Missas da Pastoral Afro-Brasileira da Diocese em Maio

O mês de maio é de uma reflexão importante para o povo afrodescendente, pois foi no dia 13 de maio de 1888 que foi assinada no Brasil a Lei Áurea, que aboliu em nosso país a escravidão.

Em memória da luta de seus antepassados, a PAB – Pastoral Afro-brasileira de nossa diocese, realizou três missas no Rito Romano Inculturada e Adaptada ao Estilo Afro-brasileiro, cada qual feita por seu grupo de base. No dia 14 de maio foram realizadas duas missas: uma na Paróquia Sagrada Família do Carmela pelos Filhos de São Benedito, e outra na Capela Santa Edwiges do Paraventi pelos Filhos de Mariama. As missas foram celebradas pelo padre Fábio, da Diocese de Mogi das Cruzes e que contou com a presença da rainha e do rei da Irmandade do Rosário dos Homens Pretos e São Benedito da Penha, e pelo padre Valdocir Raphael, assessor diocesano da PAB e vigário, respectivamente. Já a missa do dia 15 de maio foi realizada na Paróquia Santo Alberto Magno e Nossa Senhora das Graças pelos Filhos de Maria, celebrada pelo pároco local padre Cesar.

Muita alegria, cores, reflexão e fé marcaram esse final de semana em nossa diocese com essas 3 celebrações. Para esse mês de junho, teremos mais uma missa no Rito Romano Inculturada e Adaptada ao Estilo Afro-brasileiro, que será realizada na Capela Nossa Senhora do Carmo, pertencente a Paróquia São Judas Tadeu – Jardim Alice, sendo realizada pelos Herdeiros de Nhá Chica na festa litúrgica da beata que leva o nome do grupo, no dia 14, as 19:30.

Axé!

Por Orlando Junior