"O Senhor fez em mim Maravilhas" (Lc 1,49)

Ser igreja é viver cada proposta e desafio em busca do bem e da paz aqui e agora

Caríssimos irmãos e irmãs, com a graça de Deus iniciamos mais um ano de muitos projetos de comunicação para melhor servir ao Reino de Deus com o anuncio da Boa Nova e sua repercussão. É fundamental que você possa assumir com responsabilidade a missão de ser um(a) propagador(a) deste conteúdo publicado, em primeiro lugar compartilhando está revista nos seus diversos grupos sociais; segundo, enviando as sugestões de pauta e críticas construtivas, e em terceiro lugar enviando conteúdo de reflexão e experiência de fé.

Elaborando essa primeira edição do ano, podemos afirmar que se o ditado popular diz que: “o ano começa depois do carnaval”, para nós o ano começa com o lançamento da Campanha da Fraternidade nas diversas instâncias da Igreja e da sociedade. Por isso está primeira edição da Revista Diocesana é marcada pelo tema da Campanha com sua fundamentação bíblica, teológica e pastoral.

Um tema mais uma vez desafiador por se tratar de uma questão social gravíssima em todo o mundo que é o direito à moradia e as consequências de sua negação. O compromisso deve ser de todos e de cada um, por isso acompanhamos o lançamento nas foranias e na sub-região do estado de São Paulo. Neste momento estamos na fase das reflexões nos diversos grupos e de modo especial através do subsídio CF em Família.

É fundamental perceber que a Igreja vive intensamente todas as propostas ao mesmo tempo por isso nos recorda Dom Edmilson que vivemos também na fase de implementação do Sínodo nas dioceses. Esse processo se dá na reflexão com os diversos membros do Conselho Paroquial de Pastoral que compõe nossas paroquias com a missão de escolher prioridades específicas conforme a realidade paroquial e também de rever o estatuto deste organismo a partir do convite por uma Igreja sinodal.

A caminhada é longa, árdua, porém necessária para alcançar os objetivos do Sínodo, como diz o coordenador diocesano de pastoral, o padre Marcelo Dias: Coragem povo de Deus. Se o Papa Francisco lançou o desafio do Sínodo e o ano da esperança, agora o Papa Leão XIV lançou o ano Franciscano a ser vivida ao longo de 2026. De fato, uma notícia que surpreendeu a todos e até o mesmo, eu acredito, os próprios devotos e filhos de São Franscisco de Assis. Para bem viver este ano Franciscano é muito importante você ler a bula e se informa bem para melhor tomar posse das graças oferecidas nas Igrejas dedicadas a São Francisco de Assis.

Desde já parabenizamos os responsáveis e fiéis destas paróquias e comunidades franciscanas e desejamos muitas graças na partilha da espiritualidade e compromisso do seu padroeiro.

Enfim, desejamos felicidades aos novos seminaristas propedeutas e aos novos diáconos permanentes pelo dom recebido e partilhado.

Que Nossa Senhora das Vocações e São Francisco de Assis, intercedam ao longo de toda a caminhada dos que iniciam e outros que alcançaram um longo caminho percorrido.

Desejo a todos os colaboradores e leitores, paz e bem, aqui e agora!

Padre Marcos Vinicius Clementino

Jornalista e Diretor Geral

NOTÍCIAS E ARTIGOS

Nomeações e Transferências – Novembro 2025

Nomeações para ofícios eclesiásticos  (13 de novembro de 2025)  Dom Edmilson Amador Caetano, O. Cist., após ouvir o Conselho presbiteral, nomeou:  O Revmo. Padre Lucas Kauan Soares da Silva,