Deus ama quem dá com alegria (2Cor 9,7)

A alegria de se doar preenche o coração do ser humano da presença de Deus, pois “Deus é amor e quem ama está em Deus e Deus permanece nele” (Jo 4,7). Estamos vendo com alegria a resposta do povo de Deus aos diversos trabalhos pastorais na Diocese e nas paróquias, quero aqui destacar a Semana Diocesana de Formação, que este ano teve como tema: “Família, lugar da palavra, da oração e do partir o pão”.

A organização da Semana Diocesana de Formação envolveu padres, religiosas, diáconos, seminaristas, leigos e leigas. Organização, esta que, começou em março deste ano. Em todas as foranias a resposta foi muito boa tanto na organização, quanto na participação do povo de Deus. Estamos vivendo em nossa Diocese o Ano da família, por isso foi muito importante ter como tema a família, que também será a base da novena de Natal deste ano já em preparação.

Em destaque pastoral, neste mês de agosto, quero aqui colocar a Semana Nacional da Família que ocorrerar na terceira semana do mês. E também a celebração do Sínodo dos Bispos na fase diocesana que será no dia 12 de agosto. Nesta celebração de encerramento teremos a apresentação do resultado do questionário respondido pelos diocesanos e sociedade que será a nossa contribuição com o Sínodo dos Bispos em 2023.

Temos muitas dificuldades e desafios a serem enfrentadas até a normalização de nossos trabalhos nas paróquias e na diocese, mas sou testemunha do quanto Deus tem sido bondoso conosco neste retorno “pós” pandemia e quanto o amor de Deus tem sido o motor a impucionar o povo de Deus em nossas paróquias. Bendito seja Deus.

Roguemos a Virgem Maria, que inspire nosso “Sim” a Deus no serviço de evangelização e mais diversos trabalhos pastorais. E rezemos pelos sacerdotes de nossa Diocese e por nosso Bispo Dom Edmilson para que Deus continue abençoando e iluminado o pastoreio. Que Nossa Senhora, Mãe do sacerdotes, guarde todos sob sua proteção.

Pe. Marcelo Dias SoaresCoordenador Diocesano de Pastoral

I Congresso Eucarístico Diocesano

No domingo, 13 de novembro, tivemos a realização do I Congresso Eucarístico Diocesano. O encontro começou com a concentração dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão