Encontro Diocesano da CEBs

Aconteceu no último dia 27 de Maio na Capela São José (Bom Clima) o encontro diocesano da CEBs, uma tarde marcada por partilha e questionamentos sobre os direitos e a participação na vida social e política de cada pessoa nas diversas camadas da sociedade, além de um momento de espiritualidade fazendo memoria a grandes acontecimentos na sociedade brasileira e mundial de pessoas que se tornaram verdadeiros mártires, doando sua própria vida em defesa dos direitos das classes menos favorecidas.

O encontro contou com a participação da equipe diocesana da CEBs, padre Tarcísio assessor das Pastorais Sociais, padre Valdocir representante da Pastoral Afro, além de representantes das diversas paróquias que atuam em defesa de uma sociedade mais justa e menos excludente.

Contextualização histórica das CEBs, tomando como princípio as primeiras comunidades apostólicas e como fora se perdendo esse jeito de ser Igreja no decorrer dos tempos. Assim, o Concilio Vaticano II, com a preocupação de buscar novos meios para a Evangelização respeitando as Culturas de todos os povos no seu jeito de ser e agir, as Igrejas latino-americanas, principalmente a brasileira, conseguiram atender a esse apelo conciliar e a CEBs se tornou um modelo admirado por toda Igreja.

CEBs “Um jeito novo e eficaz de ser Igreja”:

Comunidade é aquela que põe tudo em comum, partilha, busca o melhor não para sí, más para todos, ou seja, o bem comum.

Eclesial é aquela que está unida à Igreja de Cristo, que celebra junto, buscando a glorificação de Deus e a salvação e santificação dos homens.

Base é aquilo que surge a partir do povo, das classes mais excluídas da sociedade, é a Palavra de Deus sendo semeada de baixo para cima na fé e esperança.

A CEBs em seu campo de missão atua na sociedade como “fermento, sal e luz no mundo”, quebrando as barreiras da sociedade, indo ao encontro do outro, valorizando a cultura de cada povo, buscando integrar todos na comunhão fraterna e no convívio com Deus, de maneira que as pessoas se tornem livres, dinâmicas e conscientes de seus direitos e deveres como cidadão e como membros da Igreja.

Falou-se dos intereclesiais, o que são e qual sua importância na Igreja brasileira, onde pessoas de todo Brasil se encontram para a luz da Palavra de Deus e de suas experiencias pessoais e locais, vivendo a união, a organização e a conscientização que nos ajudam a vencer o preconceito racial e a discriminação de tantas classes que aos olhos da sociedade não apresenta nenhum valor.

Ao final do encontro foram apresentados os dois delegados que representarão a Diocese de Guarulhos no intereclesial desse ano que acontecerá nos dias 18 à 22 de julho em Rondonópolis – MT. A senhora Fatima Aparecida dos Anjos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Santos Dumont) e o Diácono Jenivaldo, contamos com a oração de todos para que tenhamos um encontro produtivo e abençoado.

Diác. Jenivaldo Pereira de SouzaAssessor diocesano da CEBs

XI ASSEMBLEIA DIOCESANA DE GUARULHOS

Aconteceu no Sábado, 12 de Março, a XI Assembleia Diocesana de Guarulhos, com o intuito de organizar, reunir e acordar os membros das pastorais, religiosos,