SÃO PAULO - BRASIL

“O Senhor fez em mim maravilhas.” (Lc 1,49)

SÃO PAULO - BRASIL

"O Senhor fez em mim maravilhas." (Lc 1,49)

Restaurados na Palavra de Deus

“Faça-se mim segundo a Tua Palavra” (Lc 1,38)

Amados, a Palavra de Deus nos restaura e nos dá vida nova. Setembro tem sido ao longo dos anos, desde a década de 70, o mês dedicado a Bíblia. Na Liturgia, na catequese e nas Escolas da Palavra, nossas comunidades têm aprofundado e divulgado o bom hábito de ler e rezar a Palavra de Deus. Nossa Diocese promoveu em julho deste ano uma semana inteira de aprofundamento da Palavra de Deus. E teremos no próximo ano a continuidade deste tema na semana diocesana de formação. Ao celebrar o Mês da Bíblia, a Igreja nos convida a conhecer mais a fundo a Palavra de Deus, a amá-la cada vez mais e a fazer dela, a cada dia, uma leitura meditada e rezada. Se queremos ser discípulos e missionários de Jesus Cristo é indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Sagrada Escritura.

“A Palavra de Deu é luz e lâmpada para o caminho” (Salmo 119,105); “ela é como a chuva que cai na terra e a fecunda, gerando vida” (Is 55,11-12); ela é a boa semente que cai no terreno bom e produz muito fruto (conf. Mc 4,3-9). “ela é viva e eficaz, mais penetrante que uma espada(Hb 4,12); ela é “inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver” (2 Tm 3,16). Nós estamos em uma época maravilhosa na qual a Palavra de Deus está sendo anunciada e colocada no alto, para iluminar a nossa vida e a nossas famílias. Nós estamos vivendo essa graça! Jesus afirma: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba!” (Jo 7,37-38). “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo” (são Jerônimo)

O Papa Francisco diz que: “É importante recordar que o Espírito Santo, o Vivificador, gosta de agir através da Escritura. Com efeito, a Palavra transmite ao mundo o sopro de Deus, infunde no coração o calor do Senhor. É necessário o Espírito Santo para que a Bíblia arda no coração e se torne viva. Mas a Bíblia não é uma bonita coletânea de livros sagrados a estudar, é Palavra de vida a semear, dádiva que o Ressuscitado pede para acolher e distribuir, a fim de que haja vida no seu nome (cf. Jo 20, 31).”

Neste mês de setembro, também merece enfoque  pastoral, a 10ª Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida: “Rumo a casa da Mãe”. Nossas paróquias celebrarão este grande dia da diocese reunindo todo o povo de Deus da Diocese de Guarulhos. Neste Dia de Ação de Graças levamos aos pés da Mãe Aparecida nossos trabalhos pastorais e nossas famílias. Roguemos a Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa, para que inspirados e movidos pela Palavra de Deus, testemunhemos no mundo o Reino de Deus.

Coragem!

Pe. Marcelo Dias Soares

Coordenador Diocesano de Pastoral

NOTÍCIAS E ARTIGOS