Entre os dias 25 e 27 de julho, todos os vinte e dois diáconos permanentes e esposa vivenciaram um retiro espiritual profundo e enriquecedor. O encontro foi realizado na Vila Santa Mônica – Centro de Convenções em Guarulhos-SP, que proporcionou ambiente propício ao silêncio, à oração e à comunhão fraterna.
O pregador do retiro foi o Padre Edson Vitor da Paróquia Santo Antônio dos Pimentas, conduzindo com grande profundidade, abordou o tema ESPIRITUALIDADE SINODAL PARA O SERVIÇO. Inspirado no caminho que a Igreja tem trilhado sob a luz do Sínodo dos Bispos, Padre Edson convidou os participantes a refletirem sobre o significado de caminhar juntos como povo de Deus, numa atitude constante de escuta, discernimento e corresponsabilidade.
As reflexões enfatizaram que a sinodalidade não é apenas um método, mas um estilo de ser Igreja, que deve permear todas as dimensões da vida eclesial, especialmente o ministério diaconal, que é um serviço à unidade, à caridade e à comunhão. Foi um convite concreto a viver o diaconato como expressão da Igreja que serve, escuta e se coloca a caminho com os mais necessitados. Neste caminho de escuta que nós propomos aos nossos ouvintes, é necessário ter a consciência de que nós é que somos os primeiros ouvintes da mensagem de amor que Deus tem a oferecer a seu povo.
Durante os três dias do retiro, a Liturgia das Horas foi rezada em comunidade, e as Missas diárias foram celebradas com fervor, alimentando espiritualmente os participantes e renovando o compromisso de servir com generosidade e fidelidade. Os momentos de silêncio, meditação e convivência fraterna permitiram um aprofundamento pessoal e comunitário na vivência da vocação diaconal.
A presença da esposa de cada diácono enriqueceu ainda mais o encontro, trazendo a dimensão da vida familiar como base e sustento da missão. Juntos, diácono e esposa partilharam experiências, rezaram e se fortaleceram na caminhada comum. O sacramento do matrimônio também foi enfatizado neste retiro, onde o ambiente familiar deve ser dada a importância do convívio entre o casal e com seus filhos, pois é a primeira missão que o Senhor colocou na vida do diácono permanente.
No domingo, dia 27, o retiro foi solenemente encerrado com a Santa Missa presidida por Dom Edmilson Amador Caetano, bispo diocesano de Guarulhos. Em sua homilia, Dom Edmilson reforçou a importância da espiritualidade e do serviço no ministério diaconal, encorajando todos a perseverarem com alegria e fidelidade na missão recebida.
Este retiro foi uma ocasião privilegiada para reavivar o ardor missionário e o sentido de pertença à Igreja, à luz da espiritualidade sinodal. Cada um dos participantes retornou às suas comunidades mais comprometidos com uma Igreja que caminha unida, serve com alegria e anuncia com esperança o Evangelho de Cristo.
Contribuiram:
Diácono Reinaldo Bonatti – Paróquia São Francisco de Assis – Uirapuru
Diácono Silvio Santos – Paróquia Santo Antônio dos Pimentas
Confira alguns registros do retiro: