"O Senhor fez em mim Maravilhas" (Lc 1,49)

Começamos a viver neste ano de 2025 um momento especial na diocese: a implementação do Sínodo dos bispos (2021-2024), “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão”. Que relação pode haver entre o Sínodo dos bispos e a Novena do Natal? Uma relação profunda e salutar. Desta maneira, a Novena do Natal deste ano está totalmente inspirada no Documento Final do Sínodo 2021-2024.

            Com a Novena do Natal nos preparamos para a grande Solenidade do Mistério da Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Natal. Jesus, o Deus que se faz homem, assume a nossa natureza humana (se faz carne), caminha conosco (sín+odos -“habitou entre nós”, cf Jo 1,14). Ao assumir nossa natureza humana, faz-se um de nós, entra em profunda comunhão de amor conosco. Ao viver seu ministério público da Galileia à Judeia, passando pela Samaria, evidencia sua participação nas alegrias e dores, realizações e esperança de toda a realidade humana. Em Jerusalém, no pleno cumprimento do mistério pascal, realiza a missão para a qual foi enviado pelo Pai.

A Igreja, que se torna manifesta na manhã de Pentecostes, com todos reunidos (sin) no mesmo lugar (cf. At 2), mostra que está presente neste mundo para continuar a obra redentora do Cristo, começando a caminhar (odos) pela Judeia, Galileia, Samaria e o mundo inteiro. O relato da primeira comunidade cristã de Jerusalém nos Atos dos Apóstolos fala-nos de comunhão (“eram um só coração e uma só alma…tudo entre eles era comum” cf. At. 4,32); fala-nos também de participação (“assíduos ao ensinamento dos apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações” cf At 2,47), o que significa o viver em Cristo pela força da Palavra e dos Sacramentos. No entanto, não eram simplesmente um grupo secreto e fechado, estavam diante de todos vivendo a missão de dar testemunho da ressurreição de Jesus, de modo que, ao mesmo tempo que tinham grande aceitação, Deus também unia a eles mais irmãos. (cf At 4, 33 e At 2,47)

            Somos membros desta mesma Igreja dos tempos apostólicos. O que nos faz estarmos em comunhão uns com os outros, é a nossa participação em Cristo, através da Palavra e dos Sacramentos, de modo especial os Sacramentos da Iniciação Cristã, Batismo, Confirmação e a
Eucaristia, onde atualizamos a força do Mistério Pascal em nós. Cristo é a luz e a salvação do mundo. A Igreja (encarnada neste mundo) é a perenidade do Mistério da Encarnação, pois é, no mesmo Cristo,  sinal e instrumento de salvação para todos os povos (cf. Lumen Gentium 1). A missão da Igreja, é a nossa missão, enquanto somos esta Igreja viva, que peregrina neste mundo.

            Que esta Novena do Natal faça crescer entre nós a comunhão que é dom do Espírito Santo que nos é dado na graça da Palavra e dos Sacramentos e nos alegre para uma verdadeira fraternidade!  Que esta Novena do Natal nos livre de uma medíocre e superficial participação na comunidade que o Senhor nos chamou a viver! Que esta Novena do Natal nos faça compreender a íntima união entre a missão de Cristo, a da Igreja e a nossa!

Dom Edmilson Amador Caetano, O.Cist. – Bispo diocesano

Acolhida: (Fazer acolhida dos presentes)

ABERTURA

Dir.: Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém.

Dir.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo, para formarmos um só povo, estejam convosco.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

(Acender a vela)

CANTO:
Que seja um, é o que Eu quero mais
Que seja um, é o que Eu quero mais
O Meu Amor é o que os torna capazes
Sem medo algum, se amem mais
Sem medo algum, se amem mais
O Meu Espírito é quem age e faz

Todos: Divino Menino, com Maria Vossa Mãe e São José, seu pai adotivo, nós nos consagramos a Vós. Abençoai-nos e ajudai-nos a Vos amar e servir cada vez mais. Ensinai-nos a partilhar nossa vida na Igreja, desprendendo-nos dos apegos e fechamentos para viver nossa missão de sermos sal da terra e luz do mundo para que nosso testemunho de comunhão atraia novos irmãos para a Igreja, a fim de sermos Teu único rebanho. Faz de nós uma Igreja aberta para todos os que buscam conversão e perdão. Com a luz de Teu Santo Espírito desterra as trevas da divisão entre nós, a fim de sermos um Convosco e com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém.

(apresente suas intenções)

 CANTAR A FÉ

Canto: Ó Trindade, vos louvamos, vos louvamos pela vossa Comunhão. Que esta mesa favoreça, favoreça nossa comunicação.

  1. Contra toda tentação da ganância e do poder. Nossas bocas gritem juntas a palavra do viver. A palavra do viver.
  2. Na montanha com Jesus, no encontro com o Pai. Recebemos a mensagem: ide ao mundo e o transformai. Ide ao mundo e o transformai.
  3. Deus nos fala na história e nos chama a conversão. Vamos ser palavras vivas proclamando a salvação. Proclamando a salvação.

Dir.: Consideremos irmãos, a beleza da comunhão existente em Deus. Jesus, muitas vezes, afirmou essa verdade “Eu e o Pai somos um, o Pai e eu Vivemos e n’Ele faremos nossa morada”. Ao falar sobre o mistério da Trindade, o Catecismo da Igreja diz: “O mistério  da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. É o mistério de Deus em si mesmo. Toda a história da salvação não é senão a história da via e dos meios pelos quais o Deus verdadeiro e único, Pai, Filho e Espírito Santo, se revela, reconcilia consigo e une a si os homens que se afastam do pecado”(CIC 234). Rezemos a grandeza de Deus com o Salmo.

Louvor à grandeza de Deus

Justo és tu, Senhor, aquele que é e que era, o Santo (Ap 16,5).

1 Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, *
e bendizer o vosso nome pelos séculos.

2 Todos os dias haverei de bendizer-vos, *
hei de louvar o vosso nome para sempre. 
3 Grande é o Senhor e mui digno de louvores, *
e ninguém pode medir sua grandeza.

4 Uma idade conta à outra vossas obras *
e publica os vossos feitos poderosos; 
5 proclamam todos o esplendor de vossa glória *
e divulgam vossas obras portentosas!

6 Narram todos vossas obras poderosas, *
e de vossa imensidade todos falam. 
7 Eles recordam vosso amor tão grandioso *
e exaltam, ó Senhor, vossa justiça.

8 Misericórdia e piedade é o Senhor, *
Ele é amor, é paciência, é compaixão. 
9 O Senhor é muito bom para com todos, *
sua ternura abraça toda criatura.

10 Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, *
e os vossos santos com louvores vos bendigam! 
11 Narrem a glória e o esplendor do vosso reino *
saibam proclamar vosso poder!

Dir: Meditar a Palavra e guardar no coração será sempre uma atitude de fé madura. Ouçamos esta Palavra que Deus nos dirige.

CANTO:
Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia.
Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade
e a vossa salvação nos concedei.

EVANGELHO (Jo 17,3-11)

APROFUNDANDO O MISTÉRIO

Leitor 1: Dispôs, pois, o Pai, em seu projeto de amor, que o homem seria criado e habitaria o paraíso da comunhão com Ele lucrando as benevolências do Éden. Mas, o homem caiu! Seu pecado feriu a comunhão existente. Mas, quando pecaram, não abandonou Deus os seus e enviou pois, o seu Filho. Podemos dizer sem medo:

Todos: Como é grande ó Pai, a vossa misericórdia.

Leitor 2: O grande São João Paulo II, na audiência geral de 06 de julho de 1983, expressa a realidade do pecado e suas consequências: “Porque devido ao pecado, o homem decaiu da sua “justiça original”. Rompeu a aliança com Deus, advindo-lhe como consequência, por um lado, a desintegração interior e, por outro, a incapacidade de construir a comunhão com os outros na verdade do dom de si mesmo”.

Todos: Fazei-nos ó Pai, instrumentos de comunhão do vosso amor.

APROFUNDANDO O MISTÉRIO EM NOSSA VIDA

  • O que significa dizer que Deus é comunhão?
  • Como o pecado, com a queda do homem, prejudicou a comunhão com Deus e com os irmãos?

 REZANDO O MISTÉRIO

Todos: Nós vos damos graças a Deus nosso Pai, por nos ter dado o Teu Filho Único. Ele se ofereceu a Vós para nos resgatar e nos fazer voltar à comunhão. Aceita-nos hoje em teus braços de Pai e concede-nos coragem para sermos uma Igreja de comunhão. Disponde que tudo que fizermos seja expressão de um coração convertido. Te entregamos hoje também o desejo de sermos uma Igreja viva que cultiva a comunhão, a participação e a missão. E vós Maria, Mãe da Igreja nascente, nos ajude a sermos uma Igreja sinodal.

PRECES

Elevemos nossa aclamação a Deus, fonte de toda vida e comunhão, dizendo:

Todos: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo!

1- Deus Pai, todo-poderoso e eterno, em nome de vosso Filho, enviai
sobre a Igreja o divino Espírito para que seja preservada a unidade
desejada por Vós.

2- Enviai, Senhor, operários à vossa messe que anunciem com coragem
o Evangelho da comunhão e confirmem por toda a terra o senhorio de
Jesus Cristo, única e verdadeira salvação.

3- Vinde em auxílio dos que sofrem perseguição por serem fiéis ao
Evangelho, encoraje-os para que não hesitem na profissão da fé
verdadeira tal como o profeta Elias.

4- Trindade de Amor, fazei que nossos irmãos que morreram contemplem,
um dia, a vossa glória, de forma especial os que gastaram sua vida em
nossas comunidades anunciando Cristo e seu reino.

(outras preces espontâneas)

Dir: Unamos nossas preces e súplicas na oração que Jesus nos ensinou: Pai nosso…

OLHANDO PARA A MÃE DA IGREJA

Todos: Senhora Mãe da Igreja, Mãe de Jesus, Mãe nossa, que ensinastes ao menino Deus a beleza do amor humano e aprendestes com Ele a grandeza do amor divino, intercedei por nós!

Caminhando com Jesus no mistério de sua vida, aprendestes com Ele a ouvir, a acolher e a pôr em prática a Palavra do Senhor. Assim, vos fizestes discípula de teu Filho e Ele vos fez Mãe da comunidade, Mãe da Igreja!

Santa Maria, Mãe de Deus, olhai vossos filhos nas horas de luz e de cruz. Levai-nos ao Coração de Jesus para aprendermos com Ele a sermos discípulos missionários. Senhora Mãe da Igreja, caminhai conosco. Levai-nos a agir em favor dos irmãos. Olhai por nós! Intercedei por nós! 

(Rezar uma Ave Maria)

BÊNÇÃO FINAL

Dir.: Bendito seja o nome do Senhor.

Todos: Agora e por toda a eternidade.

Dir.: Abençoe-nos o Deus da Esperança, Pai e Filho e Espírito Santo.

Todos: Amém

ABRAÇO DA PAZ E CANTO FINAL

Acolhida: (Fazer acolhida dos presentes)

ABERTURA

Dir.: Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém.

Dir.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo, para formarmos um só povo, estejam convosco.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

(Acender a vela)

CANTO:
Que seja um, é o que Eu quero mais
Que seja um, é o que Eu quero mais
O Meu Amor é o que os torna capazes
Sem medo algum, se amem mais
Sem medo algum, se amem mais
O Meu Espírito é quem age e faz

Todos: Divino Menino, com Maria Vossa Mãe e São José, seu pai adotivo, nós nos consagramos a Vós. Abençoai-nos e ajudai-nos a Vos amar e servir cada vez mais. Ensinai-nos a partilhar nossa vida na Igreja, desprendendo-nos dos apegos e fechamentos para viver nossa missão de sermos sal da terra e luz do mundo para que nosso testemunho de comunhão atraia novos irmãos para a Igreja, a fim de sermos Teu único rebanho. Faz de nós uma Igreja aberta para todos os que buscam conversão e perdão. Com a luz de Teu Santo Espírito desterra as trevas da divisão entre nós, a fim de sermos um Convosco e com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém.

(apresente suas intenções)

CANTAR A FÉ

Canto:

1. Celebremos, com alegria, nosso encontro, / Jesus Cristo é nosso ponto
de união. / É o caminho que nos leva para a vida, / a verdade que nos
traz libertação.Formamos a Igreja viva, / que caminha para o Reino do
Senhor. / Vivendo em comunidade, / nós faremos este mundo ser melhor.

2. Vamos juntos construir fraternidade / trabalhando pela paz universal.
/ Ser semente de uma nova sociedade, / gente unida para combater o
mal.

3. Jesus Cristo realiza a unidade / e não quer que nós vivamos separados. /
Na união teremos força pra vencer / e ajudar o nosso irmão desamparado.

Dir.: Pela graça divina meus irmãos, Deus nos chamou a participar da comunhão. Em Cristo, pelo Santo batismo recebemos a adoção filial. Somos filhos no Filho. Deus é amor! Já no-lo disse São João em sua primeira carta. Envolvidos nesse mistério de amor, Deus nos convida a participar de seu projeto: a Igreja é, pois, o lugar onde expressamos nossa comunhão com Deus e com os irmãos.

Alegria da união fraterna

Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus (1Jo 4,7). 

1 Vinde e vede como é bom, como é suave * 
os irmãos viverem juntos bem unidos! 

2 É como um óleo perfumado na cabeça, * 
que escorre e vai descendo até à barba; 
– vai descendo até à barba de Aarão, * 
e vai chegando até à orla do teu manto. 

3 É também como o orvalho do Hermon, * 
que cai suave sobre os montes de Sião. 
– Pois a eles o Senhor dá sua bênção * 
e a vida pelos séculos sem fim.

Dir: Escutemos com atenção a beleza da revelação vinda por meio de São João. Sermos filhos e viver na comunhão é nosso chamado.

Canto:

Desde a eternidade o amor fecundo de meu Pai / Belo paraíso para todos quis criar / Vinde meus Irmãos / Dou-vos minha paz / O Reino de Deus vamos semear.

1. Tudo preparado, faltava o melhor/ Homens e mulheres aqui vivereis/
Tudo é vosso, vinde ver meu Pai/ Só quer que vida preserveis.

2. Mas a liberdade não pode faltar/ Quando o compromisso é viver pleno amor/
Mesmo quando o mal se impõe meu Pai/ Sustenta a vida com vigor.

3. Deus ouviu do céu, o seu povo, o clamor/ Hoje estou convosco preciso cumprir/
A vontade do meu Pai não vim/ Pra ser servido, mas servir.

4. Vim servir à vida presente de Deus/ Paz e liberdade e justiça e perdão/
Novo reino entre as nações fazer/ dos povos todos, mundo irmão!

LEITURA (1Jo 3,1-2)

APROFUNDANDO O MISTÉRIO

Leitor 1: Nos relacionar uns com os outros nos faz compreender o que é ser pessoa. A negação do outro é uma violência ontológica. Fomos criados para a comunhão. Em primeiro, essa comunhão com Deus e depois com os irmãos com quem formamos  família e Igreja. Nas relações, em nossas amizades, o jeito de nos relacionar uns com os outros manifesta a nossa fé. Nossa vida de comunhão se torna, por assim dizer, um “quinto Evangelho”.

Todos: Vede com é bom e agradável os irmãos viverem unidos como irmãos.

Leitor 2: Em Deus tudo é dom e reciprocidade. Ele abriu espaço em seu mistério de amor para caber o homem. Fechar-se ao outro nega a vida em nós. O dom de nossa vida ao outro é um caminho de salvação. Lembremos o próprio Senhor a dizer: “Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida pelos seus amigos” (Jo 15,13 ). Rompamos com a maldição de querer uma fé sem compromisso com o outro, com a Igreja. Ninguém se salva sozinho. Ninguém se salva a si mesmo. Mesmo que na comunidade existam situações de divisão, tomemos hoje um caminho de conversão. Formamos um só povo!

Todos: Somos em Jesus, filhos do Pai do céu e irmãos uns dos outros.

APROFUNDANDO O MISTÉRIO EM NOSSA VIDA

  • Quais as consequências da falta de comunhão em nossas comunidades?
  • O que podemos fazer como compromisso fiel para superarmos a divisão entre nós, nas famílias e nas comunidades?

 REZANDO O MISTÉRIO

Todos: Redentor nosso, entrastes no mundo revelando o mistério da perfeita comunhão. Nos arrancastes das mãos do diabo que semeou entre nós a divisão pelo pecado. Chamaste-nos à comunhão perfeita e fizestes de nós um povo de sacerdotes e reis. Dai-nos, por vossos méritos superabundantes na paixão, sofrer e reparar toda a divisão presente na Igreja. Dai que nossas orações não sejam apenas preces em favor de nós mesmos, mas alarga o nosso coração para pedir e implorar a vós o que deseja a Santa Igreja em favor de todos os irmãos. E vós Maria, Mãe da Igreja nascente, nos ajude a sermos uma Igreja sinodal.

PRECES

Em comunhão de vida e de coração, elevemos a Deus nossas preces, rezando por nós, pela Igreja e por todos os que passam provações, dizendo:

Todos: Em Cristo somos todos irmãos!

1- Deus Pai, todo-poderoso e eterno, em vosso Filho rezaste por Pedro
para que não desfalecesse, confi rmai na fé o santo padre Leão XIV, para
que promova entre nós a unidade e a concórdia.

2- Iluminai nossa inteligência para entendermos que a comunhão é
realizada na diversidade e que a beleza dos dons e carismas na Igreja são
prodígios do Espírito do Ressuscitado.

3- Continuai a chamar homens e mulheres ao anúncio da Boa Nova do
Evangelho, para que todos os homens ingressem no único redil de Cristo,
para que haja um só rebanho e um só pastor.

4- Sois Deus de misericórdia, perdoastes os que se arrependeram,
perdoai-nos também pelas muitas vezes que fomos causa de divisão na
comunidade.

(outras preces espontâneas)

Dir: Em Cristo que nos fez irmãos uns dos outros, rezemos: Pai nosso…

 OLHANDO PARA A MÃE DA IGREJA

Todos: Senhora Mãe da Igreja, Mãe de Jesus, Mãe nossa, que ensinastes ao menino Deus a beleza do amor humano e aprendestes com Ele a grandeza do amor divino, intercedei por nós!

Caminhando com Jesus no mistério de sua vida, aprendestes com Ele a ouvir, a acolher e a pôr em prática a Palavra do Senhor. Assim, vos fizestes discípula de teu Filho e Ele vos fez Mãe da comunidade, Mãe da Igreja!

Santa Maria, Mãe de Deus, olhai vossos filhos nas horas de luz e de cruz. Levai-nos ao Coração de Jesus para aprendermos com Ele a sermos discípulos missionários. Senhora Mãe da Igreja, caminhai conosco! Levai-nos a agir em favor dos irmãos. Olhai por nós! Intercedei por nós! 

(Rezar uma Ave Maria)

BÊNÇÃO FINAL

Dir.: Bendito seja o nome do Senhor.

Todos: Agora e por toda a eternidade.

Dir.: Abençoe-nos o Deus da Esperança, Pai e Filho e Espírito Santo.

Todos: Amém!

ABRAÇO DA PAZ E CANTO FINAL

Acolhida: (Fazer acolhida dos presentes)

ABERTURA

Dir.: Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém.

Dir.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo, para formarmos um só povo, estejam convosco.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

(Acender a vela)

CANTO:
Que seja um, é o que Eu quero mais
Que seja um, é o que Eu quero mais
O Meu Amor é o que os torna capazes
Sem medo algum, se amem mais
Sem medo algum, se amem mais
O Meu Espírito é quem age e faz

Todos: Divino Menino, com Maria Vossa Mãe e São José, seu pai adotivo, nós nos consagramos a Vós. Abençoai-nos e ajudai-nos a Vos amar e servir cada vez mais. Ensinai-nos a partilhar nossa vida na Igreja, desprendendo-nos dos apegos e fechamentos para viver nossa missão de sermos sal da terra e luz do mundo para que nosso testemunho de comunhão atraia novos irmãos para a Igreja, a fim de sermos Teu único rebanho. Faz de nós uma Igreja aberta para todos os que buscam conversão e perdão. Com a luz de Teu Santo Espírito desterra as trevas da divisão entre nós, a fim de sermos um Convosco e com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém.

(apresente suas intenções)

CANTAR A FÉ

Canto:

Senhor, tu me olhaste nos olhos/ A sorrir, pronunciaste meu nome/ Lá na praia, eu deixei o meu barco/ Junto a ti, buscarei outro mar

Tu sabes bem no meu barco/ Eu não tenho nem espadas nem ouro/ Somente redes e o meu trabalho

Dir: Da beleza da comunhão Trinitária à fé viva de um povo sempre em missão. Ir ao encontro das pessoas é a Missão que emerge do nosso encontro com Cristo Jesus, vivo e ressuscitado. Pensemos como Maria Madalena, como a Samaritana, como muitos outros que viveram a beleza deste encontro. A felicidade é tão grande por se encontrar com Jesus que não temos condições de guardar esta alegria para nós. “Não tenhais medo! Ide anunciar a meus irmãos” (Mt 28,10)

Salmo 95(96)

Deus, Rei e Juiz de toda a Terra

Cantavam um cântico novo diante do trono, na presença do Cordeiro (cf. Ap 14,3).

=1 Cantai ao Senhor Deus um canto novo, †
2 cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! *
Cantai e bendizei seu santo nome!

= Dia após dia anunciai sua salvação, †
3 manifestai a sua glória entre as nações, *
e entre os povos do universo seus prodígios!

=4 Pois Deus é grande e muito digno de louvor, †
é mais tervel e maior que os outros deuses, *
5 porque um nada são os deuses dos pagãos.

= Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus: †
6 diante dele vão a glória e a majestade, *
e o seu templo, que beleza e esplendor!

=7 Ó falia das nações, dai ao Senhor, †
ó nações, dai ao Senhor poder e glória, *
8 dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!

= Oferecei um sacrifício nos seus átrios, †
9 adorai-o no esplendor da santidade, *
terra inteira, estremecei diante dele!

=10 Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” †
Ele firmou o universo inabalável, *
e os povos ele julga com justiça.

11 O céu se rejubile e exulte a terra, *
aplauda o mar com o que vive em suas águas;
12 os campos com seus frutos rejubilem *
e exultem as florestas e as matas

13 na presença do Senhor, pois ele vem, *
porque vem para julgar a terra inteira.
– Governa o mundo todo com justiça, *
e os povos julgará com lealdade.

Dir.: É urgente acolher a missão e o encargo de Jesus. Sua Palavra é um forte apelo ao ir. Nenhum batizado pode se ausentar desta missão.

Canto:

1. Como o Pai me enviou assim também vos envio tendes minha autoridade
E também a de meu Pai

2. Lembrar-vos-ei do que eu disse do que de mim
escutastes, todos esperam ouvir a mensagem que vai em vós.

Ide por todo este mundo. Ide pregai o Evangelho. Há muita gente que
espera ouvir o que vos disse o Senhor Ide ensinai às Nações tudo o que
ouvistes de mim Sempre convosco Eu estarei todos os dias sem fim.

 EVANGELHO (Mt 28, 16-20)

APROFUNDANDO O MISTÉRIO

Leitor 1: “Caminhar juntos nos diferentes lugares como discípulos de Jesus, na diversidade de carismas e ministérios, bem como no intercâmbio de dons entre as Igrejas, é sinal eficaz da presença do amor e da misericórdia de Deus em Cristo que acompanha, sustenta e orienta, no sopro do Espírito Santo, o caminho da humanidade em direção ao Reino” (Documento final do Sínodo). Uma Igreja viva que caminha convertida e convertendo os corações para uma verdadeira experiência de amor. “haverá um só rebanho e um só pastor”

Todos: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos”

Leitor 2: A consciência da missão pode assustar e até mesmo nos levar a um processo de fechamento. Disse Jesus: “Eu vos envio como ovelhas no meio dos lobos” (Mt10,16). A ceara, onde se lançam as sementes, comporta terrenos e situações adversas. Nem sempre encontraremos corações abertos, nem sempre casas e cidades acolhedoras. O que importa é que o mandato de Jesus é para nós imperativo.

Todos: “Eu estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos”.

APROFUNDANDO O MISTÉRIO EM NOSSA VIDA

  • Anunciamos o Evangelho à pessoa de Jesus com coragem ou temos medo?
  • Quais as dificuldades que nós encontramos em nossa comunidade, na família e no mundo para anunciar Jesus?

REZANDO O MISTÉRIO

Todos: Nós vos damos graças ó Menino Jesus, nossa Salvação. Mesmo conhecendo os padecimentos e sofrimentos que lhe aguardavam, não hesitaste em dizer ao Pai seja feita a vossa vontade. Suportastes a incompreensão, o frio da gruta, o estábulo dos animais e o absurdo da cruz. Mas, o que mais lhes doía era a frieza do coração dos homens. Bradaste na cruz: Tenho Sede! Teu grito hoje é, para a Igreja, a causa primeira da missão. “Que eles te conheçam a Ti, o Deus verdadeiro e Aquele que enviaste” (Jo 17,3). Ressuscitai no coração dos homens, mortos pela preguiça e comodismo, o ardor da missão. E vós Maria, Mãe da Igreja nascente, nos ajude a sermos uma Igreja sinodal.

PRECES

Deus nos chama a participar da missão, reconhecendo nossa fragilidade e necessidade da graça, digamos:

Todos: Fazei de nós Senhor, missionários do Teu amor no mundo!

1- Fortalecei o nosso Papa Leão XIV em sua missão de confirmar na fé a todos os fiéis batizados.

2- Iluminai nossa diocese, nosso Bispo Dom Edmilson, todos os sacerdotes e diáconos e os consagrados e consagradas para que gastem sua vida na promoção do Evangelho que gera comunhão e fraternidade.

3- Despertai em nossas crianças e jovens a alegria da missão além das fronteiras para que, a exemplo de tantos missionários, o mundo seja contagiado pela feliz notícia de que Cristo vive para sempre.

4- Cumulai nossas comunidades com agentes de pastorais com renovado o ardor missionário. Que a exemplo da Virgem Maria partam apressados e se coloquem a servir os homens revelando a Igreja Samaritana.

(outras preces espontâneas)

Dir.: Nossa fé, nossas orações e nossa vida se unem na Oração que Cristo nos ensinou. Pai nosso…

OLHANDO PARA A MÃE DA IGREJA

Todos: Senhora Mãe da Igreja, Mãe de Jesus, Mãe nossa, que ensinastes ao menino Deus a beleza do amor humano e aprendestes com Ele a grandeza do amor divino, intercedei por nós!

Caminhando com Jesus no mistério de sua vida, aprendestes com Ele a ouvir, a acolher e a pôr em prática a Palavra do Senhor. Assim, vos fizestes discípula de teu Filho e Ele vos fez Mãe da comunidade, Mãe da Igreja!

Santa Maria, Mãe de Deus, olhai vossos filhos nas horas de luz e de cruz. Levai-nos ao Coração de Jesus, para aprendermos com Ele a sermos discípulos missionários. Senhora Mãe da Igreja, caminhai conosco! Levai-nos a agir em favor dos irmãos. Olhai por nós! Intercedei por nós!                   

(Rezar uma Ave Maria)

 BÊNÇÃO FINAL

Dir.: Bendito seja o nome do Senhor.

Todos: Agora e por toda a eternidade.

Dir.: Abençoe-nos o Deus da Esperança, Pai e Filho e Espírito Santo.

Todos: Amém

ABRAÇO DA PAZ E CANTO FINAL

Acolhida: (Fazer acolhida dos presentes)

ABERTURA

Dir.: Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém.

Dir.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo, para formarmos um só povo, estejam convosco.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

(Acender a vela)

CANTO:
Que seja um, é o que Eu quero mais
Que seja um, é o que Eu quero mais
O Meu Amor é o que os torna capazes
Sem medo algum, se amem mais
Sem medo algum, se amem mais
O Meu Espírito é quem age e faz

Todos: Divino Menino, com Maria Vossa Mãe e São José, seu pai adotivo, nós nos consagramos a Vós. Abençoai-nos e ajudai-nos a Vos amar e servir cada vez mais. Ensinai-nos a partilhar nossa vida na Igreja, desprendendo-nos dos apegos e fechamentos para viver nossa missão de sermos sal da terra e luz do mundo para que nosso testemunho de comunhão atraia novos irmãos para a Igreja, a fim de sermos Teu único rebanho. Faz de nós uma Igreja aberta para todos os que buscam conversão e perdão. Com a luz de Teu Santo Espírito desterra as trevas da divisão entre nós, a fim de sermos um Convosco e com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém.

(apresente suas intenções)

CANTAR A FÉ

Dir.: O Catecismo da Igreja Católica, ao falar sobre a Igreja Corpo de Cristo, nos diz: Desde o princípio, Jesus associou os discípulos à sua vida. Revelou-lhes o mistério do Reino: deu-lhes parte na sua missão, na sua alegria e nos seus sofrimentos. Jesus fala de uma comunhão ainda mais íntima entre Ele e os que O seguem: «Permanecei em Mim, como Eu em vós […]. Eu sou a cepa, vós os ramos» (Jo 15, 4-5). E anuncia uma comunhão misteriosa e real entre o seu próprio Corpo e o nosso: «Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue permanece em Mim e Eu nele» (Jo 6, 56)” (787).

Quanta felicidade deve estar presente nos batizados ao se depararem com estas palavras. Estamos associados à vida de Cristo, participamos de sua missão. O mundo jamais compreenderá o que é ser Igreja. Por isso, nosso compromisso de sermos uma verdadeira família.

Salmo 83(84)

Saudades do templo do Senhor

Não temos aqui cidade permanente, mas estamos à procura daquela que está para vir (Hb 13,14).

2 Quão avel, ó Senhor, é vossa casa, *
quanto a amo, Senhor Deus do universo!
3 Minha alma desfalece de saudades *
e anseia pelos átrios do Senhor!
– Meu coração e minha carne rejubilam *
e exultam de alegria no Deus vivo!

=4 Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, †
e a andorinha ali prepara o seu ninho, *
para nele seus filhotes colocar:
– vossos altares, ó Senhor Deus do universo! *
vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor!

5 Felizes os que habitam vossa casa; *
para sempre haverão de vos louvar!
6 Felizes os que em vós têm sua força, *
e se decidem a partir quais peregrinos!

=7 Quando passam pelo vale da aridez, †
o transformam numa fonte borbulhante, *
pois a chuva o vestirá com suas bênçãos.
8 Caminharão com um ardor sempre crescente *
e hão de ver o Deus dos deuses em Sião.

9 Deus do universo, escutai minha oração! *
Inclinai, Deus de Jacó, o vosso ouvido!
10 Olhai, ó Deus, que sois a nossa proteção, *
vede a face do eleito, vosso Ungido!

11 Na verdade, um só dia em vosso templo *
vale mais do que milhares fora dele!
– Prefiro estar no limiar de vossa casa, *
a hospedar-me na mansão dos pecadores!

12 O Senhor Deus é como um sol, é um escudo, *
e largamente distribui a graça e a glória.
– O Senhor nunca recusa bem algum *
àqueles que caminham na justiça.
13 Ó Senhor, Deus poderoso do universo, *
feliz quem põe em vós sua esperança!

Dir.: Cristo quis para Si um Corpo, este corpo bem unido é a Santa Igreja. Comprada e adquirida com o preço do seu Sangue.

Canto:

Como é bom, como é suave Os irmãos viverem juntos! Como é bom, como é suave, Como é bom, como é suave Os irmãos viverem juntos No amor, em harmonia! Como é bom, como é suave Os irmãos viverem juntos, No amor, em harmonia, Bem unidos os irmãos!

(1 Cor 1, 12-30)

APROFUNDANDO O MISTÉRIO

Leitor 1: “Constituída em Cristo como povo de Deus por todos os povos da terra e articulada de forma dinâmica na comunhão das igrejas locais, dos agrupamentos, das Igrejas Sui Iuris no seio da Igreja una e católica, ela vive a sua missão favorecendo e acolhendo todas as ‘qualidades, as riquezas, os costumes e o modo de ser dos povos, na medida em que são bons; e, assumindo-os, purifica-os, fortalece-os e eleva-os’ (cf. LG, n.13): Neste mistério de comunhão destaca-se a necessidade de compreensão. Há quem guerreie por dizer que a Igreja não pode estar aberta a todos. É preciso recordar que estar aberta a todos não significa ser conivente com o pecado. Está aberta a todos que desejem ingressar no discipulado de Cristo com corações novos e convertidos.

Todos: Fazei de nós uma Igreja aberta a todos. Não alinhada com as ideologias mundanas mas, disposta a reconhecer a singularidade de cada batizado e sua contribuição para o Corpo de Cristo que é a Igreja.

Leitor 2: Somos Corpo de Cristo, participamos de uma família repleta de homens e mulheres luminosos por seu testemunho e exemplo. O papa Pio XII ao falar sobre a comunhão dos fiéis em Cristo na Encíclica Mystici Corporis, disse: “A salvação de muitos depende das orações e dos sacrifícios voluntários feitos com esta intenção pelos membros do Corpo Místico de Jesus Cristo”. Quanta beleza! Você e eu, que estamos rezando esta Novena de Natal com nosso pequeno sacrifício, cooperamos com este projeto salvífico. Deus quis a Igreja como seu corpo neste mundo para que ela possa levar a salvação aos homens.

Todos: Lembrai-vos ó Pai da vossa Igreja.

APROFUNDANDO O MISTÉRIO EM NOSSA VIDA

  • O que significa dizer que a Igreja é o corpo de Cristo?
  • Como eu e você, com nossos pequenos sacrifícios e orações, ajudamos a salvar nossos irmãos?
  • Como nos comportamos diante do pecado de um dos membros da Igreja?

REZANDO O MISTÉRIO

Todos: Deus, cremos em Teus desígnios. A espera pela encarnação do Teu Filho revela um projeto de amor que foi cuidadosamente preparado. Nossos patriarcas e profetas esperaram a realização deste acontecimento. João, por sua vez, viu, tocou, conversou com a promessa feito carne. Hoje tua Igreja é, no meio da humanidade, sacramento de Tua presença. Nela, os homens podem te tocar. Podem reconhecer Tua voz. Podem, com certeza, dizer O VERBO SE FEZ CARNE! Dai que amemos Tua Igreja, sacramento visível do Teu Corpo. Cessem os homens de macular as vestes da amada esposa do Cordeiro. Não mais blasfemem contra o corpo de Cristo. Não a firam com seus pecados.  E vós Maria, Mãe da Igreja nascente, nos ajude a sermos uma Igreja sinodal.

PRECES

Em Cristo, ao Pai pelo Filho no Espírito, rezemos como um corpo bem unido dizendo:

Todos: Vossa Igreja, ó Deus, eleva um louvor, escutai nossa prece Senhor!

1- Aparai a vossa Igreja, corpo místico de Cristo, para que sua missão seja vivida com êxito e, no mundo dê testemunho do Senhor que clama à unidade e a comunhão, rezemos.

2- Pelos cristãos das mais diversas igrejas, para que promovam a unidade pelos vínculos da caridade e gerem no meio do mundo a consciência de que somos todos irmãos, rezemos.

3- Pelos que na Igreja são causa de divisão e de escândalos, para que o advento do Natal resgate no interior de seus corações a necessidade de conversão e de mudança de vida, rezemos.

4- Pelos membros de nossas comunidades já falecidos, que muito trabalharam pela evangelização, para que sejam recompensados com o descanso eterno na nova Jerusalém, rezemos.

(outras preces espontâneas)

Dir.: Como membros da Família divina chamemos Deus de nosso Pai… Pai nosso…

OLHANDO PARA A MÃE DA IGREJA

Todos: Senhora Mãe da Igreja, Mãe de Jesus, Mãe nossa, que ensinastes ao menino Deus a beleza do amor humano e aprendestes com Ele a grandeza do amor divino, intercedei por nós!

Caminhando com Jesus no mistério de sua vida, aprendestes com Ele a ouvir, a acolher e a pôr em prática a Palavra do Senhor. Assim, vos fizestes discípula de teu Filho e Ele vos fez Mãe da comunidade, Mãe da Igreja!

Santa Maria, Mãe de Deus, olhai vossos filhos nas horas de luz e de cruz. Levai-nos ao Coração de Jesus para aprendermos com Ele a sermos discípulos missionários. Senhora Mãe da Igreja, caminhai conosco! Levai-nos a agir em favor dos irmãos. Olhai por nós! Intercedei por nós!     

(Rezar uma Ave Maria)

BÊNÇÃO FINAL

Dir.: Bendito seja o nome do Senhor.

Todos: Agora e por toda a eternidade.

Dir.: Abençoe-nos o Deus da Esperança, Pai e Filho e Espírito Santo.

Todos: Amém!

ABRAÇO DA PAZ E CANTO FINAL

Acolhida: (Fazer acolhida dos presentes)

ABERTURA

Dir.: Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém.

Dir.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo, para formarmos um só povo, estejam convosco.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

(Acender a vela)

CANTO:
Que seja um, é o que Eu quero mais
Que seja um, é o que Eu quero mais
O Meu Amor é o que os torna capazes
Sem medo algum, se amem mais
Sem medo algum, se amem mais
O Meu Espírito é quem age e faz

Todos: Divino Menino, com Maria Vossa Mãe e São José, seu pai adotivo, nós nos consagramos a Vós. Abençoai-nos e ajudai-nos a Vos amar e servir cada vez mais. Ensinai-nos a partilhar nossa vida na Igreja, desprendendo-nos dos apegos e fechamentos para viver nossa missão de sermos sal da terra e luz do mundo para que nosso testemunho de comunhão atraia novos irmãos para a Igreja, a fim de sermos Teu único rebanho. Faz de nós uma Igreja aberta para todos os que buscam conversão e perdão. Com a luz de Teu Santo Espírito desterra as trevas da divisão entre nós, a fim de sermos um Convosco e com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém.

(apresente suas intenções)

CANTAR A FÉ

Canto:

Assembleia dos chamados / Escolhidos aos ministérios
Em missão pela trindade / Coração deste mistério.

Em águas mais profundas / Vamos lançar as nossas redes
E sem mais descansar / Saciaremos nossa sede
De sermos uma igreja / Toda ministerial
Na graça recebida / Junto à fonte batismal

Formamos um só corpo / Vocacionado à santidade/
Diversos nos carismas / Mas a serviço da unidade/
Doando a nossa vida / Em favor da humanidade/
Discípulos do mestre / Vida entregue, oblação

Dir.: Todos os homens e mulheres que recebem a graça batismal participam do sacerdócio de Cristo. A Igreja, portanto, é sacramento de Cristo, sinal e unidade de todos os povos. Esposa “que ele adquiriu com seu sangue” (At 20,28). Nela os fiéis testemunham seu serviço de amor, sendo verdadeiros instrumentos de concórdia. Lembremos que Deus não nos criou para vivermos sozinhos e isolados. Em nossa família experimentemos a unidade. Em nossas comunidades experimentemos a unidade.

Cântico Ef 1,3-10

O plano divino da salvação

R. Bendito sejais vós, nosso Pai, que nos abençoastes em Cristo!

3 Bendito e louvado seja Deus, *
Pai de Jesus Cristo, Senhor nosso,
– que do alto céu nos abençoou em Jesus Cristo *
com bênção espiritual de toda sorte!

4 Foi em Cristo que Deus Pai nos escolheu, *
já bem antes de o mundo ser criado,
– para que fôssemos, perante a sua face, *
sem cula e santos pelo amor.

=5 Por livre decisão de sua vontade, †
predestinou-nos, através de Jesus Cristo, *
a sermos nele os seus filhos adotivos,
6 para o louvor e para a glória de sua graça, *
que em seu Filho bem-amado nos doou.

7 É nele que nós temos redenção, *
dos pecados remissão pelo seu sangue.
= Sua graça transbordante e inesgotável †
8 Deus derrama sobre nós com abundância, *
de saber e inteligência nos dotando.

9 E assim, ele nos deu a conhecer *
o misrio de seu plano e sua vontade,
– que propusera em seu querer benevolente, *
10 na plenitude dos tempos realizar:
– o desígnio de, em Cristo, reunir *
todas as coisas: as da terra e as do céu.

Dir.: Somos um povo de sacerdotes, profetas e reis. Em Cristo somos chamados a testemunhar a fé servindo e oferecendo sacrifícios que sejam agradáveis a Deus.

Canto:

Somos gente da esperança / Que caminha rumo ao Pai /
Somos povo da Aliança / Que já sabe aonde vai.

De mãos dadas a caminho/ Porque juntos somos mais/
Pra cantar o novo hino/ De unidade, amor e paz

 (1 Pd 2, 9-10)

APROFUNDANDO O MISTÉRIO

Leitor 1: Todos os batizados membros da Igreja recebem uma consagração especial. Este sacerdócio base se distingue do sacerdócio ministerial que, por sua vez, recebe o poder sagrado para formar e dirigir o povo santo de Deus. Na entrega total os que participam do ministério vivenciam a perfeita união com Cristo que “veio para servir e não ser servido” (Mc 10, 45)

Todos: De mãos dadas e a caminho, porque juntos somos mais. Para cantar um novo hino de unidade amor e paz.

Leitor 2: O Apocalipse de São João (5,9-10) coloca nos lábios dos eleitos esse cântico: “Tu és digno de receber o livro e lhes abrir os selos, porque fostes imolado e resgatastes para Deus, ao preço de teu Sangue, homens de toda tribo, língua, povo e raça e deles fizestes para nosso Deus um reino de sacerdotes que reinam sobre a terra”. A vivência deste sacerdócio nos faz viver a beleza de uma comunidade de fiéis em torno de um bem comum. Cristo precisa ser amado e conhecido. E tudo isso pode ser testemunhado com a alegria de fazer presente entre os homens o nosso santo batismo. Fomos feitos filhos de Deus, filhos da Igreja. Somos essa raça escolhida!

Todos: Batizados, renascidos em Cristo, inseridos em seu corpo para sermos no mundo testemunhas de sua ressurreição.

APROFUNDANDO O MISTÉRIO EM NOSSA VIDA

  • O que significa dizer que somos um povo de sacerdotes?
  • Como podemos fazer aumentar entre nós a comunhão entre fiéis leigos e os nossos pastores (padres e bispos)?
  • Tenho vivido o meu batismo com alegria? Tenho doado minha vida na Igreja para o serviço dos irmãos?

REZANDO O MISTÉRIO

Todos: Divino Menino, desde a encarnação no seio de tua puríssima Mãe, Te ofereceste como Vítima de expiação pelos nossos pecados. Sois, ao mesmo tempo, Sacerdote, altar e cordeiro, visto que os sacrifícios antigos não tinham força de resgate. Tua oferta na cruz pagou o preço do nosso resgate e com coragem podemos rezar: “nos resgatastes para Vós”. Dai-nos, ó Menino Jesus, que correspondamos à nossa eleição e de hoje em diante promovamos a verdadeira comunhão. Ajudai-nos, pela vossa santíssima Piedade, a sermos a Tua Igreja de verdade e na verdade. E vós Maria, Mãe da Igreja nascente, nos ajude a sermos uma Igreja sinodal.

PRECES

Com a confiança de sermos um povo santo, uma raça eleita, elevemos nossas preces a Deus Pai, dizendo:

Todos: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo!

1- Pela Igreja, para que seja sempre fi el ao seu chamado e guiada pela força do Espírito Santo, viva plenamente seu batismo, testemunhando no mundo a força renovadora de Cristo, rezemos.

2- Pelo nosso Papa, pelo nosso Bispo, pelos sacerdotes e diáconos que participam do ministério ordenado para que nos confirmem na fé sem se desviarem da verdade, respeitando e valorizando o sacerdócio comum dos fiéis, rezemos.

3- Pelos nossos fi éis leigos, para que assumam com consciência, a dignidade e a responsabilidade batismal, rezemos.

4- Por todo o povo de Deus, para que se empenhem na construção de uma sociedade justa e fraterna à Luz dos valores do Evangelho. rezemos.

(outras preces espontâneas)

Dir.: Como assembléia santa, povo sacerdotal, rezemos confiantes… Pai nosso

OLHANDO PARA A MÃE DA IGREJA

Todos: Senhora Mãe da Igreja, Mãe de Jesus, Mãe nossa, que ensinastes ao menino Deus a beleza do amor humano e aprendestes com Ele a grandeza do amor divino, intercedei por nós!

Caminhando com Jesus no mistério de sua vida, aprendestes com Ele a ouvir, a acolher e a pôr em prática a Palavra do Senhor. Assim, vos fizestes discípula de teu Filho e Ele vos fez Mãe da comunidade, Mãe da Igreja!

Santa Maria, Mãe de Deus, olhai vossos filhos nas horas de luz e de cruz. Levai-nos ao Coração de Jesus, para aprendermos com Ele a sermos discípulos missionários. Senhora Mãe da Igreja, caminhai conosco! Levai-nos a agir em favor dos irmãos. Olhai por nós! Intercedei por nós! 

(Rezar uma Ave Maria)

BÊNÇÃO FINAL

Dir.: Bendito seja o nome do Senhor.

Todos: Agora e por toda a eternidade.

Dir.: Abençoe-nos o Deus da Esperança, Pai e Filho e Espírito Santo.

Todos: Amém!

ABRAÇO DA PAZ E CANTO FINAL

Acolhida: (Fazer acolhida dos presentes)

ABERTURA

Dir.: Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém.

Dir.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo, para formarmos um só povo, estejam convosco.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

(Acender a vela)

CANTO:
Que seja um, é o que Eu quero mais
Que seja um, é o que Eu quero mais
O Meu Amor é o que os torna capazes
Sem medo algum, se amem mais
Sem medo algum, se amem mais
O Meu Espírito é quem age e faz

Todos: Divino Menino, com Maria Vossa Mãe e São José, seu pai adotivo, nós nos consagramos a Vós. Abençoai-nos e ajudai-nos a Vos amar e servir cada vez mais. Ensinai-nos a partilhar nossa vida na Igreja, desprendendo-nos dos apegos e fechamentos para viver nossa missão de sermos sal da terra e luz do mundo para que nosso testemunho de comunhão atraia novos irmãos para a Igreja, a fim de sermos Teu único rebanho. Faz de nós uma Igreja aberta para todos os que buscam conversão e perdão. Com a luz de Teu Santo Espírito desterra as trevas da divisão entre nós, a fim de sermos um Convosco e com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém.

(apresente suas intenções)

CANTAR A FÉ

Canto:

Eis-me aqui, Senhor. Eis-me aqui, Senhor!
Pra fazer tua vontade, pra viver do teu amor
Pra fazer tua vontade, pra viver do teu amor
Eis-me aqui, Senhor!

O Senhor é o pastor que me conduz
Por caminhos nunca vistos me enviou
Sou chamado a ser fermento, sal e luz
E por isso respondi: Aqui estou!

Dir.: São Paulo escrevendo aos Coríntios nos faz perceber a grande missão da Igreja: Reunir os filhos de Deus dispersos. Foi para isso que Cristo se encarnou e assumiu a nossa condição humana, nos concedendo seu Santo Espírito. “Fostes batizados num único Espírito para formarmos um só corpo” (1Cor12,13). O documento final do sínodo, que é a base de nossa novena, ainda reforça essa verdade: “O processo sinodal nos fez experimentar o “prazer espiritual” (EG, n.268) de ser o Povo de Deus, reunido de todas as tribos, línguas, povos e nações, vivendo em contextos e culturas diversas. Nunca é a simples soma dos batizados, mas o sujeito comunitário e histórico da sinodalidade e da missão, ainda peregrino no tempo e já em comunhão com a Igreja no céu” (n.17). Ao assumir um corpo no ventre da Santíssima Virgem Maria, o Verbo o fez na sua integridade. Ele não era um corpo em pedaços. Entendamos que a unidade é a manifestação da profunda verdade de sermos UM SÓ CORPO! Portanto, toda divisão na Igreja é um contra testemunho da verdade acerca da unidade do corpo do Senhor!

Salmo 94(95)

Convite ao louvor de Deus

Animai-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto ainda se disser ‘hoje’ (Hb 3,13).

1 Vinde, exultemos de alegria no Senhor, *
aclamemos o Rochedo que nos salva! 
2 Ao seu encontro caminhemos com louvores, *
e com cantos de alegria o celebremos!

3 Na verdade, o Senhor é o grande Deus, *
o grande Rei, muito maior que os deuses todos. 
4 Tem nas mãos as profundezas dos abismos, *
e as alturas das montanhas lhe pertencem; 
5 o mar é dele, pois foi ele quem o fez, *
e a terra firme suas mãos a modelaram.

6 Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, *
e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! 
=7 Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, †
e nós somos o seu povo e seu rebanho, *
as ovelhas que conduz com sua mão.

=8 Oxa ouvísseis hoje a sua voz: †
“Não fecheis os corações como em Meriba, * 
9 como em Massa, no deserto, aquele dia, 
– em que outrora vossos pais me provocaram, *
apesar de terem visto as minhas obras”.

=10Quarenta anos desgostou-me aquela raça †
e eu disse: “Eis um povo transviado, * 
11 seu coração não conheceu os meus caminhos!” 
– E por isso lhes jurei na minha ira: *
“Não entrarão no meu repouso prometido!”

Dir.: Embora sendo muitos formamos UM SÓ CORPO, bem unido.

 (At 2, 42-47)

APROFUNDANDO O MISTÉRIO

Leitor 1: O Papa Francisco em uma homilia nos dizia: “necessitamos do Espírito da unidade que nos regenere como Igreja, como povo de Deus e como humanidade. Superando a tentação de construir ninhos: reunir-se à volta do próprio grupo, das próprias preferências dos que pensam igual, refratários de toda e qualquer forma de pensamento diverso”. (09/06/19) O pecado contra a unidade do Corpo é sim um escândalo de proporções gigantescas. “Um reino dividido não pode se manter”. Cessem a divisão entre nós. Voltemos à comunhão! 

Todos: Somos um só corpo, feito de muitos membros, na diversidade experimentamos a graça do amor e da comunhão.

Leitor 2: Nesta mesma homilia, o Papa ainda nos dizia: “O Espírito Santo não desfaz as diferenças, nem elimina a diversidade. Pelo contrário, ele devolve ao coração do homem a harmonia, juntando os distantes, unindo os afastados, reconduzindo os dispersos. “Funde tonalidades diferentes numa única harmonia, porque em primeiro lugar vê o bem, vê o homem antes dos seus erros, as pessoas antes das suas ações”. É belo caminhar em uma Igreja tão viva, muitos membros, um só corpo. A falta de unidade entre nós faz com que a Igreja perca a credibilidade e prejudique o anúncio do Evangelho, o testemunho dos primeiros era de que eram um só coração e uma só alma. Rezar em Latim, rezar em línguas, rezar no rito romano tradicional, rezar no rito Siro-Malabar, rezar no rito Maronita e em tantos outros ritos dentro da Santa Igreja não nos faz inimigos. Somos um só corpo! As divisões são caprichos humanos, sede de poder que se manifestam na depreciação do outro. Eu sou mais católico, eu sou mais importante, eu sou mais…

Todos: Te pedimos perdão, ó Divino menino, que veio ao mundo para unir os povos e nações, pelas vezes que promovemos a divisão e a discórdia. Perdão por sermos secretários do divisor, difundindo na comunidade a fofoca, intrigas e divisões.

APROFUNDANDO O MISTÉRIO EM NOSSA VIDA

  • Como viver a unidade na diversidade?
  • Podemos excluir o outro que pensa diferente fechando-se ao diálogo com ele?
  • Como podemos superar as brigas e divisões em nossa comunidade?

REZANDO O MISTÉRIO

Todos: Divino Jesus, com vossa Encarnação quisestes reparar as ofensas cometidas e nos reconciliar com o Pai. Em Pedro quisestes fundar a Santa Igreja Católica, que foi preparada desde o início dos tempos.  Dissestes a Pedro: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. Desejastes que a comunhão das Igrejas e dos fiéis se fizessem manifestadas na comunhão com o Bispo: “a Igreja está no Bispo e o Bispo está na Igreja”. Socorre vosso povo para que regresse à unidade perfeita, não lhe causando mais flagelo pelas discórdias e divisões. Livrai-nos da divisão que nos faz filhos do demônio. Convertei nosso coração ao Vosso Coração e assim em nós os mesmos sentimentos Teus. E vós Maria, Mãe da Igreja nascente, nos ajude a sermos uma Igreja sinodal.            

PRECES

Oremos ao Deus da paz, da comunhão, da unidade e do perdão, dizendo:

Todos: Dai-nos Senhor um só coração e uma só alma!

1- Para que os homens, que foram criados à vossa imagem e semelhança, derrubem as fronteiras do egoísmo, causa de guerras, mortes e dores, rezemos.

2- Para que o Filho de Deus, que veio a este mundo para fazer dos homens um só povo, nos livre da divisão e da discórdia entre nós, rezemos.

3- Para que o Filho de Deus, que ao morrer quis que os soldados não rasgassem a sua túnica, cure as divisões provocadas por nós no coração da Igreja, rezemos.

4- Para que o Espírito Santo nos ajude a reconhecer todo o nosso pecado contra a unidade da Igreja e nos conceda a coragem para nos convertermos, rezemos.

(outras preces espontâneas)

Dir.: Para que sejamos um, rezemos… Pai nosso…

OLHANDO PARA A MÃE DA IGREJA

Todos: Senhora Mãe da Igreja, Mãe de Jesus, Mãe nossa, que ensinastes ao menino Deus a beleza do amor humano e aprendestes com Ele a grandeza do amor divino, intercedei por nós!

Caminhando com Jesus no mistério de sua vida, aprendestes com Ele a ouvir, a acolher e a pôr em prática a Palavra do Senhor. Assim, vos fizestes discípula de teu Filho, e Ele vos fez Mãe da comunidade, Mãe da Igreja!

Santa Maria, Mãe de Deus, olhai vossos filhos nas horas de luz e de cruz. Levai-nos ao Coração de Jesus para aprendermos com Ele a sermos discípulos missionários. Senhora Mãe da Igreja, caminhai conosco! Levai-nos a agir em favor dos irmãos. Olhai por nós! Intercedei por nós! 

(Rezar uma Ave Maria)

BÊNÇÃO FINAL

Dir.: Bendito seja o nome do Senhor.

Todos: Agora e por toda a eternidade.

Dir.: Abençoe-nos o Deus da Esperança, Pai e Filho e Espírito Santo.

Todos: Amém!

ABRAÇO DA PAZ E CANTO FINAL

Acolhida: (Fazer acolhida dos presentes)

ABERTURA

Dir.: Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém.

Dir.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo, para formarmos um só povo, estejam convosco.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

(Acender a vela)

CANTO:
Que seja um, é o que Eu quero mais
Que seja um, é o que Eu quero mais
O Meu Amor é o que os torna capazes
Sem medo algum, se amem mais
Sem medo algum, se amem mais
O Meu Espírito é quem age e faz

Todos: Divino Menino, com Maria Vossa Mãe e São José, seu pai adotivo, nós nos consagramos a Vós. Abençoai-nos e ajudai-nos a Vos amar e servir cada vez mais. Ensinai-nos a partilhar nossa vida na Igreja, desprendendo-nos dos apegos e fechamentos para viver nossa missão de sermos sal da terra e luz do mundo para que nosso testemunho de comunhão atraia novos irmãos para a Igreja, a fim de sermos Teu único rebanho. Faz de nós uma Igreja aberta para todos os que buscam conversão e perdão. Com a luz de Teu Santo Espírito desterra as trevas da divisão entre nós, a fim de sermos um Convosco e com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém.

(apresente suas intenções)

CANTAR A FÉ

Canto:

Senhor, vem salvar Teu povo / Das trevas da escravidão
Só Tu és nossa esperança/ És nossa libertação!

Vem, Senhor/ Vem nos salvar/ Com Teu povo/ Vem caminhar! (BIS)

Contigo, o deserto é fértil/ A terra se abre em flor
Da rocha brota água viva/ Da terra nasce esplendor!

Tu marchas à nossa frente/ És força, caminho e luz
Vem logo salvar Teu povo/ Não tardes, Senhor Jesus!

Dir.: O amor de Deus pelos homens é o centro, o núcleo do Evangelho. “Deus amou de tal forma o mundo que nos deu seu Filho Único” Um amor incondicional, dirigido a todos os homens em todos os tempos. Esse amor não é mérito, mas graça oferecida por Deus. “Ele nos amou quando ainda éramos pecadores. É impossível viver este tempo de preparação para o Natal e nosso coração não se encher de alegria. Porque realizar uma Novena de Natal? Porque bater às portas dos irmãos e pedir abertura à verdade que liberta? A resposta é simples: os que descobrem o amor de Deus, vivem para proclamar este grande amor. Sim, a Missão da Igreja é o anúncio de um amor que transforma e faz viver!

Salmo 88(89)

As misericórdias do Senhor 
com a descendência de Davi

Conforme prometera, da descendência de Davi, Deus fez surgir um Salvador, que é Jesus (At 13,22.23).

2 Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, *
de geração em geração eu cantarei vossa verdade! 
3 Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!” *
E a vossa lealdade é tão firme como os céus.

4 “Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito, *
e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor: 
5 Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem, *
de geração em geração garantirei o teu reinado!”

6 Anuncia o firmamento vossas grandes maravilhas, *
e o vosso amor fiel, a assembleia dos eleitos, 
7 pois, quem pode, lá nas nuvens, ao Senhor se comparar*
e quem pode, entre seus anjos, ser a ele semelhante?

8 Ele é o Deus temível no conselho dos seus santos, *
ele é grande, ele é terrível para quantos o rodeiam. 
9 Senhor Deus do universo, quem se igual a vós? *
Ó Senhor, sois poderoso, irradiais fidelidade!

10 Dominais sobre o orgulho do oceano furioso, *
quando as ondas se levantam, dominando as acalmais. 
11 Vós feristes a Raab e o deixastes como morto, *
vosso braço poderoso dispersou os inimigos.

12 É a vós que os céus pertencem, e a terra é também vossa!*
Vós fundastes o universo e tudo aquilo que contém. 
13 Vós criastes no princípio tanto o norte como o sul; *
O Tabor e o Hermom em vosso nome rejubilam.

14 Vosso braço glorioso se revela com poder! *
Poderosa é vossa mão, é sublime a vossa destra! 
15 Vosso trono se baseia na justiça e no direito, *
vão andando à vossa frente o amor e a verdade.

16 Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria; *
segui pelo caminho, sempre à luz de vossa face! 
17 Exulta de alegria em vosso nome dia a dia, *
e com grande entusiasmo exalta vossa justiça.

18 Pois sois vós, ó Senhor Deus, a sua força e sua glória, *
é por vossa proteção que exaltais nossa cabeça. 
19 Do Senhor é o nosso escudo, ele é nossa proteção, *
ele reina sobre nós, é o Santo de Israel!

Canto:

Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia.
Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade e a vossa salvação nos concedei.

 (Jo 3, 16-21)

APROFUNDANDO O MISTÉRIO

Leitor 1: O Documento final do Sínodo nos diz: “A missão envolve todos os batizados. A primeira tarefa dos leigos e leigas é permear e transformar as realidades temporais com o espírito do Evangelho” (n.66) Assim ninguém se dê por satisfeito enquanto não formos uma Igreja de missionários. Nosso maior desejo seja que todos os homens conheçam a Cristo Jesus e por Ele se apaixonem.

Todos: Impulsionados pelo amor com que Deus nos amou, saímos ao encontro de todos os homens e mulheres para proclamar a verdade que liberta.

Leitor 2: Jesus se dedicou à missão. E VOCÊ E EU? Não podemos ficar parados, inertes, sem nada fazer. A experiência do amor de Deus nos faz desejar compartilhar a experiência profunda e transformadora. Desta experiência nasce o discípulo apaixonado que não vive de emoções e de sentimentos, mas antes, de uma decisão como os santos de tudo ofertar.

Todos: Senhor Jesus, teu amor nos alcançou e é força para continuar no mundo a sermos sinais da vida nova. Uma Igreja de missionários felizes e comprometidos no desejo de que todos sejam um!

APROFUNDANDO O MISTÉRIO EM NOSSA VIDA

  • Como foi sua experiência de encontro com o amor de Deus?
  • Os desafios da missão te desanimaram?
  • Como retomar com amor e entusiasmo a missão?

REZANDO O MISTÉRIO

Todos: Divino Jesus, pouco caso fazemos do teu amor. Por vezes o renegamos. Preferimos viver na ilusão das migalhas oferecidas pelo mundo. Descestes do céu para nos fazer conhecer o amor sem limites. Dignai-Vos receber em vosso Infante Coração os nossos mais sinceros desejos de viver com coragem a missão da Igreja. Fazei de nós ardorosos missionários rompendo em nosso interior todo e qualquer desejo de seleção e exclusão. Fazei que cheguemos, com o Evangelho, a todas as extremidades da Terra. E que todos os homens conheçam o AMOR com que fomos amados. E vós Maria, Mãe da Igreja nascente, nos ajude a sermos uma Igreja sinodal.

PRECES

Oremos a Deus que deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade, dizendo:

Todos: Concedei-nos Senhor vivo ardor pela missão e na missão!

1- Para que nossa diocese e paróquias sejam territórios de missionários fiéis e ardorosos, rezemos.

2- Para que os governantes entendam sua missão de promoção do bem comum e se empenhem de verdade no serviço aos homens, rezemos.

3- Pelos jovens para que à semelhança do Jovem de Nazaré, vivam com entusiasmo a missão e o serviço do Reino, rezemos.

4- Pelos que foram batizados mas vivem distantes da Igreja, dos irmãos, isolados em seu mundinho, preocupados em si mesmos, para que a força do Espírito de Cristo ressuscitado rompa as cadeias do fechamento, rezemos.

(outras preces)

Dir.: Destinatários do amor que nos lança na comunhão, rezemos… Pai nosso…

OLHANDO PARA A MÃE DA IGREJA

Todos: Senhora Mãe da Igreja, Mãe de Jesus, Mãe nossa, que ensinastes ao Menino Deus a beleza do amor humano e aprendestes com Ele a grandeza do amor divino, intercedei por nós!

Caminhando com Jesus no mistério de sua vida, aprendestes com Ele a ouvir, a acolher e a pôr em prática a Palavra do Senhor. Assim, vos fizestes discípula de teu Filho e Ele vos fez Mãe da comunidade, Mãe da Igreja!

Santa Maria, Mãe de Deus, olhai vossos filhos nas horas de luz e de cruz. Levai-nos ao Coração de Jesus, para aprendermos com Ele a sermos discípulos missionários. Senhora Mãe da Igreja, caminhai conosco! Levai-nos a agir em favor dos irmãos. Olhai por nós! Intercedei por nós

(Rezar uma Ave Maria)

BÊNÇÃO FINAL

Dir.: Bendito seja o nome do Senhor.

Todos: Agora e por toda a eternidade.

Dir.: Abençoe-nos o Deus da Esperança, Pai e Filho e Espírito Santo.

Todos: Amém!

ABRAÇO DA PAZ E CANTO FINAL

Acolhida: (Fazer acolhida dos presentes)

ABERTURA

Dir.: Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém.

Dir.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo, para formarmos um só povo, estejam convosco.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

(Acender a vela)

CANTO:
Que seja um, é o que Eu quero mais
Que seja um, é o que Eu quero mais
O Meu Amor é o que os torna capazes
Sem medo algum, se amem mais
Sem medo algum, se amem mais
O Meu Espírito é quem age e faz

Todos: Divino Menino, com Maria Vossa Mãe e São José, seu pai adotivo, nós nos consagramos a Vós. Abençoai-nos e ajudai-nos a Vos amar e servir cada vez mais. Ensinai-nos a partilhar nossa vida na Igreja, desprendendo-nos dos apegos e fechamentos para viver nossa missão de sermos sal da terra e luz do mundo para que nosso testemunho de comunhão atraia novos irmãos para a Igreja, a fim de sermos Teu único rebanho. Faz de nós uma Igreja aberta para todos os que buscam conversão e perdão. Com a luz de Teu Santo Espírito desterra as trevas da divisão entre nós, a fim de sermos um Convosco e com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém.

(apresente suas intenções)

CANTAR A FÉ

Canto:

Senhor, vem salvar Teu povo / Das trevas da escravidão
Só Tu és nossa esperança/ És nossa libertação!

Vem, Senhor/ Vem nos salvar/ Com Teu povo/ Vem caminhar! (BIS)

Dir.: A comunidade reconhece que, sem a ação do Espírito Santo, não é possível realizar a missão deixada como mandato por nosso Senhor Jesus Cristo: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a observar tudo quanto vos ordenei” (Mt28,19-20). Ele capacita a comunidade distribuindo seus dons e carismas. A comunidade se torna, pois, testemunha do ressuscitado. Vive um dinamismo próprio. Se torna testemunha para o mundo de um novo tempo.

Salmo 18

Louvor ao Deus Criador

O sol que nasce do alto nos visitará, para dirigir nossos passos no caminho da paz       (Lc 1,78.79).

2 Os céus proclamam a glória do Senhor, *
e o firmamento, a obra de suas mãos;
3 o dia ao dia transmite esta mensagem, *
a noite à noite publica esta notícia.

4 Não são discursos nem frases ou palavras, *
nem são vozes que possam ser ouvidas;
5 seu som ressoa e se espalha em toda a terra, *
chega aos confins do universo a sua voz.

6 Armou no alto uma tenda para o sol; *
ele desponta no céu e se levanta
– como um esposo do quarto nupcial, *
como um herói exultante em seu caminho.

7 De um extremo do céu põe-se a correr *
e vai traçando o seu rastro luminoso,
– até que possa chegar ao outro extremo, *
e nada pode fugir ao seu calor.

Dir.: Na força do Espírito, a evangelização se torna viva e dinâmica.

Canto:

Vem, Espírito Santo, vem, vem iluminar!

Nossos caminhos vêm, iluminar! Nossas ideias vêm, iluminar!

Nossas angústias vêm, iluminar! As incertezas vêm iluminar!

Toda a Igreja vem iluminar! A nossa vida vem iluminar!

Nossas famílias vêm iluminar! Toda a terra vem iluminar!

(At 1, 6-11)

APROFUNDANDO O MISTÉRIO

Leitor 1: No dia 15 de março de 2023, na audiência geral, disse Papa Francisco: “O Senhor nos chama a estar com Ele e nos envia para anunciar a Boa Nova. Por isso, os apóstolos não são apenas doze discípulos, escolhidos por Jesus, mas todos os batizados, que constituem o povo santo fiel de Deus” 

Todos: Senhor, Tu nos chamastes e desejamos responder com generosidade. Fortalece o nosso sim. Queremos ser uma Igreja em saída, percorrendo ruas, praças, vielas e becos para anunciar aos homens de todos os tempos que só Tu podes mudar a história.

Leitor 2: Juntos pela missão, assim nos diz o Documento Final do Sínodo: “Não se trata de um simples mandato ou de uma atribuição de tarefas; a atribuição do ministério é um sacramental que molda a pessoa e define o seu modo de participar na vida e na missão da Igreja” (n.75). Um corpo consciente de que cada membro é importante. Cada um e todos cultivam a consciência de que sem oferecer a sua parte, pesado ficará ao outro.

Todos: Queremos viver a missão. Queremos oferecer o nosso sim. Queremos ser uma Igreja de Pentecostes. Queremos ser discípulos de Cristo. Queremos ser uma Igreja viva e cheia de beleza, a manifestar os carismas e dons do Espírito.

APROFUNDANDO O MISTÉRIO EM NOSSA VIDA

  • Como percebemos a ação do Espírito na missão?
  • Reconheço minha parcela de contribuição na Evangelização, ou me nego a oferecer?
  • Qual o ensinamento de Pentecostes e do viver dos apóstolos que mais me chama a atenção?

REZANDO O MISTÉRIO

Todos: Divino Espírito Santo, vieste sobre a Santíssima Virgem Maria e fecundaste o seu seio. Nela o Verbo Eterno se fez carne por vossa força criadora. Guiaste Felipe para o encontro com o Eunuco, Paulo para a Macedônia, Pedro para a proclamação da fé viva de que Cristo é o Filho do Deus vivo, realiza agora no coração da Igreja as maravilhas que operaste no início da pregação do Evangelho, fazendo de nós uma Igreja de comunhão e participação, vivendo com radicalidade a nossa missão. Opera conversões por meio de pregadores audaciosos e corajosos como Pedro. Realiza a obra de evangelização como em Paulo. E forma em nós como em Maria a Cristo, nossa vida e salvação. E vós Maria, Mãe da Igreja nascente, esposa fiel e castíssima do Espírito, nos ajude a sermos uma Igreja sinodal.

PRECES

Oremos ao Pai, para que o dom do Espírito renove toda a terra, dizendo:

Todos: Vinde Espírito Santo e renovai a face da terra!

1- Pela Igreja, Esposa Santa de Cristo, para que proclame por toda a terra as maravilhas do Evangelho, rezemos.

2- Pelos cristãos que, em todos os povos e nações, dêem testemunho da força transformadora da ressurreição de Cristo e se empenhem na missão ad intra e ad extra, rezemos.

3- Fazei-nos fiéis anunciadores para que atraiamos para a Igreja homens e mulheres do mundo inteiro e nos tornemos o único rebanho de Cristo, rezemos.

4- Dai que experimentemos o prometido por meio do profeta Joel: “que nossos fi lhos profetizem, que nossos idosos sonhem e que nossos jovens tenham visões” e assim formemos um povo santo rumo à nova Jerusalém, rezemos.

(outras preces espontâneas)

Dir.: Na força do Espírito Santo que reza em nós… digamos: Pai nosso…

OLHANDO PARA A MÃE DA IGREJA

Todos: Senhora Mãe da Igreja, Mãe de Jesus, Mãe nossa, que ensinastes ao menino Deus a beleza do amor humano e aprendestes com Ele a grandeza do amor divino, intercedei por nós!

Caminhando com Jesus no mistério de sua vida, aprendestes com Ele a ouvir, a acolher e a pôr em prática a Palavra do Senhor. Assim, vos fizestes discípula de teu Filho e Ele vos fez Mãe da comunidade, Mãe da Igreja!

Santa Maria, Mãe de Deus, olhai vossos filhos nas horas de luz e de cruz. Levai-nos ao Coração de Jesus para aprendermos com Ele a sermos discípulos missionários. Senhora Mãe da Igreja, caminhai conosco! Levai-nos a agir em favor dos irmãos. Olhai por nós! Intercedei por nós! 

(Rezar uma Ave Maria)

BÊNÇÃO FINAL

Dir.: Bendito seja o nome do Senhor.

Todos: Agora e por toda a eternidade.

Dir.: Abençoe-nos o Deus da Esperança, Pai e Filho e Espírito Santo.

Todos: Amém!

ABRAÇO DA PAZ E CANTO FINAL

Acolhida: (Fazer acolhida dos presentes)

ABERTURA

Dir.: Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém.

Dir.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo, para formarmos um só povo, estejam convosco.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

(Acender a vela)

CANTO:
Que seja um, é o que Eu quero mais
Que seja um, é o que Eu quero mais
O Meu Amor é o que os torna capazes
Sem medo algum, se amem mais
Sem medo algum, se amem mais
O Meu Espírito é quem age e faz

Todos: Divino Menino, com Maria Vossa Mãe e São José, seu pai adotivo, nós nos consagramos a Vós. Abençoai-nos e ajudai-nos a Vos amar e servir cada vez mais. Ensinai-nos a partilhar nossa vida na Igreja, desprendendo-nos dos apegos e fechamentos para viver nossa missão de sermos sal da terra e luz do mundo para que nosso testemunho de comunhão atraia novos irmãos para a Igreja, a fim de sermos Teu único rebanho. Faz de nós uma Igreja aberta para todos os que buscam conversão e perdão. Com a luz de Teu Santo Espírito desterra as trevas da divisão entre nós, a fim de sermos um Convosco e com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém.

(apresente suas intenções)

CANTAR A FÉ

Canto:

Vai trabalhar pelo mundo afora/ Eu estarei até o fim contigo/ Está na hora, o Senhor me chamou/ Senhor, aqui estou!

Dom de amor é a vida entregar/ Falou Jesus e assim o fez/ Dom de amor é a vida entregar/ Chegou a minha vez

Dir.: “O empenho em anunciar o Evangelho aos homens do nosso tempo, animados pela esperança, mas ao mesmo tempo torturados muitas vezes pelo medo e pela angústia é, sem dúvida alguma, um serviço prestado à comunidade dos cristãos, bem como a toda humanidade […] é um dever que lhe incumbe, por mandato de Cristo, a fim de que os homens possam acreditar e serem salvos.

Sim, esta mensagem é necessária; ela é única e não poderia ser substituída […] É a salvação dos homens que está em causa; é a beleza da Revelação que ela representa; Ela é capaz, por si mesma, de suscitar a fé, uma fé que se apoia na potência de Deus.” (Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi).

A missão não é um jogo de palavras na Igreja, é uma urgência. Papa Francisco insistiu em inúmeros pronunciamentos e documentos sobre a necessidade de se viver uma evangelização generalizada. A MISSÃO É TAREFA DA IGREJA!

Salmo 126(127)

O trabalho sem Deus é inútil

Vós sois a construção de Deus (1Cor 3,9).

1 Se o Senhor não construir a nossa casa, *

em vão trabalharão seus construtores;

– Se o Senhor não vigiar nossa cidade, *

em vão vigiarão as sentinelas!

2 É inútil levantar de madrugada, *

ou à noite retardar vosso repouso,

– para ganhar o pão sofrido do trabalho, *

que a seus amados Deus concede enquanto dormem.

3 Os filhos são a bênção do Senhor, *

o fruto das entranhas, sua dádiva.

4 Como flechas que um guerreiro tem na mão, *

são os filhos de um casal de esposos jovens. –

5 Feliz aquele pai que com tais flechas *

consegue abastecer a sua aljava!

– Não será envergonhado ao enfrentar *

seus inimigos junto às portas da cidade.

Dir: Anunciar a Cristo, testemunhar a alegria do encontro com Ele. Alimentar no coração do homem a alegria e a esperança que não decepciona.

Canto:

Eu vim para escutar/ Tua palavra, Tua palavra/ Tua palavra de amor/ Tua palavra, Tua palavra/ Tua palavra de amor

Eu gosto de escutar/ Tua palavra, Tua palavra/ Tua palavra de amor/ Tua palavra, Tua palavra/ Tua palavra de amor

Eu quero entender melhor/ Tua palavra, Tua palavra/ Tua palavra de amor/ Tua palavra, Tua palavra/ Tua palavra de amor

(Lc 10, 17-24)

APROFUNDANDO O MISTÉRIO

Leitor 1: O testemunho da alegria dos missionários é expresso na transformação das vidas e das realidades. A alegria está presente no doar-se. Quem vive isolado e voltado para si mesmo jamais experimentará a graça de ver brotar o sorriso no rosto dos tristes e enlutados, a consolação na vida dos aflitos, a paz no coração dos inquietos. 

Todos: Ó Mestre, fazei que eu procure ir onde me enviares. Que seja Tua presença viva que cura, revigora e dá vida!

Leitor 2: O melhor exemplo de força missionária é a demonstrada por nossa Mãe, a Virgem Maria que, não se importando com as situações adversas, foi ao encontro de sua prima Isabel. Atravessou montanhas, se colocou à serviço. O missionário será sempre um devoto de Maria, a missionária do Pai. Aprenderá sempre dela a fazer, em tudo, a vontade do Pai.

Todos: Maria, Mãe de Jesus, fostes missionária e suportastes os sofrimentos próprios da missão, intercede junto a Teu Filho pelos missionários e missionárias para que não desfaleçam diante das incompreensões e das portas fechadas. Ensina-nos a sermos perseverantes e corajosos no anúncio da alegria do Evangelho. Ensina-nos a dizer sempre e muitas vezes: O SENHOR FEZ EM MIM MARAVILHAS!

APROFUNDANDO O MISTÉRIO EM NOSSA VIDA

  • Você é feliz por ser católico e anuncia esta felicidade?
  • O que hoje entristece o coração dos missionários?
  • Como podemos colaborar com a missão (material e espiritualmente)?

REZANDO O MISTÉRIO

Todos: Mãe do Divino Mestre, acompanhastes o Teu Filho como discípula fiel.  Percorrestes estradas, subistes montanhas e nunca vos cansais, em vossas aparições, de convidar os homens a amar Teu Divino Filho. Atende-nos, Mãe solícita, pois nunca ouvimos dizer que alguém recorresse a vós sem ser atendido. Recorremos a Vós com confiança, intercede junto ao Teu Menino Deus por nós, para que sejamos discípulos cheios de alegria e disponibilidade. Incentiva-nos com teu exemplo a viver e morrer para Cristo na Igreja. Nos ajude a sermos uma Igreja sinodal.

PRECES

Rezemos a Deus que conta conosco na obra missionária, dizendo:

Todos: Sustentai-nos Senhor, na alegria da realização da obra missionária!

1- Para que o Santo Padre, o Papa Leão, nosso Bispo Edmilson e todos os bispos sejam sustentados na missão pela presença doce de Maria, rezemos.

2- Para que o Filho de Deus, que veio a este mundo para fazer dos homens um só povo, nos livre da divisão e da discórdia entre nós, rezemos.

3- Para que o cansaço da missão seja recompensado com a certeza de que em Jesus, o Filho de Maria, o homem encontra paz e consolação, rezemos.

4- Para que em nossas paróquias e diocese sejam despertadas vocações missionárias além fronteira que doem sua vida sem restrições ao projeto evangelizador, rezemos.

5- Para que nenhuma atividade seja mais importante do que a pedida por Jesus de que saiamos e O anunciemos, rezemos.

(outras preces espontâneas)

Dir.: Que sejamos abastecidos na alegria da missão pela força da oração confiante, dizemos… Pai nosso…

OLHANDO PARA A MÃE DA IGREJA

Todos: Senhora Mãe da Igreja, Mãe de Jesus, Mãe nossa, que ensinastes ao Menino Deus a beleza do amor humano e aprendestes com Ele a grandeza do amor divino, intercedei por nós!

Caminhando com Jesus no mistério de sua vida, aprendestes com Ele a ouvir, a acolher e a pôr em prática a Palavra do Senhor. Assim, vos fizestes discípula de teu Filho e Ele vos fez Mãe da comunidade, Mãe da Igreja!

Santa Maria, Mãe de Deus, olhai vossos filhos nas horas de luz e de cruz. Levai-nos ao Coração de Jesus para aprendermos com Ele a sermos discípulos missionários. Senhora Mãe da Igreja, caminhai conosco! Levai-nos a agir em favor dos irmãos. Olhai por nós! Intercedei por nós!  

(Rezar uma Ave Maria)

BÊNÇÃO FINAL

Dir.: Bendito seja o nome do Senhor.

Todos: Agora e por toda a eternidade.

Dir.: Abençoe-nos o Deus da Esperança, Pai e Filho e Espírito Santo.

Todos: Amém!

ABRAÇO DA PAZ E CANTO FINAL