“Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. (Lc 1,28)

Maio tradicionalmente é dedicado a Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe. O Papa São Paulo VI, na Marialis Cultus, recomenda que maio, o mês mariano, deve procurar sempre ver Maria em relação à história da salvação, ou seja, relacionada com o mistério pascal de Cristo e com o nascimento da Igreja. O Tempo Pascal que vivemos, centralizado no encontro com o Ressuscitado e na espera do dom do Espírito em Pentecostes, serve-nos bem para pôr em prática e desenvolver o que está presente no livro dos Atos dos Apóstolos: a oração da Igreja nascente com Maria (cf. At 1,14).

A ideia de um mês dedicado especificamente a Maria remonta aos tempos barrocos no século XVII. Apesar de nem sempre ter sido celebrado em maio, o mês de Maria incluía trinta exercícios espirituais diários em homenagem à Mãe de Deus. E hoje intensificam-se as orações marianas, sobretudo a reza do Santo Rosário. São Pio de Pietrelcina dizia que “o Santo Rosário é a arma daqueles que querem vencer todas as batalhas” e exortava: “Invoquemos sempre o auxílio de Nossa Senhora”. As formas nas quais Maria é honrada em maio são tão variadas como as pessoas que a honram. Em nossa diocese já existem grupos de terço que se reuniem todos os meses e que se multiplicam neste mês de maio para horar a Virgem Maria.

Podemos dizer que somos uma diocese profundamente Mariana, pois nossa diocese e cidade de Guarulhos tem a Imaculada Conceição como padroeira. E contamos com a presença de 14 paróquias, 34 capelas e nossas 5 foranias sob o patrocínio da Virgem Maria, que expressam nosso amor e devoção. E também com vários movimentos  e atividades pastorais que evangelizam e fortalece o povo na sua fé como os grupos de terços nas casas, a Legião de Maria, grupos de consagração a Nossa Senhora, terços dos homens, cenáculos, etc.

No mês dedicado a Maria também celebramos a cada uma de nossas mães. E é muito interessante que assim o seja porque é como se Maria, com todo um mês de celebrações, fosse o modelo para cada uma de nossas mães. Que Nossa Senhora possa interceder por cada uma dessas mulheres que assumem sua missão maternal com amor e que ela as forme para serem cada vez mais santas mães, espelhando sua própria santidade.

Alegremo-nos com a Bem aventurada Virgem Maria, padroeira de nossa Diocese, que cuida do seu povo e continua a interceder por nós, junto ao seu Filho Jesus. Que as alegrias do Cristo ressuscitado ilumine e fortaleça a todos nós em nossos diversos trabalhos pastorais e sejamos sempre inspirados pelo seu “Sim” a Deus que dissipa nosso medo em servir a Deus no mundo.

Pe. Marcelo Dias Soares

Coordenador Diocesano de Pastoral