Caríssimos leitores e leitoras, nesta edição do mês de setembro, a busca de novos conhecimentos sobre a Sagrada Escritura é a chave principal de leitura a convite do profeta Daniel. Essa busca se dá através da Semana Bíblica, dos grupos de reflexão, da Escola da Palavra, pelas redes sociais e de tantos outros métodos desenvolvidos nas paróquias e dioceses.
O importante é saber que essa busca deve ser permanente e quanto mais conheço muito mais tenho a conhecer sobre a Sagrada Escritura. Só peço um favor a você caríssimo(a) leitor e leitora, procure não se acomodar achando que a Bíblia se resume ao salmo 23, 50 ou 91 e algumas passagens bem conhecidas, mas seja determinado e perseverante em combater as dificuldades de compreensão devido gênero literário e linguagem não comum ao cotidiano.
A exortação apostólica pós-sinodal afirma: “A Palavra divina ilumina a existência humana e leva as consciências a reverem em profundidade a própria vida, porque toda a história da humanidade está sob o juízo de Deus:
“Quando o Filho do Homem vier na sua glória, acompanhado por todos os seus anjos, sentar-Se-á, então, no seu trono de glória. Perante Ele reunir-se-ão todas as nações (Mt 25,31-32).
No nosso tempo, detemo-nos muitas vezes superficialmente no valor do instante que passa, como se fosse irrelevante para o futuro. Diversamente, o Evangelho recorda-nos que cada momento da nossa existência é importante e deve ser vivido intensamente, sabendo que cada um deverá prestar contas da própria vida. É a própria Palavra de Deus que nos recorda a necessidade do nosso compromisso no mundo e a nossa responsabilidade diante de Cristo, Senhor da História.” (Verbum Domini 99).
A linha editorial da Revista Diocesana que chega na palma das suas mãos todos os meses de maneira virtual têm como finalidade promover reflexões e propagar notícias sempre iluminadas e impulsionadas pela Palavra de Deus, como por exemplo os artigos desta edição: O caminho de implantação do Sínodo na Igreja; a necessidade da busca do sacramento da reconciliação; a prática da compaixão diante da dimensão humana do sacerdote e os momentos de crise existencial; a elaboração de projetos socias e o compromisso de participação ativa na vida política da sociedade, promovendo o bem comum para todos; celebrar a diversidade dos carismas através de um grito de Viva a Vida, através da juventude que é o amanhã da no mundo e precisa tomar cuidado com a armadilha da promoção de uma autoestima sem a autocompaixão.
Desejo uma excelente leitura e não esqueça de curtir e compartilhar cada artigo com seus grupos diversos de convivência e de maneira particular com aqueles que não frequentam instituições religiosas e precisam conhecer as ações iluminadas pela Palavra de Deus e assumida pela Igreja no mundo.
Boa leitura e compartilhe!
Pe. Marcos Vinicius Clementino
Jornalista e Diretor Geral


