Celebramos como Igreja do Brasil em outubro, o Mês Missionário, oportunidade anual para intensificarmos a nossa ação como discípulos missionários – lembrando que todo batizado é missionário por essência. Neste ano, o mês missionário traz como tema: “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e como lema: “corações ardentes, pés a caminho”, recordando o 3º Ano Vocacional do Brasil.
As diretrizes para a formação presbiteral, no número 221, afirma que é na “formação missionária que prepara o presbítero a servir á Igreja, em sua realidade local na e em seu horizonte sem fronteiras”.
Dessa forma todo aquele que se prepara para o ministério ordenado é convidado, neste mês, iluminado pela temática do mês missionário a se colocar em estado permanente de missão, visando sempre os confins do mundo que é onde somos enviados: nossas pastorais paroquiais, missões e trabalhos específicos, para que, colocando seus dons e carismas a serviço, possamos cada vez mais consolidar o Reino de Deus nas realidades que estamos inseridos e assim fazer o coração arder e os pés a caminho.
O COMISE – Conselho Missionário de Seminaristas – é um conselho ligado às POM – Pontifícias Obras Missionárias – é quer ajudar na formação dos seminaristas, futuros ministros ordenados, para o despertar missionário auxílio com formações, encontros e experiências missionárias para que, desde a formação inicial, os seminaristas possam criar consciência da sua missão, não somente a missão “Ad Gentes” – mas, sobretudo, nas realidades paroquiais que estão inseridos.
Confiantes, rezemos ao Senhor da messe que envie operários para a messe, pois a messe é grande e os operários são poucos.
Sem. Guilherme Rodrigo – 4° ano de Teologia