TEMA:

Dicas para a semana nacional da família

Confira dicas para a Semana Nacional da Família 2022

Dividido em sete encontros e uma celebração específica para o dia dos pais, o material conta com subsídios e dicas para preparar este momento, inclusive com a participação das crianças. A Semana Nacional da Família 2022 tem como tema “Amor familiar, vocação e caminho de santidade!”, em sintonia com o X Encontro Mundial das Famílias convocado pelo Papa Francisco e o XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, marcado para o final de agosto em Governador Celso Ramos (SC). Os encontros começam a ser celebrados no dia 14 de agosto.

Confira os temas propostos para este ano e as dicas:

1º Encontro – “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus”
– Para as crianças: Imprimir dois desenhos para pintar com personagens pobres e ricos e pedir às crianças para – ao pintarem – descrever o que pensam sobre eles. Um adulto fala às crianças sobre o valor da pobreza de espírito.

2º Encontro – “Felizes os mansos, porque possuirão a terra”
– Dica: Providenciar uma imagem de Jesus Misericordioso, a Bíblia e, se possível, fotos de revistas ou jornais que apresentem pessoas chorando.
– Para as crianças: Em dupla, as crianças, frente a frente, serão uma o espelho da outra. O “espelho” deve repetir todos os movimentos da outra e ver como é bom repetir atitudes de mansidão e como é ruim sentir ódio ou ser odiado. Se tiver várias crianças, troque as duplas de maneira que todos tenham sido também espelhos.

3º Encontro – “Felizes os que choram, porque serão consolados”
– Dica: Providenciar a Bíblia, uma vela, uma foto de um bebê chorando nos braços do pai ou da mãe.
– Para as crianças: Ler a passagem Jo 11,31-37 e pedir para as crianças desenharem a percepção sobre a atitude de Jesus.

4º Encontro – “Felizes as famílias misericordiosas, com fome e sede de justiça”
– Dica: Preparar fotos de pessoas alimentando famintos, de pessoas que se destacaram pelo serviço da caridade, a Bíblia e uma vela.

5º Encontro – “Felizes os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia”
– Dica: Realizar o encontro, se presencial, diante de um quadro ou imagem de Jesus misericordioso, reunindo ainda fotos com cenas de pessoas ajudando outras pessoas necessitadas no cotidiano ou em casos específicos, como na pandemia, guerras etc. Ainda, fotos de pessoas felizes e se abraçando. Se for no formato virtual, quem for organizar o encontro poderia preparar uma apresentação projetando essas imagens, lembrando sempre da figura de Jesus Misericordioso e do bom samaritano. Lembramos neste encontro também do jovem Beato Carlo Acutis, então, se for possível, providenciar uma foto sua.

6º Encontro – “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus”
– Dica: Preparar a Bíblia, uma vela, fotos de crianças das próprias famílias, de idosos, dos Beatos Chiara Luce e Carlos Acutis.
– Para as crianças: Levar alguns desenhos de coração, sem pintar. Falar dos puros e impuros de coração às crianças e pedir que dentro do desenho escrevam ou desenhem atos puros e fora do desenho escrevam os atos impuros.

7º Encontro – “Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!”
– Dica: Deve ser preparado pela família: pais, filhos e quem mais morar na casa. Se desejar, colocar em destaque uma imagem da Sagrada Família ou outro Santo de devoção da família acolhedora que promove o encontro e recebe outras famílias em sua casa. Neste dia, seria muito bom também trazer e expor porta-retratos com os filhos dos participantes.

Dia dos Pais: Educador para a santidade
– Dica: Providenciar imagem de São José, fotos de figuras masculinas que representam a paternidade: pai e avôs, a Bíblia e uma vela.

Semana nacional da família na diocese

A Semana Nacional da Família vai acontecer entre os dias 14 e 20 de Agosto de 2022 em nossa Diocese e a Missa de Abertura acontece no Sábado, 13 de Agosto, celebrada por nosso Bispo, Dom Edmilson.

Confira o Cartaz Oficial da Semana Nacional da Família em nossa Diocese: