"O Senhor fez em mim Maravilhas" (Lc 1,49)

A voz e a presença da mulher na Igreja sinodal

O saudoso Papa Francisco convocou os cristãos católicos a percorrerem um caminho sinodal e o Sínodo da Sinodalidade, para auxiliar a Igreja no mundo a percorrer esse caminho e criar ações efetivas para nos tornarmos uma Igreja Sinodal.

A palavra sinodalidade quer dizer caminhar lado a lado, mas, na prática, não é somente isso, é preciso uma conversão sinodal e compreender que cada leigo é chamado a exercer seu papel em sua comunidade, para juntos, leigos e clero, homens e mulheres, nos tornarmos a verdadeira Igreja de Cristo.

Francisco já havia falado sobre a necessidade de uma Igreja em saída no início de seu pontificado, quando publicou a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, em 2013, um passo importante para a sinodalidade. E, em 2022, na Constituição Apostólica Praedicate Evangelium falou sobre as necessidades da presença de leigos, leigas e mulheres consagradas nas tomadas de decisões da Igreja.

O Sínodo ficou marcado pela participação de mulheres que, pela primeira vez, tiveram direito à voz e ao voto. Esse foi um passo importante nesse caminho sinodal, mas é preciso que todos compreendam a necessidade de suas participações e sua corresponsabilidade como membros da Igreja.

A12 conversou com três mulheres participativas na Igreja, duas religiosas e uma leiga, e neste vídeo você confere um pouco de como é o trabalho de cada uma delas e como é importante essa valorização da presença das mulheres dentro da Igreja.

Com alegria, destacamos a participação da Maria Cristina, nossa coordenadora da Catequese em nossa Diocese, partilhando seu testemunho de serviço, fé e compromisso com a Igreja.

Assista e conheça histórias que evidenciam a importância da presença, da voz e da missão das mulheres na Igreja de hoje.

NOTÍCIAS E ARTIGOS