O Amor de Deus por nós!

“Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele quem nos amou e enviou-nos o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados.” (1Jo 4,10)

A manifestação do amor de Deus é patente em vários aspectos na vida humana. O chamado de Deus a nós, vocacionados, é uma manifestação especial. É gratuidade. É graça.

Se cada um de nós, chamados a estar (no) e ser Povo de Deus, pensasse seriamente nas próprias tendências, más inclinações, paixões etc., veria que não possui méritos pessoais para fazer parte de tão grande missão do amor de Deus no mundo. Deus nos amou por primeiro.

Se cada um de nós, chamados a estar (no) e ser Povo de Deus, olhasse ao redor e, sinceramente, comprovasse que temos semelhantes, nas tendências e inclinações, bem mais virtuosos que nós e que não foram vocacionados a estar (no) e ser Povo de Deus, descobriríamos o mistério da eleição de Deus por nós: Graça.

Se cada um de nós, chamados a estar (no) e ser Povo de Deus, não olhasse a própria existência como algo coincidente e natural, ou seja, dizendo “estou na Igreja pois assim quis, pois nasci numa família católica…”, descobriria que, ainda que não tenhamos elementos para dizer qual o motivo da eleição de Deus sobre nós, somos escolhidos, e na gratuidade, louvaria a Deus por esta escolha e a luz que ela nos dá. Não somos melhores que os nossos semelhantes, é verdade. No entanto, somos portadores de um chamado, de uma graça que somente Deus sabe o porquê. “Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar.” (cf. Mt 25)

Se cada um de nós, vocacionados a estar (no) e ser Povo de Deus, refletisse e contemplasse a grandeza do amor Deus, que “não precisando” nos amar, prefere amar, porque Ele é amor e manifesta seu amor à humanidade por ele criada, numa dimensão redentora que, aos olhos humanos, chega a ser escandalosa, – pois “quando éramos fracos Cristo morreu pelos ímpios…a prova que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando ainda éramos pecadores.”(cf. Rm 5,6.8),  – sentiria o coração traspassado, como os ouvintes da primeira pregação da Igreja, no dia de Pentecostes. (cf. At 2)

Se cada um de nós, chamados a estar (no) e ser Povo de Deus, fosse sincero consigo mesmo, reconhecesse os próprios pecados e infidelidades, contemplaria a fidelidade de Deus, vendo que as promessas dele são mantidas, não obstante nossos inúmeros pecados e infidelidades. Quem ainda tem mais tempo de vida (idade), se for sincero consigo mesmo, verificará que somos mantidos neste Povo santo por fidelidade dele, e assim, será mais penetrado da certeza de que a vocação é Graça.

Quando cada um de nós, chamados a estar (no) e ser Povo de Deus, for penetrado pela certeza de amor e eleição (Graça) não poderá deixar de concluir que, apesar de não podermos explicitar o porquê da eleição de Deus sobre nós, podemos explicitar a finalidade, o para que fomos chamados e escolhidos: tornar o amor de Deus por toda a humanidade, presente e vivente no coração das pessoas, manifestado na obra redentora de Jesus Cristo. É a missão.

Quando cada um de nós, chamados a estar (no) e ser Povo de Deus, contemplar verdadeiramente o amor e eleição de Deus por nós, não exercerá a missão de ser Povo de Deus, como se estivesse simplesmente ajudando a Igreja, fazendo um favor para o padre ou para o bispo, fazendo obra filantrópica, dando um pouco de seu tempo…A missão é o tempo todo em cada chamado a serviço específico que temos no Povo de Deus. Quando verdadeiramente contemplarmos a grandeza da eleição e do chamado, diremos como Paulo: “o amor de Cristo nos impele, quando consideramos que um só morreu por todos…a fim de que aqueles que vivem não vivam mais para si, mas por aquele que morreu e ressuscitou por eles…Ai de mim se não anunciar o Evangelho.” (cf. 2Cor 5,14-15; 9,16)

Dom Edmilson Amador Caetano, O.Cist. – Bispo diocesano