Diocese de Guarulhos

SÃO PAULO - BRASIL

“O Senhor fez em mim maravilhas.” (Lc 1,49)

Pesquisar

Solenidade de Corpus Christie movimenta Diocese após dois anos

Após dois anos sem a celebração principal, a Diocese de Guarulhos voltou a receber, de forma normal e presencial, a festa do Corpo e Sangue de Cristo, Corpus Christi.

Com muita emoção e devoção, os fiéis lotaram as Igrejas da Diocese neste último dia 16 de Junho, onde foram celebrada em todas as paróquias a festa do Corpo e Sangue de Cristo, onde se realizaram várias celebrações e a confecção dos tradicionais Tapetes de Corpus Christi pelas ruas da cidade, dando cor ao dia especial para cada um de nós cristãos católicos.

Veja abaixo alguns relados de cada paróquia para este dia especial em nossa Diocese:

 

Catedral:

Festa de Corpus Christi: memorial do corpo e sangue do Senhor na Catedral Nossa Senhora da Conceição dos Guarulhos

Dom Edmilson presidiu  nesta quinta-feira, a missa da Solenidade de  Corpus Christi concelebrada pelos Padres Antônio Bosco e Pe. Fabrício Bezerra.

Neste admirável Sacramento, nos deixastes um memorial de vossa Paixão”. Memorial não é somente uma lembrança, mas atuação da presença  Daquele que nos salvou em seu Mistério Pascal. Lemos como Deus alimentou seu povo com o pão do Céu e fez tantas maravilhas para seu povo.

Durante a missa os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão  fizeram a renovação do compromisso com a Igreja de Jesus de “servir o altar”, e mais sete novos ministros foram designados para auxiliar o sacerdote durante as celebrações . Após a missa Dom Edmilson conduziu Jesus Eucarístico em procissão pelas ruas do centro , até a Igreja do Rosário onde abençoou todos  fiéis.

 

Santo Alberto Magno e Nossa Senhora das Graças:

Nesta quinta-feira, 16, toda a comunidade de Santo Alberto Magno e Nossa Senhora das Graças, juntamente com as demais capelas: Santa Teresa D’Ávilla, São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida, celebrou a Solenidade de Corpus Christi. Nas palavras do Padre César em sua homilia, a Igreja Católica celebra este dia especial como um dos mais sublimes do calendário litúrgico, celebramos a presença real de Jesus Cristo na Hóstia Santa, reconhecendo o grande amor de Deus por nós e demonstramos publicamente nossa fé ao caminharmos em procissão com o Jesus Eucarístico à frente.
 
Após a Santa Missa todo o povo de Deus seguiu em procissão até a Capela Santa Teresa D’Ávilla, entoando cantos, reflexões e orações, onde compartilhamos um breve momento de oração em comunidade e por fim todo o povo recebeu a benção do Santíssimo.
 
 
São Pedro Apóstolo:
 
Celebramos na manhã desta quinta-feira, 16 de junho, na Paróquia São Pedro Apóstolo, Vila Galvão, a SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI, com a santa missa às 08h, presidida pelo nosso pároco Padre Marcelo Dias. E como sacrários vivos do Senhor, acompanhamos Jesus Eucarístico em procissão pelas ruas do nosso bairro.
 
 
Santa Teresinha – Cumbica:

Após 2 anos voltamos a partilhar deste momento lindo e muito esperados pelos nossos irmãos, voltamos as ruas levando alegria e esperança a todos que nos encontravam.

Que Deus possa adentrar no coração de cada um ali presente de corpo físico e virtualmente, que ele nos capacite para mais anos e anos seguindo assim sempre com fé e alegria!

 
Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Jd. América:
 
CORPUS CHRISTI TEM POR OBJETIVO CELEBRAR O MISTÉRIO DA EUCARISTIA , O SACRAMENTO  DO CORPO E SANGUE DE  JESUS.
 
João 6,51-58 —“Eu sou o Pão Vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá eternamente, e o pão que deverei dar pela vida do mundo é a minha carne.
 
A FESTA DE CORPUS CHRISTI ACONTECE SEMPRE 60 DIAS  DEPOIS DO DOMINGO DE PASCOA OU NA QUINTA- FEIRA SEGUINTE  AO DOMINGO DA SANTISSÍMA TRINDADE, EM ALUSÃO Á QUINTA FEIRA SANTA , QUANDO JESUS INSTITUI  O SACRAMENTO DA EUCARISTIA.
 

 

Paróquia Santo Antônio – Pimentas:

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Para honra e glória de Nosso Senhor, celebramos o dia de Corpus Christi! E que graça podermos participar da Santa Missa e após ela, sair pelas ruas anunciando a nossa fé. Um Deus vivo que se fez em corpo e sangue por nós.

Ao levar a Eucaristia pelas ruas e praças, queremos submergir o Pão descido do céu no cotidiano de nossa vida; queremos que, Jesus caminhe onde nós caminhamos, que viva onde vivemos.
Papa Bento XVI.

 
Paróquia São Roque – Pq. Cecap.
 
Após a missa celebrada às 15h no Varejão do Cecap, a comunidade seguiu em procissão pelas ruas do bairro até a Paróquia, onde foi dada a Benção do Santíssimo.
 
 
Santuário São Judas Tadeu – Tibagy:
 
Em uma homenagem aos 50 anos do Santuário São Judas Tadeu, o tapete de Corpus Christi trouxe, em cada desenho, um passo da trajetória da comunidade.
 
O Jubileu de Ouro foi completado em 2020, porém, impedidos pela pandemia de celebrar esse marco, houve a decisão de aproveitar o tapete de Corpus Christi para registrar o momento. Pela primeira vez na história, a procissão acontecerá na celebração das 15h, possibilitando que mais pessoas vejam e participem desse momento de fé e devoção.
 
Ícones como o machado de São Judas Tadeu e as frases expostas na pia batismal e no sacrário do Santuário são exemplos dos desenhos realizados pela comunidade. No centro do tapete, está a mesma pintura retratada no centro do altar do Santuário, em que Jesus nos indica o Caminho, a Verdade e a Vida.
 
 
Santa Luzia – Mikail:
 
Solene procissão de Corpus Christi seguida da Santa Missa celebrada por nosso pároco Padre Marcos José.
 
Que recebendo o Corpo e o Sangue de Cristo possamos ser mais próximos de Deus.
 
 
Santo Antônio – Vila Augusta:

Depois de dois anos com restrições, devido à Covid-19, o Brasil inteiro pode voltar a celebrar nesse ano o dia de Corpus Christi com a presença de todos os fiéis.

E não foi diferente em nossa Diocese, onde todas as paróquias solenizaram esse dia importante para nós, católicos, celebrando o mistério da Eucaristia, isto é, o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, representados pelo pão consagrado (Corpo de Cristo) e pelo vinho (Sangue do Senhor).

E na paróquia Santo Antônio de Vila Augusta, esse dia foi celebrado com muita fé, alegria e emoção, com a presença de muitos fiéis que encheram a paróquia na missa solene ocorrida ás 9h.

E é nessa solenidade em honra ao Corpo do Senhor que ocorre a instituição dos novos ministros e a renovação do compromisso de “servir ao altar” dos ministros atuantes.

E nesse ano, 12 novos ministros foram instituídos na paróquia, que se juntam aos demais ministros nessa missão de servir ao altar do Senhor, auxiliando o padre durante a celebração eucarística, além de atender aos enfermos ou idosos impossibilitados de participar das celebrações, entregando a Santa Comunhão.

Por fim, para manifestar essa fé da Eucaristia, foi realizada a procissão do Santíssimo pelas ruas do bairro, terminando na própria paróquia onde foi dada a benção do Santíssimo Sacramento.

 

Sagrado Coração de Jesus – Santos Dumont:

O Padre Luiz Carlos de Brito, presidiu nesta quinta-feira, dia 16, a Solenidade de Corpus Christi. A celebração foi realizada na Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Santos Dumont, com a participação das cinco Comunidades após dois anos de pandemia.

A Missa contou com a participação fervorosa dos fiéis paroquianos com aproximadamente 500 pessoas. Em sua homilia o padre Luiz exortou sobre a “A fé que não se alimenta é uma fé que se enfraquece e morre”.

A partir da reflexão do evangelho do dia (Lc 9, 11b-17), assinalou que: “Ainda há pessoas que passam fome no Brasil não por falta de alimentos, mas sim pela má distribuição, devido a ganância e corrupção, pois o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo”.

Após a homilia foi realizada a renovação dos Ministros extraordinários da Sagrada Eucaristia e da Palavra.

Durante a procissão com o Santíssimo em torno da Paróquia percebemos a manifestação de fé do povo diante de Jesus Eucarístico.

A missa foi finalizada com a benção do Santíssimo Sacramento.

O Padre Luiz agradeceu a Catequese pela confecção do tapete e dos demais agentes de Pastoral que ali ajudaram para que tudo ocorresse da melhor forma possível.

 

São Francisco de Assis – Uirapuru e 
Capela São José Operário- Jardim Ottawa:

Vivemos o momento mais belo de nossa liturgia, o Corpo e Sangue de Cristo.

Na missa celebrada pelo Pe. Lovatel e Diácono Reinaldo, podemos compreender tamanho amor de Deus por nós e sua infinita misericórdia.

Após a celebração, seguimos em Procissão até a Capela São José Operário para receber a bênção do Santíssimo.

Às 19h30, tivemos outra missa para os fiéis que não puderam estar presente pela manhã.
Finalizando a noite com um belíssimo momento de adoração ao Santíssimo Sacramento.

 
Nossa Senhora de Lourdes:
 
A comunidade de N. Sra. de Lourdes celebrou, nesta 5ª feira, a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.  Os jovens da catequese fizeram o tapete de Corpus Christi no corredor central da igreja e, como gesto concreto da festa do pão e da partilha, toda a comunidade se uniu em prol dos mais necessitados e levaram suas doações de alimentos para o momento das ofertas. Na ocasião, os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão também renovaram  o compromisso de servir ao altar assumido com a igreja de Jesus. Em procissão pelas ruas do bairro, caminhamos rumo à Capela Sagrada Família onde recebemos a bênção do Santíssimo Sacramento.
 
“A Ele a glória, a Ele o louvor, a Ele o domínio, ELE É O SENHOR!”
 
 
Santo Antônio – Gopoúva:
 
 
Nossa Senhora de Guadalupe:
 
Nesta quinta-feira(16/06), nossa igreja celebra a Solenidade de Corpus Christi.
 
A festa de “Corpus Christi” é a celebração em que solenemente a igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão as nossas ruas.
 
A Santa Missa aconteceu na escola Jardim Fortaleza II e logo em seguida saímos em procissão pelas ruas do bairro até a nossa paróquia, onde foi feita a benção do Santíssimo Sacramento aos fiéis.
 
“Da Eucaristia vem a força para viver a vida cristã e o zelo para partilhar essa vida com os outros.” – São João Paulo II
 
 
Nossa Senhora Aparecida – Inocoop:
 
Neste 16/06/2022 quinta-feira de Corpus Christi em Nosso território Paroquial, houve  Missa com a bênção dada a todos os “ministros da Eucarística e da Palavra” seguimos  em procissão  para  Capela de Nossa Senhora Auxiliadora com Jesus exposto pelas ruas do bairro.
 
Por fim  Santa Missa em nossa Paróquia em seguida procissão e benção do Santíssimo na praça ao lado da Matriz.
 
Agradecimento pelos tapetes  confeccionados por nossos jovens do crisma com ajuda da comunidade e outras  pastorais .
 
 
São Paulo Apóstolo – Sarutaiá:
 
“Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca mais terá fome; aquele que crê em mim nunca mais terá sede.”
 
Na manhã de quinta-feira (16), a paróquia São Paulo apóstolo celebrou Santa Missa Campal de CORPUS CHRITI, na praça do Jardim Rossi – Setor Missionário Nossa Senhora da Rosa Mística. Neste dia, aconteceu, ainda, a investidura dos novos Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia.
 
Após a Santa Missa, o Santíssimo Sacramento saiu em procissão até a paróquia São Paulo Apóstolo para a bênção final.
 
 
Confira as fotos das celebrações em cada paróquia:
Solenidade de Corpus Christi 2022

NOTÍCIAS E ARTIGOS