Dízimo

Reunidos na tarde de sábado, 20 de julho, os membros da Pastoral do Dízimo de nossa Diocese, participaram da Missa Diocesana do Dízimo, presidida por