18º Congresso Eucarístico Nacional

Às 16h desta terça-feira, 15 de novembro, o Marco Zero de Recife – PE, recebeu a Celebração Eucarística de Conclusão do Congresso.

Com tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”, o Congresso visa convergir todos os católicos sobre a Santíssima Eucaristia, de forma que busca partilhar testemunhos públicos de fé em Jesus Eucarístico.

O tema que é tão atual e necessário, conversa diretamente com a realidade enfrentada pela população brasileira, a qual a Igreja tem dado tremenda atenção, como exemplo o Dia Mundial dos Pobres e a Campanha da Fraternidade 2023.

O Congresso é um dos eventos mais importantes da Igreja Católica no Brasil e ocorre a cada quatro anos. Entretanto, por causa das complicações da pandemia de Covid-19, a 18º edição, que era para acontecer em 2020, ocorreu neste ano de 2022.

Celebração Eucarística

Presidida por dom António Marto, cardeal e bispo emérito de Leiria-Fátima (Portugal) e enviado especial do Papa Francisco, a Celebração teve início com um cortejo, que contou com a presença de cerca de 1.200 padres e 200 bispos participantes do Congresso, pela Boulevard Rio Branco até a praça do Marco Zero.

Após leitura “Anúncio da Eucaristia” (João 6, 51-58), o Representante do Pontífice fez sua homilia, em que falou sobre a maravilha da presença de Jesus na eucaristia e o que ela significa em nossa vida.

O corpo e o sangue são a expressão da pessoa inteira, com toda a sua vida, com toda a sua história, com todo o seu infinito amor, (…) até a morte na cruz, amor eternizado na ressurreição. (…)

Jesus deixa-nos o dom mais admirável e impensável, o dom da sua presença real, do seu amor infinito e redentor que só ele pode fazer enquanto ressuscitado, para permanecer conosco para sempre, um alimento que nos dá vida verdadeira e eterna.”disse dom António.

Ao tratar sobre como recebemos a hóstia, o bispo emérito explica o significado que tem para nossa vida.

“Quando eu comungo, como é que eu respondo?

Eu respondo ‘amém’, esta resposta é mais do que um simples ‘acredito na presença real’, é também um compromisso que diz ‘sim’ ao senhor: quero receber te com todo o meu coração, quero que entres na minha vida, quero viver do teu amor, quero seguir os teus passos, quero colaborar contigo por um mundo melhor”explicou dom António.

O Representante do Pontífice também falou sobre a importância do Evangelho reverberar em nossa vida e em nossa sociedade e abordou o exemplo vivo que Francisco é de fraternidade, fator fundamental para construirmos o sonho de Deus para toda a humanidade.

Ao final da celebração, foi feita uma procissão com o Santíssimo Sacramento, saindo do Marco Zero e indo até o Pátio da Basílica do Carmo.

Gesto Concreto do 18º Congresso Eucarístico Nacional

Às 9h da manhã desta terça-feira, 15 de novembro, foi inaugurada a Casa do Pão, que marca o 18º CEN. O espaço será destinado ao apoio a parcela da população que mais precisa.

A inauguração contou com o pronunciamento do legado pontifício, dom António Marto, e de dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife.

Nosso bispo, Dom Edmilson, participou ativamente do Congresso realizando algumas celebrações e motivando a cada um com suas orações e preces.

Fonte: Portal A12

Confira algumas fotos do congresso enviadas pessoalmente por nosso Bispo em cada momento do Congresso:

18º Congresso Eucarístico - Recife-PE