"O Senhor fez em mim Maravilhas" (Lc 1,49)

Vamos no Encontro da Leitura Orante?

É provável que você já tenha ouvido falar ou já tenha sido convidada/o para a Leitura Orante da Palavra de Deus ou Lectio Divina!

Lectio Divina quer dizer leitura divina. Outros traduzem leitura orante. Ela indica a prática de leitura que os cristãos fazem da Bíblia para alimentar a sua fé, sua esperança, o seu amor e compromisso.

A Dei Verbum (Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II sobre a Revelação Divina) afirma que “a Lectio Divina é tão antiga quanto a própria Igreja, que vive da Palavra de Deus e dela depende como a água de sua fonte (DV, n. 07.20.21). É a leitura crente e orante da Palavra de Deus, feita a partir da fé em Jesus, que disse: “O Espírito vos recordará tudo o que eu disse e vos introduzirá na verdade plena” (Jo 14,26).

A expressão Lectio Divina vem de Orígenes (+253). Ele diz que, para ler a Bíblia com proveito, é necessário um esforço de atenção e de assiduidade. O monge Guigo (1150) sistematizou a Lectio Divina em quatro degraus, isso no século XII: Leitura, Meditação, Oração e Contemplação. A leitura é o estudo assíduo das Escrituras, feito com espírito atento. A meditação é uma diligente atividade da mente que, com a ajuda da própria razão, procura o conhecimento da verdade oculta. A oração é o impulso fervoroso do coração para Deus, pedindo que afaste os males e conceda as coisas boas. A contemplação é a elevação da mente sobre si mesma que, suspensa em Deus, saboreia as alegrias da doçura eterna”.

O objetivo da Lectio Divina é o objetivo da própria Bíblia: “Comunicar a sabedoria que leva à salvação ela fé em Jesus Cristo” (2Tm 3,16-17); “proporcionar perseverança, consolo e esperança” (Rm 15,4); ajudar-nos a aprender dos erros dos antepassados (cf. 1Cor 10, 6-10).

A Diocese de Guarulhos, sob a orientação do Bispo Dom Edmilson Amador Caetano, tem a alegria de publicar uma série de encontros dedicados à Leitura Orante da Palavra de Deus. Neste ano, o foco será o Ano Santo do Jubileu Ordinário “Peregrinos de Esperança”.

Encontre o livreto que contém os Encontros previstos para fevereiro, maio e junho nas paróquias e nas comunidades. Organize e participe de reuniões com famílias, pastorais, grupos e a comunidade. A Equipe Diocesana da Leitura Orante está disponível para orientar e apoiar encontros de Lectio Divina.

Para aprofundar o assunto visite os Documentos da Igreja no Brasil: Documentos 97 e 111 da CNBB.

Confira e faça a Leitura Orante:

Leitura Orante

 

Celia Soares de Sousa

Cristã leiga e teóloga

NOTÍCIAS E ARTIGOS

‘‘Santificado seja vosso nome’’

Nas reflexões anteriores foram colocadas as disposições essenciais para podermos dizer “Pai Nosso que estais nos céus”. As petições do Pai Nosso estão intimamente relacionadas

Primeira Missa do padre Edson Vitor

No dia 4 de dezembro, a Paróquia Santa Mena recebeu diversos fiéis para a Celebração Eucarística sob a primeira presidência do Padre Edson Vitor. Estavam