"O Senhor fez em mim maravilhas." (Lc 1,49)

Cantores, bandas, animadores, ministérios

Quando a assembleia litúrgica se reúne para celebrar o Mistério de Cristo, ela precisa de pessoas que desempenhem um papel ministerial, desde a organização do ambiente até a realização ritual, para que aconteça a integração entre presidência e assembleia, presidência e ministros, ministros e assembleia. O Concilio Vaticano II afirmou que a música será sacra quanto mais estiver integrada na liturgia, possibilitou o uso da língua de cada povo e ainda ampliou a utilização de instrumentos na celebração. Várias modalidades de grupos musicais surgiram para atender a esta necessidade. No entanto, com a mesma intensidade com que surgiram muitos grupos de cantores, compositores, bandas, corais e ministérios de música, vieram também as dificuldades de trabalho, falta de integração com a comunidade, de critérios para escolha dos cantos litúrgicos, falta de compreensão do sentido do rito e da liturgia, competição entre grupos e a falta de formação litúrgica e musical. Portanto, independente da denominação que estes grupos recebam, todos precisam ter consciência de sua função ministerial, e que ninguém é mais importante “Se alguém quer ser o primeiro, deverá ser o último, e ser aquele que serve a todos.”87

Ministério, serviço designado por Deus

A palavra ministério requer uma compreensão significativa de “serviço” designado por Deus para uma comunidade específica. Portanto, o ministério na Igreja não pode ser compreendido apenas como uma execução de tarefas ou privilégio de um pequeno grupo, mas como responsabilidade de batizados, imbuídos da graça de Deus, que exercem uma diaconia numa Igreja Ministerial.

A preparação dos membros da equipe de liturgia, e dela também fazem parte os cantores e músicos-instrumentistas, deve ser constante para que o diálogo entre eles aconteça de maneira sóbria e frutuosa. É necessário compreender que os animadores de canto e os instrumentistas fazem parte da assembleia celebrante e não é possível conceber este serviço sem uma conexão com a pastoral litúrgica e a comunidade. As instruções “Musicam Sacram” e “Inter Oecumenici”, ao falar do local dos cantores, definem também sua participação e sua função ministerial.

87 Mc 9,35

“A própria colocação do coro (lugar dos cantores) deve mostrar a sua real natureza e função. Este grupo, especializado ou não, nada mais é do que uma porção da assembleia dos fiéis em cujo nome desempenha um papel litúrgico particular. Seu melhor lugar é próximo à assembleia, não de costas para ela, voltado para o altar, à direita ou à esquerda, em lugar visível e cômodo, fora do presbitério; de modo que os cantores e músicos possam desempenhar bem sua função e mais facilmente ter acesso à mesa eucarística”.88

A execução dos instrumentos torna a participação da assembleia orante e vibrante. Pode criar um ambiente cheio do espírito, preparando o povo celebrante para ouvir e se alimentar da Palavra de Deus. Por isso, a nossa Igreja ainda tem muito a caminhar nesta expectativa. Conforme a maneira como são tocados os instrumentos, pode dificultar a participação, e o povo fica à mercê de pequenos grupos que ignoram a natureza da liturgia e o sentido real da celebração do povo sacerdotal, convocado pelo batismo, que se reúne para louvar e agradecer. Os ruídos na celebração, que vão desde a movimentação agitada da equipe até a altura demasiada do som, também colaboram para que a assembleia e a própria equipe não participem plenamente da celebração. Outros problemas somam-se às questões técnicas de execução e conhecimento litúrgico, como a acústica nas Igrejas, o número exagerado de microfones, má equalização dos instrumentos, a falta de postura da equipe.

O uso adequado da intensidade, timbre, volume, interpretação e dinâmica rítmica ajuda na participação do povo e evidencia o sentido próprio da liturgia. “Aprender a ouvir” é o pri-meiro passo na preparação dos músicos e instrumentistas, para descobrir nos vários instrumen-tos os timbres que melhor se adequam para enaltecer a palavra em cada momento. Dependendo da utilização do timbre ou da intensidade utilizada em cada instrumento, a música pode ajudar ou atrapalhar. Lembrando sempre que a voz tem primazia na liturgia, ação do povo de Deus reunido. Um modo de discernir a altura dos instrumentos é perguntar aos instrumentistas se eles conseguem ouvir a voz do povo como voz principal enquanto tocam. Se não conseguem ouvir o povo, é preciso reduzir o volume dos instrumentos.

A adequada interpretação instrumental requer dos músicos conhecimento do que é pró-prio de cada rito. A maneira de acompanhar um ato penitencial, um salmo responsorial ou um Cordeiro de Deus, é muito diferente do acompanhamento de um “glória”, de um “aleluia” na aclamação ou de um “santo”, pois a natureza ritual entre eles é bem diferente.

A liturgia já está pronta, tudo que precisamos para celebrar bem está nos livros litúrgicos de nossa Igreja. Porém, o que não está pronto, e é preciso acontecer, é abrir o caminho para a ação concreta de Deus junto do seu povo, a cada celebração. O maior desafio está em se preparar bem, para vivenciar, edificar e concretizar através da ação litúrgica e do ritual, a compreensão do Mistério de um Deus que se encarna em nossa história.

88 in FONSECA, 2008, p.22

Caetana Cecília | Pe. Jair Costa

Comissão Diocesana de Liturgia / Música Litúrgica

Vigília Quaresmal 2023