Diocese de Guarulhos

SÃO PAULO - BRASIL

“O Senhor fez em mim maravilhas.” (Lc 1,49)

Pesquisar

COMISSÃO EPISCOPAL PARA O LAICATO DA CNBB CONTA COM TRÊS NOVOS ASSESSORES PARA CEB’S, LAICATO E CEFEP

A Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) conta com três novos assessores cujos nomes foram referendados na reunião do Conselho Permanente da entidade que se reuniu de 21 a 23 de novembro. Para o setor de Comunidades Eclesiais de Base (Ceb’s) a escolhida foi a Marilza José Lopes Schuina. Para o setor do Laicato, Célia Soares Souza e para o Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara o escolhido foi Jardel Neves Lopes.

De acordo com o bispo de Araguaína (TO) e presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, dom Giovane Pereira Melo, para a escolha destes novos assessores foi realizada uma consulta prévia da Comissão do Laicato junto aos organismos que a integram com o pedido de indicação de nomes. Passada a primeira fase, a Comissão entrou em contato com as pessoas indicadas. Após a aceitação por parte dos indicados, os nomes foram encaminhados à Secretaria-Geral da CNBB e aprovados pelos bispos do Conselho Permanente.

Ao mesmo tempo que dás as boas vindas aos novos assessores, dom Giovane também expressa gratidão aos três assessores que estão deixando a comissão, o professor Laudelino Augusto dos S. Azevedo, padre Paulo Adolfo e o professor Celso Carias. “Nos últimos oito anos, eles foram uma presença marcante na Conferência e na Comissão para o Laicato. São pessoas que vivem e dão testemunho da sua fé. Fizeram o percurso com muito amor e sentimento de pertença”, disse.

Assessora para o Setor de Comunidades Eclesiais de Base

Marilza José Lopes Schuina – É licenciada em em Pedagogia pela UFMT e especialização em Avaliação Educacional pela mesma universidade. É especialista em Liturgia pela faculdade de Teologia Nossa Senhora Assunção (SP) e está cursando a pós-graduação em Dimensão Social da Fé com ênfase em Doutrina Social da Igreja pela Universidade Católica de Pernambuco. É professora aposentada da rede municipal de ensino de Cuiabá (MT). Foi da equipe de coordenação de Cuiabá e regional das Comunidades Eclesiais de Base (Ceb’s) nos anos 90. Integrou a Ampliada Nacional das Ceb’s. Presidiu o Conselho Nacional do Laicato por dois mandatos de 2013 a 2019. Participou da V Conferência Geral do Conselho Episcopal da América Latina e Caribe, em 2007.

Assessora para o Setor do Laicato

Célia Soares Souza – Cristã leiga, atualmente trabalha na área administrativa de uma Escola particular em São Paulo e reside em Guarulhos (SP). Tem experiência pastoral e na área de Teologia. Com ênfase em Mariologia, Teologia Bíblica, Pastoral e Dogmática, especialmente na formação de cristãs leigas e leigos. É doutoranda em Teologia pela PUC-SP, mestre em Teologia Sistemática pela mesma universidade. Possui graduação em Teologia pela faculdade de Teologia Nossa Senhora Assunção e Geografia pela PUC-SP. É pós-graduada em Doutrina Social da Igreja pela Faculdade João Paulo II (Fajopa) e em Mariologia pela faculdade Dehoniana e Academia Marial de Aparecida. Participou ativamente por 10 anos na Pastoral da Juventude diocesana e regional. É professora de Mariologia, Sagrada Escritura e Eclesiologia na Escola de Ministérios Padre José Fernando de Brito, na diocese de Guarulhos-SP. Atua como assessora na Escola da Palavra, curso bíblico para agentes de pastorais, na forania Aparecida da Diocese de Guarulhos-SP.  Participa na comunidade de base da paróquia Nossa Senhora Aparecida – Cocaia, a serviço do ministério extraordinário da Palavra e da Comunhão. Atua como coordenadora na Comissão Nacional de Formação do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), na atual gestão da presidência do CNLB regional Sul 1 e no CNLB diocesano de Guarulhos. Atua na Equipe de subsídios para a publicação dos Encontros de Leitura Orante da Palavra de Deus (desde 2015). É autora de quatro livros, entre eles “O perfil mariano da Igreja e a participação da mulher na Igreja”, publicado pela Editora Santuário, 2021.

 

Assessor para o Centro Nacional de Fé e Política

Jardel Neves Lopes – Doutorando em Teologia pelo Programa de Pós graduação em Teologia (PPGT-PUCPR). Mestre em Teologia pelo PPGT-PUCPR (2012). Especialista em Fé e Política pela Escola Nacional de Fé e Política (CEFEP) em parceria com o departamento de teologia da PUCRJ (2017). Especialista em Gestão de Projetos pela Escola de Negócios da PUCPR (2015). Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)(2008). Atua como secretário-executivo da Campanha contra a violência no Campo (envolve pastorais e movimentos populares) e assessor político do Coletivo de Incidência Política Compartilhada (envolve pastorais, organismos, redes e movimentos de Igreja). Foi Coordenador Nacional da Pastoral Operária (2015-2022). Foi articulador Regional das Pastorais Sociais do Paraná (2013-2023). Atuou como assessor das CEBs, Pastoral do Povo em situação de Rua, Curso de fé e política para Jovens (na extinta Casa da Juventude do Paraná), Escola de Fé e Política da Arquidiocese de Curitiba. Foi assessor referencial arquidiocesano da Pastoral da Juventude da arquidiocese de Curitiba. É membro da Equipe Executiva da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora (CEPAST-CNBB). É membro do Comitê sobre Trabalho (CEPAST-CNBB). Tem experiência com gestão de projetos (planejamento, execução e avaliação). Realiza assessorias a pastorais, dioceses, regionais e instituições religiosas em temas correlatos à DSI, Pastoral Social, Campanha da Fraternidade, Fé e Política, políticas públicas, planejamento, juventudes, mundo do trabalho e análise de conjuntura.
Fonte: CNBB.org.br

NOTÍCIAS E ARTIGOS