MISSA DA SOLENIDADE DA ANUNCIAÇÃO DO SENHOR

Os fiéis da cidade de Guarulhos, estiveram reunidos na Catedral Nossa Senhora da Conceição, no dia 25 de março às 15h para participar da missa solene da Anunciação do Senhor e Ato de Consagração da humanidade, de modo particular da Rússia e Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, presidida por Dom Edmilson Amador Caetano e concelebrada por vários sacerdotes. A convocação diocesana é motivada pelo Papa Francisco que na Basílica de São Pedro disse: “Em união com os Bispos e os fiéis do mundo inteiro, desejo solenemente levar ao Imaculado Coração de Maria tudo o que estamos vivendo: renovar-Lhe a consagração da Igreja e da humanidade inteira e consagrar-Lhe de modo particular o povo ucraniano e o povo russo, que, com afeto filial, a veneram como Mãe. Não se trata duma fórmula mágica, mas dum ato espiritual. É o gesto da entrega plena dos filhos que, na tribulação desta guerra cruel e insensata que ameaça o mundo, recorrem à Mãe, lançando no seu Coração medo e sofrimento, entregando-se a si mesmos. É colocar naquele Coração límpido, incontaminado, onde Deus se espelha, os bens preciosos da fraternidade e da paz, tudo o temos e somos, para que seja Ela – a Mãe que o Senhor nos deu – a proteger-nos e guardar-nos.

Dos lábios de Maria brotou a frase mais bela que o Anjo pudesse referir a Deus: ”Faça-se em Mim segundo a tua palavra”.

“Esta aceitação por parte de Nossa Senhora não é uma aceitação passiva nem resignada, mas o desejo vivo de aderir a Deus, que tem ”desígnios de paz e não de desgraça”. É a participação mais íntima no seu plano de paz para o mundo. Consagramo-nos a Maria para entrar neste plano, para nos colocarmos à inteira disposição dos desígnios de Deus. A Mãe de Deus, depois de ter dito o seu sim, empreendeu uma longa viagem subindo até uma região montanhosa para visitar a prima grávida. Hoje, que Ela tome pela mão o nosso caminho e o guie, através das veredas íngremes e cansativas da fraternidade e do diálogo, pela senda da paz”,

concluiu o Papa.

Confira algumas fotos da consagração em nossa Diocese:

Missa Anunciação do Senhor e Consagração da Rússia e Ucrânia à Nossa Senhora