Como surgiu o louvai e sua importância para as celebrações litúrgicas.
A liturgia do Concílio Vaticano II pressupõe uma participação vital e mística, que passa pelo ritual e leva ao compromisso com a pessoa de Jesus Cristo e com o Reino por Ele inaugurado. Esta participação, enraizada e estruturada, depende de um caminho pedagógico e mistagógico para conquistar uma vivência eficaz da fé. Para que a música litúrgica cumpra a sua função, de fazer a ponte entre a comunidade celebrante e o rito celebrado, nos propusemos a organizar um repertório que propicie esta vivência, condição fundamental para que o rito seja eficaz.
Na Diocese de Guarulhos, a experiência de ter um livro com músicas para a celebração litúrgica partiu de um material já existente desde antes a sua criação como Igreja particular. Começou na década de ‘70, para atender às necessidades de animação litúrgica das paróquias de N. Sra. de Fátima – Vila Fátima e N. Sra. Aparecida – Cocaia pela Irmã “Margarida” (Bibiane), da Congregação da Caridade de Ottawa – Canadá pois, também faz parte do carisma e missão desta congregação: “revelar o amor de compaixão do Pai pela missão Educativa e o serviço aos pobres”. Assim, por onde passam, assumem o compromisso de se colocar a serviço de uma Igreja missionária na formação e participação dos agentes de Pastoral das Comunidades Eclesiais.
Tratava-se de uma coletânea de cantos organizada com a Pastoral da Juventude destas paróquias no intuito de ajudar na participação das celebrações litúrgicas. Na medida em que o material foi sendo utilizado se percebeu o quanto estimulou a participação do povo e se tornou relevante para as comunidades. Assim, as equipes se animavam e se organizavam para preparar as músicas e ensaiar com o povo celebrante. Na década de `80 com a criação da Diocese e da Equipe Diocesana de Liturgia, percebeu-se que esta coletânea denominada “LOUVAI”, agora transformada em um livro, poderia ser mais do que uma simples “coletânea de músicas litúrgicas”, mas de um material organizado que atenderia às necessidades litúrgico-musicais de outras paróquias que assim se interessassem. Mais tarde, o então diácono Jair Oliveira Costa, foi agregado à equipe coordenada por Caetana Cecília, e deu uma grande contribuição na produção dos materiais e ensaios diocesanos com o intuito de ensinar a pedagogia e viver a mistagogia do canto litúrgico a serviço do rito.
Em 1996, após sua ordenação, padre Jair Costa e Caetana Cecilia à frente da Equipe Diocesana de música e liturgia orientando-se pelo documento da Sacrosanctum Concilium, começaram um trabalho para uma nova edição do livro Louvai aprofundando a música litúrgica a partir do rito. Na pesquisa levou-se em conta as propostas do Hinário Litúrgico da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e de vários compositores do Brasil, ampliando assim, as possibilidades de um repertório cada vez mais digno da Celebração Eucarística. Neste trajeto foi considerado o repertório já existente e experimentado nas comunidades e que já cumpriam esta função litúrgico-ritual. A utilização do livro foi se espalhando e se transformando numa ferramenta litúrgica muito importante para as celebrações e sinal de unidade nas comunidades da diocese.
Em 2001, com o surgimento da Escola Diocesana de Música, o trabalho se intensificou e, com o apoio do Bispo Diocesano e da Coordenação Diocesana de Pastoral ele é assumido pela maioria das paróquias de nossa Diocese como uma ferramenta de música litúrgica ritual, utilizada nas diversas Celebrações Eucarísticas e da Palavra.
Com o tempo o Louvai foi adquirindo outras versões com correções, revisões e publicações pela diocese chegando em 2021 a seis edições. A partir do livro texto, que era adquirido pelo povo, outros materiais de apoio aos músicos foram feitos: caderno de cifras, caderno de partitura e gravação de CDs, e aos poucos foi se tornando necessário para as equipes na preparação das celebrações dando valor e sabor à participação ativa e frutuosa do povo celebrante.
Quando se aproximava a comemoração dos 40 anos da criação da Diocese de Guarulhos o Bispo Dom Edmilson solicitou um estudo mais aprofundado e revisado que culminou na 7ª edição do novo livro LOUVAI como parte das comemorações do Jubileu Diocesano. A partir daí, aconteceu um longo trabalho de estudos e pesquisas para dar um formato ao livro que atendesse ainda mais ao propósito desta dimensão litúrgico musical para que o canto da comunidade que celebra continue a exaltar o louvor do mistério pascal de Jesus. O canto da comunidade é pascal, eclesial e profético, unido a Cristo e à concretização de seu Reino. Santo Agostinho, numa homilia aos recém batizados, apresenta o sentido do canto na comunidade cristã.
Este cântico novo participa da força sacramental de toda a liturgia. Por meio da música, como por meio de todos os outros sinais sensíveis, é significada e realizante a santificação do ser humano e a glorificação de Deus. Por meio dela se atualiza o mistério elebrado e são estreitados os laços da nova e eterna Aliança de Deus com a humanidade, mediante Cristo e o Espírito Santo.
4.2 Que diferença faz um livro litúrgico?
A música e o canto na celebração, orientados pelos temas do ano litúrgico de acordo com os ritos e sintonizados com a comunidade que celebra, são sinais sacramentais da presença e ação do Senhor Ressuscitado, expressão da comunhão e da missão do seu Corpo Eclesial. A eclesiologia e a liturgia do Concílio Vaticano II, nos conduz a afirmar que o Povo de Deus, celebrando ativa e conscientemente com o canto e a música, assume sua vocação de servidor do Reino e faz da música ritual fonte de espiritualidade, entusiasmo e alegria.
Esta edição, mais do que outras, traz a experiência da Diocese como pano de fundo. Sendo material testado por inúmeras comunidades, este livro se tornou parte do legado diocesano e uma referência católica no caminho para as celebrações. “Se eu estou perdido, basta seguir os fiéis com livro de cântico na mão”2. O fio condutor do livro são os temas apresentados pelos tempos litúrgicos, pois o próprio Ano Litúrgico propõe um caminho de discipulado e identificação com Cristo Mestre e Senhor. O maior desejo desta ferramenta é que nos leve a um caminho de diálogo com as várias expressões da Igreja pois quando a assembleia canta, fica mais visível e sensível a experiência do mistério celebrado. É um livro que além de ter o repertório proposto pelo Hinário Litúrgico da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), é ampliado com músicas já conhecidas e cantadas nas comunidades, além de sugestões de autores diversos. É material apropriado para se experimentar cantar “a” liturgia e não “na” liturgia. Constitui também uma experiência metodológica orante através do canto, da letra, da espiritualidade que dela provém e do rito a que ela serve. Nesta forma orante se constrói a comunidade, o Corpo Eclesial do Ressuscitado. A repetição dos cantos, inserida nos tempos litúrgicos e ritos, vai gerando uma identidade comunitária, de modo que a atenção é focalizada no sentido do canto e não apenas no cantar em si.
Não se constrói um material litúrgico-musical sem compreender o sentido do que é música litúrgica e sua aplicação nos ritos celebrativos. Ao descobrir os sentidos, fica mais evidente os critérios para escolha em cada celebração. Este livro é um estímulo para rezar a liturgia de acordo com as orientações dos documentos e ensinamentos de nossa Igreja. Será fundamental para os músicos e cantores que, sendo parte integrantes da assembleia celebrante e das equipes de liturgia, poderão escolher o repertório das missas e celebrações numa ação litúrgica metodologicamente organizada de acordo com o ano litúrgico.
A liturgia é a celebração de um povo reunido em nome do Senhor, que fez de nós irmãos, filhos e filhas do mesmo Pai, membros de um mesmo corpo, ramos de uma mesma árvore. A liturgia requer a participação personalizada de cada um de nós, mas não é um empreendimento individualista. Somos convidados para entrar no corpo comunitário para celebrar a “uma só voz”, “um só coração”, “uma só alma”. Estar ligado a uma equipe de liturgia como um corpo onde todas as partes são importantes, é condição essencial para participar da pastoral litúrgica. A equipe de liturgia é como uma orquestra, que se tocarem harmonicamente todos gostarão de ouvir, de sentir e saborear. Quando um instrumento está desafinado, toda orquestra fica desarmônica. Assim, numa equipe de liturgia todas as funções são importantes por igual.
Trabalhar com a liturgia não consiste apenas em “escolher uma pastoral”, tem que estar “apaixonado” pois sem amor viramos tarefeiros litúrgicos e não encantamos com nosso canto, com nossa animação, com nosso jeito de proclamar a Palavra de Deus. A ação litúrgica é capaz de formar um novo ser dentro de nós, basta que sejamos capazes de perceber os sinais da presença de Deus em nós e nas pessoas que nos rodeiam. Rezamos com todos os poros, com todos os sentidos, com todo nosso ser. Proclamamos a vida e que ela seja abundante também em nós.
Caetana Cecília | Pe. Jair Costa
Comissão Diocesana de Liturgia / Música Litúrgica