Diocese de Guarulhos

SÃO PAULO - BRASIL

“O Senhor fez em mim maravilhas.” (Lc 1,49)

Pesquisar

Formação e Celebração marcam atividades da Pastoral Afro-Brasileira na Diocese

Desde 2019 não haviam formações da PAB (Pastoral Afro-Brasileira) de forma presencial. No sábado (06/05), houve um encontro diocesano após 4 anos de pausas devido à pandemia do Covid-19.
Na formação, que contou com a presença do Psicólogo Dr. Márcio Moreira e da Professora Ms. Jandira Costa. A formação foi pautada na descolonização, memória história e fortalecimento de espaços e relacionamentos interculturais.
O evento contou com a presença dos padres Valdocir Raphael e Jair Costa, coordenadores e agentes dos grupos Filhos de Maria, Filhos de Mariana, Filhos de São Benedito e Herdeiros de Nhá Chica.
 
 

10 Anos da Beatificação de Nhá Chica

 
Os Herdeiros de Nhá Chica realizaram dia 05 de maio, celebração de rito romano inculturado e adaptado ao estilo afro-brasileiro. A santa missa foi presidida pelo Padre José Paulo e ocorreu na Capela Nossa Senhora do Carmo, território paroquial pertencente à Paróquia São Judas Tadeu – Jd. Alice.
A celebração foi em ação de graças aos 10 anos da beatificação de Francisca Paula de Jesus, a Nhá Chica, patrona do grupo e a primeira beata negra do Brasil, que ocorreu um dia antes, dia 04 de maio. A entrada da Palavra trouxe a Sagrada Escritura e alimentos, fazendo referência a assistência que a beata sempre deu aos mais pobres, assim como a meditação das leituras dos Atos dos Apóstolos no decorrer da semana.
A celebração, com muita dança, cor e alegria, fez a abertura das missas inculturadas do mês de maio, que ocorrerão dia 13, na Paróquia Sagrada Família do Carmela e dia 14, na Paróquia Santo Alberto Magno e Nossa Senhora das Graças, pelos grupos da Pastoral Afro-Brasileira Filhos de São Benedito e Filhos de Maria respectivamente.
 
Axé!
 
 
Por Ellen Oliveira
Pastoral Afro-Brasileira

NOTÍCIAS E ARTIGOS

Admissão às Ordens Sacras – Seminário

O  Seminário Diocesano Imaculada Conceição, Lavras, realizou  na manhã do sábado, 05 de março, a Admissão às Ordens Sacras dos Seminaristas: Ailton Francisco Correia Filho,