Retiro do Clero

“VIDA E MINISTÉRIO DOS PRESBÍTEROS À LUZ DO MAGISTÉRIO DA IGREJA”

Os presbíteros e diáconos da Diocese de Guarulhos participaram do retiro anual e foram convidados pelo pregador a relembrar o ritual e compromissos assumidos no dia de sua ordenação para reacender a chama do primeiro amor em sua missão como diz o papa Francisco: “Os sacerdotes, mais do que homens de estudos, são pastores; não podem nunca se esquecer de Cristo, seu “primeiro amor”, e devem permanecer sempre do seu lado”. 

A semana de espiritualidade aconteceu na Casa de Retiro da Mãe Rainha, três vezes admirável de Schoenstatt em Atibaia – SP. Teve início no dia 25 de junho com a santa missa de abertura presidida por Dom Edmilson Amador Caetano. O pregador deste ano foi Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito da arquidiocese de Mariana- MG. Fez mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma. Especializou-se em Liturgia, pelo Pontifício Instituto Santo Anselmo, também em Roma. Após a devida acolhida e apresentação do arcebispo feita pelo Padre Cristiano Aparecido, representante dos presbíteros, Dom Geraldo anunciou o tema principal do retiro: vida e ministério dos presbíteros à luz do magistério da igreja. A dinâmica de pregação e momentos de deserto marcaram o encontro com Deus, além disso todos dobraram os joelhos para adorar o Santíssimo Sacramento e receberam a absolvição dos pecados através do sacramento da reconciliação. 

Ao término das pregações na manhã(28), Dom Geraldo Lyrio Rocha, acolheu as palavras de gratidão por sua disponibilidade e recebeu uma estola de presente como sinal de carinho da Diocese de Guarulhos. O encerramento do retiro aconteceu com a missa solene do Sagrado Coração de Jesus e oração pela santificação do clero. 

Retiro do Clero 2019

Compartilhe:
Facebook
TWITTER
YOUTUBE
Instagram

Comments are closed.