SÃO PAULO - BRASIL

“O Senhor fez em mim maravilhas.” (Lc 1,49)

SÃO PAULO - BRASIL

"O Senhor fez em mim maravilhas." (Lc 1,49)

Ouvir os clamores através das provocações Eclesiais e Sociais do Mundo

Caríssimos irmãos e irmãs, somos provocados nesta edição a refletirmos sobre as nossas atitudes no mundo diante das diversas realidades e necessidades. É urgente a revisão de vida pessoal eclesial a partir dos alertas do Espírito Santo.

A provocação vem através da Mensagem do Papa Francisco para o VIII Dia Mundial dos Pobres, que ressalta a urgência de ouvirmos o clamor dos pobres. O mesmo mensageiro que é o Papa Francisco nos provoca na homilia de encerramento do Sínodo dos Bispos diante da Cátedra de Pedro, demostrando a continuidade da história e as diversas formas de agir conforme os sinais dos tempos no mundo. Podemos afirmar diante destas provocações que: Ouvir o clamor do pobre é fortalecer a proposta de que não precisamos de uma sentada e desistente, mas de uma Igreja que acolhe o grito do mundo e suja as mãos para servir ao Senhor. Concretamente na Diocese de Guarulhos é urgente escutar o clamor das pastorais sociais pelo aumento dos agentes de pastorais, por mais apoio financeiro e por mais abertura de diálogo entre Igreja e os poderes executivo e legislativo do município de Guarulhos.

Outra provocação nasce do artigo Voz do Pastor escrito por Dom Edmilson, sobre a necessidade da prática da oração que o Senhor nos ensinou, de modo especial este mês sobre o trecho Santificado seja o vosso nome. Não basta apenas conhecer a bela oração, mas torná-la concreta na vida pessoal e comunitária. Para responder as provocações é necessário citar e valorizar os bons exemplos motivando a tantos outros como fez o Papa Francisco ao nomear Dom Jaime para ser cardeal da Igreja no Brasil, quanto carinho e reconhecimento do santo padre para com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, enquanto tantos influenciados digitais e na Igreja negam e propagam a desvalorização da CNBB, o sucessor de Pedro reconhece o belo trabalho de ação evangelizadora realizado nesta maravilhosa terra de Santa Cruz.

Outro lindo exemplo é a presença do Padre Salvador em terras brasileiras de modo específico em Mato Grosso, nos ensinando de fato que a missão é uma grande escola. Na formação permanente do clero, também houve provocação para que os padres possam sempre melhor conhecer a Sagrada Escritura e preparar as pregações conhecendo e adaptando suas palavras ao público que o escuta como os Ricos, Pobres, Alegres, Tristes, Pacíficos, Iracundos, Sábios, Simples, Audazes, Tímidos, Pacientes, Impacientes, Sadios, Enfermos, Governantes, Subordinados, Intemperantes, Sóbrios, Humildes e Soberbos. Muito bom poder ser uma Igreja atenta aos sinais dos tempos e aos fiéis de cada tempo na história. Além das questões eclesiais somos provocados a saber envelhecer com os ensinamentos do psicólogo Romildo. Saber ouvir o clamor dos idosos para que vivam bem e clamar aos jovens para que se cuidem afim de também envelhecerem bem. Enfim, espero que todas essas provocações sejam motivos de reflexão e motive nossa participação nos tríduos e cerimônia de ordenação sacerdotal; na abertura da novena de natal nas Foranias; na participem da Festa da Imaculada Conceição, padroeira Diocesana e na Campanha para a Evangelização 2024.

Boa leitura e não esqueça de ler, curtir e compartilhar!

 

Padre Marcos Vinicius Clementino

Jornalista e Diretor Geral

NOTÍCIAS E ARTIGOS