“Nascido de uma mulher” (Gl 4,4)

Amados, dedicamos o mês de maio à Maria, a Mãe de Jesus. “Nascido de uma mulher e sujeito a lei” (Gl 4,4), em que Jesus se fez semelhante a nós, exceto no pecado (conf. Hb 4,15). Redemos graças ao Senhor que escolheu Maria, a cheia da graça (conf. Lc 1,28), e que quis contar com o sim de Maria para realizar a nossa salvação.

Assim, Ela é a medianeira de todas as graças e por isso recorremos a sua intercessão maternal junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo na liturgia e nas piedades populares. E neste mês, teremos em nossa Diocese a realização de várias atividades dedicadas a Nossa Senhora nas paróquias.

Também em enfoque pastoral, quero aqui registrar a alegria do povo de Deus no ultimo mês, por celebrar a Semana Santa, retomando a celebrações com a presença do povo e fazendo procissões. Além disso, retomamos as atividades pastorais com a presença do povo neste inicio de ano. Graças redemos ao Senhor que sustentou o seu povo através das orações e liturgias online, mas também pelo Santo Rosário rezado nas famílias e que neste mês de maio retoma o santo terço em pequenos grupos de nossas paróquias.

Em maio destaco pastoralmente a festa de Nossa Senhora das Vocações, em que serão instituídos no ministério de leitor 9 seminaristas e também se abrirá os festejos do jubileu de 25 anos do seminário diocesano do Lavras.

Reforço também acerca da importância de responder individual ou em grupos o questionário do Sínodo dos Bispos de 2023. Eles são encontrados no Site de nossa diocese. Além do questionário voltado para os membros da Igreja, temos ainda o questionário para a sociedade. Peço que todos se empenhem para responder e levar para as pessoas que não são da Igreja a responder também.

Roguemos a Santa Mãe de Deus pelos diversos trabalhos pastorais realizados em nossa Diocese e também por todos sacerdotes em sua missão na Igreja e no mundo.

Pe. Marcelo Dias SoaresCoordenador Diocesano de Pastoral