“Fortalecendo Laços Familiares”: Tema Central da Semana Nacional da Família 2023

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) selecionou o lema “Família, fonte de vocações” para guiar a Semana Nacional da Família de 2023, que ocorrerá de 13 a 19 de agosto. Este tema coincide com o enfoque do 13º Simpósio Nacional das Famílias e está em harmonia com o 3º Ano Vocacional no Brasil, uma celebração que se estenderá até novembro deste ano com o objetivo de incentivar a reflexão, a oração e a promoção das vocações em todo o país. Nesse contexto, o subsídio “Hora da Família” é oferecido como suporte para direcionar as atividades da semana.

O Padre Crispim Guimarães, Secretário Executivo da CNPF, enfatiza a importância de cultivar as vocações nas famílias: “Cada família deve proporcionar a seus membros a oportunidade de descobrir o chamado que Deus, em Seu amor infinito, depositou profundamente em seus corações, sendo essa a única fonte de uma vida verdadeiramente plena. Aqueles que não reconhecem suas vocações jamais conhecerão a alegria e realização plenas de seus corações”.

O lema escolhido também remete ao Ano Vocacional, trazendo à mente a passagem bíblica do Evangelho de São Lucas: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

Padre Crispim destaca que o tema do ano anterior, “Amor familiar, vocação e caminho de santidade”, serviu como introdução ao que está sendo proposto para a experiência vivida agora pela Pastoral Familiar, comunidades, grupos de movimentos e famílias.

“É fundamental que as famílias se preocupem com as carreiras profissionais de seus membros, mas antes disso, é vital que se concentrem na vontade de Deus para cada indivíduo na família. Oferecer um ambiente onde especialmente as crianças e jovens possam discernir o chamado de Deus, seja para o Matrimônio, o Sacerdócio, a vida religiosa, entre outros, é algo que Deus realiza, e ninguém tem o direito de intervir nesse processo, apenas de facilitar sua descoberta”, destaca.

Ao longo da Semana Nacional da Família, uma variedade de atividades será realizada em todo o país, adaptadas à criatividade pastoral e à realidade de grupos, famílias, comunidades e dioceses. A Pastoral Familiar disponibiliza o subsídio especial “Hora da Família”, contendo roteiros de encontros para cada dia da semana, além de sugestões para a celebração do Dia dos Pais.

Fonte: Portal cnbbsul1.org.br