"O Senhor fez em mim maravilhas." (Lc 1,49)

Candidatos à Prefeitura participam de encontro na Diocese de Guarulhos

A Diocese de Guarulhos realizou nesta sexta-feira (13) um Encontro da Pastoral Fé e Política com os candidatos à Prefeitura de Guarulhos. Os prefeituráveis puderam apresentar suas propostas e ouviram sugestões de representantes da Igreja Católica, além do bispo dom Edmilson Amador Caetano. O prefeiturável Márcio Nakashima (PDT) foi o único que não compareceu.

Elói Pietá (Solidariedade) falou que é católico, destacou o papa Francisco como uma inspiração e lembrou os problemas na saúde, no transporte público e na assistência social. Ele falou sobre sua experiência como prefeito, entre 2001 e 2008, e que conseguiu alguns avanços, como ampliação da rede escolar municipal. Ainda fez algumas promessas, como concluir o Hospital da Mulher, construir o Hospital do São João e zerar a fila de creches.

Alencar Santana (PT) disse que começou a participar da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, da Paróquia Santa Mena, e que os ensinamentos da Igreja o ajudaram em sua formação política, que é em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. Ele deu espaço à sua vice, Milene Kobayashi, que é católica, se disse devota de Nossa Senhora, e falou sobre seu trabalho em prol da causa autista. O petista defendeu uma política de planejamento urbano e assistência social.

Waldomiro Ramos (PSB) lembrou de sua trajetória política, disse que teve participação na cessão da área da Cúria Diocesana e de sua relação com dom João Bergese, primeiro bispo de Guarulhos. Ele deu espaço à sua vice, Claudia Papotto (PSB), que é católica, para se apresentar. O candidato prometeu entregar os dois andares faltantes do Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso, construir o Hospital São João e verticalizar o HMU (Hospital Municipal de Urgências).

Jorge Wilson (Republicanos), conhecido como Xerife do Consumidor, prometeu entregar o Hospital da Mulher, os andares faltantes do Hospital dos Pimentas e o Hospital InfantoJuvenil, além de buscar recursos junto ao Governo do Estado para construir o Hospital São João e o Hospital do Câncer. Ele disse que vai zerar a fila de creche e colocar câmeras de reconhecimento facial na cidade.  Xerife também agradeceu o trabalho da Igreja Católica na entrega de alimentos às pessoas necessitadas na pandemia da covid-19.

Lucas Sanches (PP) disse que vai desburocratizar os processos de abertura de igrejas. Ele afirmou que é cristão, contra o aborto e contra a ideologia de gênero. O candidato defendeu a construção de um Centro de Referência do Autismo, reforma de postos de saúde e a construção do CEU Ponte Grande, além de projetos específicos em cada bairro.

Os candidatos receberam um projeto com propostas da Pastoral Fé e Política para a cidade. Dom Edmilson finalizou o encontro ressaltando que a Igreja Católica não se opõe ao poder público, mas quer tocar na dignidade da pessoa humana. Ele pediu abertura de diálogo a quem for eleito e que os perdedores se coloquem à disposição para colaborar em prol da cidade.

Fonte: Site: grudiario.com.br

Confira algumas fotos do encontro com os prefeituráveis:

Encontro com Candidatos a Prefeito de Guarulhos

Uma Igreja Sinodal em Missão

No último dia 28 de outubro foi encerrada a primeira sessão do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade: comunhão participação e missão. No mesmo dia